Normalmente, os dentes são apresentados em uma posição na qual os superiores se encontram levemente sobrepostos aos inferiores de maneira harmoniosa. Tal alinhamento está relacionado à habilidade de fala e uma mastigação mais eficaz, distribuindo as forças de maneira homogênea. Ainda, uma arcada dentária alinhada coopera para a saúde da boca, por ser mais fácil de limpar. No entanto, em alguns casos, há um desalinhamento dos dentes. Neste caso, a tendência é que as forças da mastigação sejam aplicadas de maneira desigual.
Alguns tratamentos na dentição permanente são de fácil solução, quando limitado aos dentes. No entanto, quando o desalinhamento está relacionado às estruturas ósseas, são poucas as opções de tratamento. Para esses casos, dá-se o nome de má oclusão e o tratamento pode ser feito com máscara facial ortodôntica.
O que é má oclusão
A má oclusão ocorre quando há o desalinhamento dos dentes, fazendo com que os superiores não se encaixem com os inferiores. As causas podem ser diversas, assim como os tratamentos. Com isso, para facilitar o entendimento das diferentes más oclusões, há a classificação de Angle. Dentro dela, tem-se a má oclusão classe III, que demanda, entre outros tratamentos, o uso da máscara facial.
Má oclusão classe III
A má oclusão classe III é uma condição de desenvolvimento caracterizada por uma deformidade facial dada ao posicionamento mais posterior da maxila em relação à mandíbula. A classe III apresenta forte influência hereditária não muito bem definida e está associada a variantes morfológicas esqueletais e dentais. As causas prováveis são distúrbios no desenvolvimento embrionário ou no crescimento esquelético, disfunção muscular, acromegalia e hipertrofia hemi mandibular ou ainda distúrbios no desenvolvimento dentário. Pessoas com hábito de chupar o dedo ou empurrar os dentes com a língua possuem ainda mais a chance de projeção dos dentes.
A deficiência na maxila, protrusão da mandíbula, ou ambos, são os fatores que causam a má oclusão. Percebe-se que muitos casos possuem envolvimento maxilar, o que determina que a maioria dos tratamentos precoces envolva a protração maxilar.
Ortodontia
O profissional dentista especializado na correção da posição dos dentes é o ortodontista. Este é responsável por estudar, prevenir e tratar problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento dos dentes e dos ossos da face.
Máscara facial ortodôntica
A máscara facial é um aparelho ortopédico que aplica forças no ambiente exterior ao da boca. As forças de tração e elásticas são aplicadas no sentido sagital do rosto, a fim de corrigir tal desalinhamento. A máscara é mais indicada quando o paciente é diagnosticado como portador de Classe III com retrusão maxilar. Logo, pode haver ainda uma combinação da máscara com cirurgia ortognática. No entanto, deve-se adiar este procedimento até que tenha o integral desenvolvimento esquelético.
Objetivos da máscara facial ortodôntica
Utiliza-se a máscara visando os seguintes objetivos:
- Redirecionamento do crescimento mandibular
- Inclinação lingual dos incisivos inferiores
- Deslocamento anterior dos dentes superiores
- Protração esquelética maxilar
- Correção da diferença da relação cêntrica com a oclusão cêntrica
Indicação e tratamento da máscara facial ortodôntica
O uso da máscara facial é indicado para crianças e adolescentes, já que este público ainda passa pelo processo de desenvolvimento. O tratamento é mais eficiente em pacientes de até 10 anos que passaram precocemente pelo processo de diagnóstico. Isso acontece, pois nestes pacientes, o tratamento se mostrou esquelética e dentalmente eficaz, demandando um acompanhamento de curto prazo, variando entre 6 meses e 1 ano.
O tratamento deve se iniciar com o surgimento dos dentes incisivos centrais superiores. Com o uso do aparelho, que deve ser no mínimo 12-14h diárias, a mandíbula se movimenta no sentido horário, para baixo e para trás. A maxila, no que lhe concerne, se direciona para o sentido anterior. Com isso, a altura facial antero-inferior aumenta ao passo que a sobremordida diminui.
Marcas de máscara facial ortodôntica
Existem várias marcas de máscara facial no mercado, sendo as mais conhecidas as de Petit, de Delaire, de Tubinger, de Grummons e de Turley, fabricada sob medida do paciente. A máscara facial de Petit é um aparelho composto por um apoio na testa e no queixo, ligados por uma armação de aço por meio de parafusos. Estes possuem um suporte com encaixe para os elásticos, que promovem uma força para que a maxila se desloque para frente e para baixo. Tal marca é a mais utilizada por ser um modelo simples quando comparado às outras.
Desafios
Mesmo sendo uma técnica muito eficiente, o uso da máscara facial ortodôntica apresenta certas limitações, sendo a principal aquela relacionada à adesão ao tratamento. A falta de adesão está muitas vezes relacionada à estética do aparelho, que pode ser desagradável para alguns. Além disso, o uso pode ser considerado desconfortável, entre outros motivos, pelo limite da movimentação da maxila. Ainda, o tratamento demanda muitas horas seguidas de uso do aparelho, cooperando para o desconforto.
Mesmo com tais dificuldades de adesão, o tratamento feito com máscara facial é muito eficiente nos pacientes e seu uso deve ser incentivado. Portanto, o profissional da odontologia deve incentivar o paciente e ajudá-lo para ter maior adesão ao tratamento, oferecendo um atendimento humanizado e atencioso.