Datas comemorativas são uma excelente ocasião para que dentistas criem ações de marketing. Dessa forma, serão lembrados por seus pacientes, encantarão novos e também reforçarão a presença da sua marca. Dentre as datas comemorativas, está o Dia dos Pais. Mesmo com a rotina corrida do consultório odontológico é possível utilizar a data de maneira muito positiva e o melhor, todas as ações são muito fáceis de fazer e sem precisar gastar muito. Confira!
Como surgiu a Odontologia?
A inauguração da primeira escola dental do mundo deu-se em 6 de março de 1840, criada por Harris e Hayden no Estado de Maryland, na cidade de Baltimore, EUA (“Baltimore College of Dental Surgery”). O curso era de 16 semanas e a classe possuía cinco alunos.
Por que devo investir em ações de marketing no dia dos Pais?
Os tempos mudaram. Falando em ações de marketing e conteúdo, essa é uma estratégica para engajar seu público alvo e aumentar de forma relevante sua rede de pacientes, ou potenciais pacientes, além de custar 62% menos que o marketing tradicional, onde você precisa vender produtos ou serviços por anúncios.
O grande campeão de investimento nesse setor é, de longe, os Estados Unidos. Mas o Brasil ocupa o quinto lugar do ranking desde o ano de 2011, embora tenha aumentado os investimentos de US$ 18,9 bilhões para US$ 21,3 bilhões.
Desde condizente com o seu público, toda ação é válida, então não perca tempo e leia abaixo algumas ideias para você aproveitar a data e ser lembrado pelos pacientes que passaram pelo seu consultório, e atrair de forma leve novos clientes que ainda passarão. Depois, com o resultado, você vai comprovar que vale a pena, havendo até melhoria no atendimento devido o vínculo que será criado, devido à fidelização que sua ação irá gerar no decorrer do tempo.
Como posso parabenizar meu paciente no Dia dos Pais?
Comunique-se pelo WhatsApp
O WhatsApp é uma ótima ferramenta para se comunicar com clientes. Por isso, utilize o aplicativo para criar conteúdo no dia dos pais. Envie vídeos, áudios, fotos e textos tanto para os contatos que já são clientes do seu consultório ou os que podem se tornar pacientes.
Além de parabenizar o cliente, posteriormente você pode enviar dicas sobre higiene bucal, clareamento dental, aparelho ortodôntico. Pode enviar dicas de escovação e prevenção das cáries, além da importância da boa saúde bucal das crianças. O ideal é falar sobre um problema e apresentar a solução.
Lembre-se de manter um padrão de tempo no envio. Portanto, não exagere na quantidade e frequência, mas também não deixe o paciente esquecer de você.
Utilize o SMS
Enviar mensagens de texto em massa para os pacientes, além de ser fácil, é mais uma alternativa onde você consegue se comunicar com todos os contatos muito rapidamente, já que algumas pessoas podem não utilizar o WhatsApp ou estarem desconectados da Internet na ocasião. Por isso, redija um texto curto de até 160 caracteres parabenizando a todos pelo Dia dos Pais e envie para todos os contatos.
Postagens nas redes sociais
Atualmente, ficar fora das redes sociais é um dos maiores erros que você pode cometer em relação ao marketing odontológico. Afinal, grande parte dos pacientes tem um perfil em pelo menos uma delas. No dia dos pais, crie um conteúdo especial para seus pacientes. Uma ideia é fazer um mural de fotos com eles. Sempre lembrando de pedir permissão antes de expor as fotos dos seus pacientes e familiares. Ou utilize fotos de banco de imagens, pois são gratuitas e livres para utilização.
O dia dos Pais também deve ser comemorado dentro do seu consultório ou clínica odontológica. Por isso:
Distribua brindes
Um kit de higiene bucal, com escova de dente, creme e fio dental, é uma ótima opção, principalmente se for personalizado com sua identidade visual. Entregue o brinde aos seus clientes que fizerem uma consulta ou procedimento na semana do dia dos pais. Além disso, presenteie os clientes mais fidelizados como espécie de mimo e lembrança, para que também se sintam valorizados. Afinal de contas, ao utilizar no dia a dia, estarão divulgando e levando sua marca mais longe.
Ação com os pacientes / Decoração de dia dos pais
Faça uma decoração especial para a data utilizando imagens, cartazes e itens de decoração que remetem ao dia dos pais. Abuse da criatividade e depois poste nas redes sociais!
Mas lembre-se:
No dia 13 de agosto, apesar do intuito do conteúdo comemorativo, aproveite essa data a seu favor, sempre com objetivo que os pais possam refletir sobre os cuidados com a saúde bucal, tanto a sua, quanto de seus filhos. Quando o foco for o público mais idoso, lembre-se também de dicas para preservar a saúde bucal na terceira idade e o cuidado com as próteses. Por último, não esqueça de frisar a importância das visitas frequentes ao consultório odontológico.
Conclusão
Neste post, você viu que ações de marketing no dia dos pais são muito importantes para os dentistas e capazes de diferenciar a sua clínica. Dessa forma, é possível atrair mais pacientes, criando uma relação única com essas pessoas e aumentando a chance de fidelização. É claro que, além de posts do Dia dos Pais, vale à pena investir em outras estratégias para destacar seu negócio.
A melhor forma de saber quais ações irão funcionar para a sua clínica é realizando testes. Faça variações verificando quais opções trazem um retorno melhor. Monitore de perto para saber quais campanhas estão trazendo resultados e o que pode ser melhorado, avaliando as características compatíveis com as pessoas que você deseja atrair e fidelizar para seu consultório. Procure sempre seu diferencial, o que vale é a criatividade!