As lentes de resina são uma alternativa rápida e com resultados estéticos próximos à versão em porcelana. Ela é indicada para a correção da cor e forma dos dentes em várias situações sem necessitar desgastar os dentes.
Essa técnica une a praticidade e a versatilidade plástica das resinas, pois elas possuem uma maior resistência a fraturas e ao amarelamento. Além disso, estes materiais resinosos trazem ainda como vantagens a facilidade na hora de realizar o reparo, além de possuir um valor mais acessível.
Nesse artigo vamos te mostrar algumas curiosidades sobre as lentes de resina, veja:
O que é uma lente de resina?
As lentes de resina são finas camadas de resina composta, feitas sobre o dente, em uma única sessão sem a necessidade do uso de prótese, como acontece com as lentes de porcelana. Portanto, apesar das camadas serem finas, as resinas possuem propriedades que garantem maior resistência e um melhor resultado estético em virtude do brilho obtido por meio do processo de polimento.
Além disso, as lentes de resina possuem a finalidade de devolver a estética de dentes escurecidos, corrigir imperfeições, corrigir espaços entre dentes separados, mal posicionados, manchados e quebrados. Dentre todas as vantagens da lente de resina, uma se sobressai: essa técnica na maioria das vezes não necessita de desgaste da estrutura dentária.
Como é feita a lente de contato dental em resina?
A lente em resina é um tipo de faceta dentária que não necessita da realização de uma prótese dentária para ser confeccionada, sendo geralmente realizada em apenas uma única consulta. A técnica consiste em aplicar camada a camada sobre a superfície estética e visível dos dentes, e esse recurso é utilizado para reproduzir cores e transparências presentes em dentes naturais.
Iniciamos esse procedimento realizando a limpeza dos dentes, e logo após o uso de um agente químico que visa aumentar a aspereza da superfície dentária previamente à aplicação de adesivos que vão construir as camadas de resina. Feito isso, um delicado polimento confere texturas e brilhos semelhantes aos dentes naturais. O que vai aumentar a resistência ao amarelamento ou escurecimento por alimentos ingeridos, ou uso de escovas dentárias inapropriadas.
A técnica para confecção deste tipo de faceta dentária é semelhante à utilizada em restaurações dentárias em resina. As diferenças, entretanto, são vistas no uso de materiais resinosos mais específicos para o tratamento. Além do uso de dispositivos de simulação e controle de forma durante a realização do tratamento, deixando um aspecto mais natural.
Quem pode colocar as lentes de resina?
Qualquer pessoa que tenha completado o desenvolvimento ósseo facial, ou seja, tenha finalizado o crescimento dentário. Geralmente, isso vai ocorrer por volta dos 18 anos. Além disso, para ter a certeza que os dentes do seu paciente são permanentes, é necessário solicitar alguns exames de imagem para avaliar a possibilidade de realização do procedimento.
Quanto tempo duram as lentes de resina?
A durabilidade das lentes de resina vai depender de fatores como a qualidade do material utilizado e da observação quanto às contra indicações. Além disso, condições como bruxismo severo podem acarretar a um desgaste no dente e podem causar até fratura nos dentes com a lente.
Ainda são recentes os estudos sobre a durabilidade da técnica de faceta em resina e ainda não há uma média de tempo estimado. Porém, atualmente acredita-se que estes dispositivos, tem duração semelhante à restauração dentária comum realizada com o mesmo material.
É importante ressaltar que indique seu paciente a realizar uma limpeza a cada seis meses mais ou menos para evitar problemas secundários. Além de efetuar o polimento das lentes de resina para ativar o brilho, aumentando a durabilidade da lente de resina.
Qual o valor de lentes em resina?
Os valores das facetas de resina são bastantes variáveis. Isso porque aí depender do tratamento necessário, exames solicitas e dos diferentes tipos de arcadas dentárias.
Mas, além de tudo já citado, valor para colocar uma faceta também irá variar conforme o tipo do material utilizado. O preço pode ir de R$ 200 a R$ 700 para cada lente de resina.
Quais os cuidados necessários para com as lentes de resina?
Para que as lentes de resina durem o melhor tempo possível, é necessário que o paciente siga as instruções quanto aos cuidados que deve ter, sendo eles:
- Higiene bucal completa e adequada;
- Escovação de 2 a 3 vezes ao dia – com uma escova de cerdas macias, movimentos suaves e creme dental pouco abrasivo;
- Uso diário do fio dental;
- Bochecho com enxaguante bucal (caso você indique);
- Evitar comer alimentos e bebidas muito pigmentadas ou ricas em açúcar;
- Controlar hábitos parafuncionais – como roer unhas e morder objetos;
- Não abrir embalagens com os dentes;
- Não fumar;
- Realizar visitas periódicas ao seu consultório para avaliar se a lente de resina possui boas condições;
Vantagens e indicações do uso de lentes de resina
Dentre as vantagens e objetivos da lente de resina já citados, duas são as que mais influenciam o paciente na escolha do tratamento da lente de resina:
Rapidez no tratamento: na maioria das vezes é possível fazer todo o tratamento em consulta única. Enquanto nas lentes de contato dentais de porcelana, é preciso esperar alguns dias até que seus novos dentes sejam produzidos em um laboratório de prótese dentária.
Tratamento mais em conta: Por não precisar de serviços externos, como a confecção de uma prótese, por exemplo, o tratamento com as lentes de contato de resina costuma ser mais vantajoso na questão financeira do tratamento.
Além disso, as lentes de resina são indicadas para:
- fechamento de diastemas (espaços entre dentes);
- correções na cor e forma dos dentes;
- recuperar pequenos desgastes dentários;
- harmonização do sorriso.