Atualmente as redes sociais influenciam (e muito!) a imagem do dentista. Pensando na importância desse assunto, e como afeta a rotina destes profissionais, nada melhor do que esclarecer sobre isso nesta quinta-feira, 03 de outubro: o Dia Mundial do Dentista!
Boa leitura!
A internet transformou a forma como as pessoas buscam informações. Contudo, as redes sociais mudaram os relacionamentos entre marcas e consumidores. Há casos de funcionários de determinadas empresas publicarem opiniões machistas ou preconceituosas, causando um boicote dos consumidores da marca. Em determinadas situações, esse colaborador foi demitido.
O fato é que uma vez publicado, estará ali para sempre o conteúdo. Embora as redes sociais tenham um cunho mais pessoal, ainda sim são conferidas pelas empresas. No caso da Odontologia, muitos pacientes têm conferido a vida do profissional contratado e seus trabalhos realizados.
Sendo assim as redes sociais para dentistas devem ser repletas de empatia e carisma, mostrando que o profissional realmente se importa com o bem-estar daqueles atendidos. Portanto, compartilhar artigos e vídeos que esclareçam dúvidas e procedimentos pode ser um bom gerador de conteúdo com valor.
O que não pode conter, segundo o CFO:
Há algumas limitações impostas quanto à anúncios, propagandas e publicidades pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em seu Código de Ética Odontológica – Capítulo XVI. Sendo assim, tanto publicações de redes sociais como outros materiais de Marketing não devem conter, entre outros:
- Preços de serviços e ofertas gratuitas;
- Temas que impliquem comercialização;
- Propagandas enganosas ou abusivas;
- Técnicas e tratamentos sem comprovação científica;
- Dados pessoais de pacientes sem sua autorização.
Resumidamente, as publicações não podem causar nenhum tipo de constrangimento para o público em geral, menos ainda desvalorizar a profissão. Além disso, não podem quebrar o sigilo profissional, ética e veicular informações falsas ou enganosas.
O que pode ser feito:
Como mencionado anteriormente, pode ser compartilhado artigos e vídeos que esclareçam dúvidas e procedimentos. Isso gera conteúdo de valor e qualidade para seus pacientes. Outro ponto muito importante é definir quais as redes sociais que utilizará. Cada uma tem sua finalidade e propósito.
- Se escolher o LinkedIn, use uma foto mais profissional e preencha todos os campos para deixar claro seu currículo e o quanto pode contribuir com a Odontologia;
- Não dê indiretas para chefes e colegas de trabalho, demonstra falta de profissionalismo e ética;
- Pratique sua habilidade de comunicação, trocando ideias com os pacientes que seguem seu perfil nas redes sociais. Não exagere em termos técnicos da área, busque dominá-los e, assim, explicá-los de forma didática aos pacientes.
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Aproveitamos para desejar um ótimo Dia Mundial do Dentista aos parceiros. Vocês fazem a diferença na área! Continuem contando conosco para transformarem as rotinas de suas clínicas e consultórios odontológicos.