A classificação de angle é uma metodologia utilizada para fazer a avaliação da oclusão dentária de um paciente. O encaixe entre os dentes inferiores e superiores, estando bem alinhados e encaixados, pode-se dizer que a oclusão dentária está correta. Porém, quando os dentes não se encaixam perfeitamente e ficam desalinhados, consideramos, portanto, a maloclusão.
Dessa maneira, o problema pode afetar a fala, a mastigação, a estética e até mesmo a fonética do paciente. As maloclusões são classificadas conforme os primeiros molares permanentes, pois estes possuem características que identificam as posições na arcada dentária.
Estudar a posição dos dentes e tudo que está relacionado a isso é o que todos os ortodontistas fazem para avaliar a oclusão dentária.
Toda vez que um paciente tem o diagnóstico de maloclusão, é utilizado a classificação de angle. Esta metodologia serve para avaliar o quanto a oclusão está afetando a mandíbula, a maxila, os dentes e também qual classificação encontra-se o paciente.
A classificação de angle como o próprio nome diz, é feita por classes. Dessa forma, podem ser classificadas de classe 1, 2 ou 3. Confira mais sobre o assunto!
Chave de oclusão: o que é e qual sua importância na classificação de angle.
É preciso conhecer todas as classes incluídas no método de angle, porém, antes disso, é necessário entender sobre a chave de oclusão.
A chave de oclusão são as características ideais que os dentes superiores e inferiores precisam ter para se encaixarem, tendo como principal ponto, a relação entre os primeiros molares superiores e inferiores dentro da arcada dentária.
A oclusão correta precisa acompanhar algumas características estabelecidas, conforme estudo apresentado por Andrews em 1972.
Para o Dr. Lawrence Andrews, dentro das 6 chaves de oclusão, estão:
- Relação de molares ou interarcos
- Angulação das coroas
- Inclinação das coroas
- Ausência de rotações
- Contatos interproximais
- Curva de Spee
Como é feita a classificação de angle
No contexto da classificação de angle, existem as classes I, II e III, sendo a segunda com duas divisões.
Classe I ou neutroclusão
Esta classe é conhecida também por neutroclusão. Está diretamente relacionada ao mésio-distal, a relação correta entre os primeiros molares. Ou seja, esta situação apresenta a combinação entre as arcadas inferiores e superiores, apresentando somente desarmonia entre dentes e ossos.
Principais características da classe I da classificação de angle:
- Maloclusão não se encontra nos dentes molares, sendo na maioria das vezes encontrada nos dentes anteriores;
- Relação anteroposterior entre maxila e mandíbula normais entre si;
- Relação anteroposterior entre primeiros molares inferiores e superiores normais entre si.
Classe II ou distoclusão
A classe II também é conhecida como distoclusão, ou seja, a malposição dos arcos dentais primeiros molares superiores e inferiores, que é quando o arco inferior e superior encontram-se espacialmente distantes no ato do fechamento da maxila com a mandíbula.
Essa classe é dividida em 2, sendo:
- Divisão 1: A curva de spee apresenta-se com proporções acima da média, mais acentuado, mesmo os demais dentes molares estando alinhados. Desta forma, em alguns casos os dentes incisivos se projetam para frente, aumentando a distância entre os dentes superiores e os lábios (overjet), dando o aspecto “dentes para fora” na parte da frente das maxilas.
- Divisão 2: Neste caso os dentes incisivos superiores e inferiores normalmente não apresentam overbite. Ou seja, os dentes de cima cobrem os de baixo no fechamento da maxila com a mandíbula, portanto a aparência fica harmoniosa, pois não ocorre a projeção que acontece na divisão 1.
Classe III ou mesioclusão
Nesta classe, a oclusão dentária ocorre de forma que a arcada dentária inferior se projeta a frente da arcada dentária superior, ocorrendo a mordida cruzada.
Vantagens e desvantagens da classificação de angle
O sistema de angle é um método bastante eficaz e simples, pois é um método didático onde o ortodontista consegue dar ao paciente um diagnóstico preciso, e esta, é uma das grandes vantagens da classificação de angle.
Apesar das vantagens existentes no método, existem alguns pontos de desvantagem, sendo alguns destes, o fato de o método contemplar apenas os dentes permanentes (aparentes). Portanto, os dentes decíduos ficam fora dessa classificação. Outra desvantagem, é o fato do método também não considerar o grau da maloclusão.
Mesmo com todo o conceito e metodologia para a identificação da oclusão, é importante lembrar que a classificação de angle não considera alterações nos ossos e nos músculos.
Gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto?
Continue nos acompanhando em nosso blog e também nas redes sociais.