Já imaginou como a identidade visual pode servir de estratégia de marketing para expandir o alcance de sua marca?
A identidade visual da sua empresa, vai muito além da logo que carrega no seu jaleco, ou os belos adesivos que serão colados na porta de entrada do seu consultório. Entender como utilizá-la é fundamental para que você consiga transmitir o conceito e imagem que realmente deseja.
O que é a Identidade Visual?
Atualmente, para que você consiga se destacar no mercado, não pode ser apenas mais um entre a multidão. Você precisa ser diferente e inovador!
Dessa forma, a identidade visual permite que você vá além das fronteiras, e interaja com seu público da maneira mais clara e direta possível. Ela permite que apenas no olhar, seu cliente identifique muito mais do que apenas a sua especialidade. Ele consegue observar o mais profundo da sua empresa: a Missão, Visão e Valores que ditam o seu modelo de empreendimento odontológico.
Dependendo da forma que criar a identidade visual da sua marca, com um bom projeto, você consegue passar o sentimento de confiança e singularidade às pessoas, ou, se não definir aspectos importantes, será simplesmente mais um do seu segmento.
Como adotar a identidade visual em Clínica Odontológica?
Para um bom projeto de identidade visual da sua clínica odontológica, você deve considerar muito além de simplesmente as cores que usará para chamar a atenção dos seus futuros pacientes. Alguns itens garantem que você possua um bom retorno da sua proposta, e divulgue a sua marca com mais clareza. Dentre eles, se destacam:
- A fonte que você deve usar: nem sempre usar algo grotesco para chamar atenção vale a pena. Tente manter a aparência mais limpa e leve possível, que facilite a leitura do seu cliente, e não gere confusões para entendimento;
- As cores escolhidas devem remeter ao ramo de atuação da empresa. No caso da saúde, ótimas escolhas são: dourado, marrom, verde e azul. Cores sóbrias, mais neutras e opacas, geralmente são boas escolhas;
- Para que sua identidade visual não saia da cabeça do seu cliente, prefira imagens simples, as quais são facilmente assimiladas à sua marca;
- Por mais que você deva diferir dos iguais, não crie nada extrapolante apenas para gerar impacto e chamar atenção. Mas enfatize em demonstrar além dos seus princípios, sua missão, visão e valores, de uma forma confortável aos olhos de quem procura o seu serviço.
Onde aplicar a Identidade Visual da Clínica Odontológica?
Depois de todo processo de elaboração e criação da sua identidade visual, e finalmente chegar ao resultado esperado, você pode se perguntar: “Tudo bem, mas depois de todo esse trabalho, onde vou aplicar a identidade visual da minha clínica odontológica? ”.
Por mais que seja muito evidente que você deva mostrar aos seus pacientes a “cara nova” da sua empresa, existem diversas formas de efetuar essa exploração. O item principal, é o seu logotipo, que será exposto em todo material relacionado à sua clínica. Com isso, o alcance da sua imagem será expandido não apenas dentro das 4 paredes da sua sala, mas em todo canto, físico ou não.
Sites e redes sociais fazem sua marca ir mais longe e com mais velocidade. Todo material impresso para uso dentro e fora da clínica, seja ele para entregar ao paciente ou propaganda de rua, banners, painéis, panfletos ou outdoors, devem conter seu logotipo, para remeter que você seja reconhecido, e que sua marca estará presente e será identificada por onde chegar.