Todos sabem da relevância do Instagram. Não é?! Atualmente é a rede social que mais cresce no mundo, com o maior índice de engajamento nas publicações. De acordo com relatório de 2018 da We Are Social e Hootsuite, a plataforma ganhou destaque entre os usuários, tornando-se uma ótima oportunidade comercial. De fato as pessoas buscam perfis corporativos que acrescentem conteúdo no dia a dia, como o nosso perfil, que cresce diariamente. Então, está na hora de você também investir no Instagram!
Confira essas quatro dicas:
1. Organizando o perfil: mesmo que você já tenha um perfil profissional ou de seu negócio, é importante estar atento aos detalhes. Sendo assim, ative o modo comercial da conta, para ter as informações sobre interações entre usuários e perfil. Com isso, você verá a produtividade da conta. O modo também permite inserir links na descrição do perfil.
Bônus: a descrição merece um parágrafo a parte. Já que possíveis seguidores entrarão no perfil em busca de informações, use a descrição para mostrar de forma clara e objetiva o que sua conta tem a oferecer. Nesse espaço também é importante que tenha as informações de contato, como telefone, e-mail e endereço.
2. Entenda os seguidores: eles são o seu norte de pesquisa na seleção de conteúdos para o perfil. Nesse sentido, utilize as informações de interações para entendê-los. Atente-se para o conteúdo e horário das publicações que estão recebendo maior interação, isso é o seu público falando com você.
Bônus: para tornar a prática efetiva, crie uma persona com base na análise nos números de seu perfil. Ela é mais específica que o público-alvo: deve ter nome, idade, profissão, estilo, classe econômica e hobby. É a personificação de seus seguidores, você deve pensar nela quando criar uma publicação.
Bônus + 1: conhecendo sua persona, crie um cronograma de postagens no qual deve constar a frequência, horários e temas dos conteúdos. Dessa forma, é possível se organizar com antecedência, evitando que uma publicação não ocorra por falta de tempo. Lembre-se: a periodicidade é importante, mas o excesso faz com que se perca seguidores. Portanto, equilíbrio!
3. Conteúdo e qualidade: a organização, planejamento e rotina de publicações são itens importantes, mas não adiantam se o conteúdo for fraco e irrelevante. Lembra da persona? É para ela que você cria. Procure abordar assuntos interessantes e poucos trabalhados, isso trará novidade ao perfil. Embora o usuário tenha um caráter comercial, ainda sim devem ser levantadas as pautas do dia, por exemplo. Evite falar em todas as postagens sobre seus serviços. A marca está visível, portanto, lembrarão de você quando necessário.
Bônus: o Instagram é visual, pensado para ser atrativo esteticamente. Logo, as imagens das publicações devem ser de alta qualidade. Mesmo com um celular! Procure manter suas fotos com filtros semelhantes e estabeleça uma sequência de cores para os cards, assim, os seguidores identificarão facilmente suas publicações no feed. Utilize # nas palavras-chaves das postagens e marque a localização, isso ajuda na conquista dos possíveis clientes.
4. Aposte na interação: O Instagram tem diversas opções de interação com os seguidores. Use! O stories é uma ótima opção para aproximação direta, faça enquetes, perguntas e compartilhe a rotina da clínica ou consultório. Mas cuidado: ponha um limite, de acordo com os gostos de seu público.
Bônus: o IGTV, ferramenta de vídeos mais longos do que os permitidos pelo feed, pode ser um ótimo aliado para expor seus conhecimentos odontológicos e informar sobre procedimentos, doenças e tratamentos. Não esqueça de curtir e responder comentários, a interação precisa acontecer dos dois lados. Fazer parcerias com outras contas que trabalhem na mesma área ou similar, é interessante para uma maior visibilidade. Faça indicações e troque conteúdo!
Conta para a gente sobre suas experiências! Estamos juntos nessa jornada!