Atualmente o preenchimento facial é um dos procedimentos realizados para harmonização da face. Dessa maneira, por se tratar te um procedimento minimamente invasivo, possui uma alta procura pelos pacientes que buscam um ar jovial e melhorias na simetria da face.
Sendo assim, por se tratar de um procedimento muito procurado nos consultórios, preparamos um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre a técnica, como valor, substâncias utilizadas e muito mais. Confira!
O que é preenchimento facial?
Desarmonia na face e no sorriso podem acometer qualquer pessoa, sendo características que interferem de forma negativa na autoestima dos pacientes, e em casos mais extremos podem prejudicar a dinâmica bucal e facial.
Isto posto, é muito importante corrigir essas alterações, sendo o preenchimento facial na odontologia um agente de ação importante em tratamentos ortodônticos e protéticos.
Em resumo, pode-se utilizar o preenchimento facial para remodelar os lábios, região perioral e a região que circunda os lábios. Portanto, como resultado, se obtém uma homogeneização da pele, permitindo maior volume e simetria no sorriso e na face.
Tipos de preenchimento facial
Os produtos utilizados nos preenchimentos faciais são uma peculiaridade a parte e devem ser escolhidos com cuidado e atenção. No geral, o produto mais utilizado é o ácido hialurônico, entretanto, pode-se utilizar produtos como:
- Ácido hialurônico: é um componente produzido naturalmente pelo corpo humano, sendo presente na derme. Portanto, o preenchimento facial com ácido hialurônico utiliza a versão sintética do mesmo, tendo riscos muito baixos de reação, uma vez que é idêntico ao produzido pelo corpo humano.
- Ácido poliláctico: possui como principal função o desenvolvimento de fibras de colágeno, sendo os efeitos observados de maneira mais efetiva em seis meses.
- Hidroxiapatita de cálcio: substância que produz uma irritação controlada no tecido, resultando em produção de colágeno novo pelo organismo, recomendado entre duas e três sessões, com intervalo de um mês entre elas, para melhores resultados.
Qual a diferença entre ácido hialurônico e toxina botulínica?
Ambos são substâncias utilizadas para rejuvenescimento da face, entretanto possuem aplicações diferentes. Sendo assim, a toxina botulínica atua nos músculos e glândulas da face, já o ácido atua diretamente nas células.
A toxina botulínica atua impedindo os impulsos nervosos de alcançar as estruturas, levando ao relaxamento muscular, amenização da sudorese e suavização da força das contrações. Dessa forma, é a substância ideal para evitar o aparecimento de linhas de expressão.
Por outro lado, o ácido hialurônico atua aumentando o volume, definindo o contorno e amenizando os efeitos do avanço da idade, resultando em marcas e linhas de expressão suavizadas.
Como é feito o preenchimento facial?
O preenchimento facial é uma técnica simples e indolor, sendo realizado com a utilização de agulhas finas e pequenas, resultando em furos minúsculos. Ainda, além da agulha ser pensada para não causar dor, antes de realizar o procedimento, deve-se realizar a aplicação de anestesia tópica ou injetável no local, minimizando as chances de incômodo e dor no paciente durante o procedimento.
Antes de realizar o procedimento, entretanto, o paciente realiza uma consulta de avaliação, onde se analisa as insatisfações do paciente nas respectivas áreas de insatisfação, traçando os pontos de intervenção.
Em seguida, o ácido é aplicado com o auxílio das microcânulas, como já mencionando, resultando em um aspecto natural e um preenchimento uniforme.
Quais são as principais áreas de aplicação do ácido hialurônico?
O preenchimento facial pode ser realizado em diversas áreas do corpo, buscando sempre um aspecto natural. Dessa forma, as partes mais comuns de aplicação são:
- Lábios;
- Queixos;
- Olheiras;
- Malar;
- Nariz;
- Mandíbula;
- Nariz;
- Bigode Chinês;
- Pés de galinha;
- Têmporas;
- Testa.
A definição do local de intervenção é realizada após exame clínico, levando em conta a alternativa com maior resultado natural.
Atualmente, o preenchimento facial é utilizado para harmonização facial, corrigindo pequenas assimetrias, visando um rosto mais belo e jovial.
Quais as possíveis reações ao preenchimento facial?
A reação momentânea ao composto após o procedimento é natural em todos os pacientes. Sendo assim, é comum o paciente apresentar vermelhidão e pequenos hematomas na região, que desaparecem em alguns dias. Dessa maneira, é fundamental reforçar todos os cuidados necessários ao paciente, garantindo a segurança do procedimento.
Recuperação
Uma semana é o tempo necessário que a pele precisa para se recuperar totalmente. Portanto, para que tudo ocorra dentro do esperado, é necessário orientar o paciente a evitar exposição solar e o uso de maquiagem, além das demais recomendações necessárias.
Quanto tempo dura o preenchimento facial?
A média de duração do procedimento é entre 18 e 20 meses, variando entre os pacientes conforme idade, área de aplicação e fatores externos como tabagismo e exposição ao sol. Dessa maneira, se deve avaliar o paciente com o passar do tempo, recomendando sessões de manutenção sempre que necessário.
O preenchimento facial é seguro?
Devido o ácido hialurônico se tratar de uma substância naturalmente produzida pelo organismo, o mesmo não oferece risco de rejeição. Dessa forma, para que seu paciente tenho um resultado seguro e satisfatório, além de aperfeiçoamento da técnica, deve-se escolher um produto de qualidade e confiança.
Quando os resultados do procedimento aparecem?
Como após o procedimento é comum ocorrer um leve inchaço na pele, os resultados do preenchimento facial costumam ser visíveis após uma semana, quando o inchaço diminui.
Contraindicações do preenchimento facial
Apesar de ser um procedimento seguro e pouco invasivo, o procedimento é contraindicado em algumas situações, sendo elas:
- Mulheres grávidas ou lactantes;
- Alérgicos ao composto utilizado;
- Lesões cutâneas
- Uso de anti-inflamatórios.
Cuidados após o preenchimento facial
É muito importante orientar o paciente sobre os devidos cuidados após o procedimento. Sendo assim, deve-se orientar repouso, evitando esforço e atividades físicas, conforme o tempo necessário.
Outros cuidados necessários e importantes são o uso de filtro solar, utilização de compressas de gelo, não exposição ao sol, além de evitar massagens no local.
Portanto, é muito importante conversar com o seu paciente sobre os cuidados antes, durante e após o procedimento, assim como sobre suas expectativas, tirando todas as dúvidas existentes.
Valor do preenchimento facial
Não é possível determinar um valor exato do procedimento, uma vez que é individualizado, conforme os objetivos e necessidades de cada paciente. Entretanto, os valores iniciam em cerca de R$4000,00 (quatro mil reais), e podem chegar até R$30000,00 (trinta mil reais), dependendo da região realizada, técnica, clínica, entre outros.