Os músculos da face possuem funções importantes além das expressões faciais, relacionando-se com fonação, mastigação, deglutição, fala, piscar de olhos, etc. Ademais, é valido ressaltar que, quando recrutados de forma incorreta, podem trazer consequências à saúde do paciente.
Dessa maneira, este artigo procura listar todos os músculos da face, bem como suas funções e possíveis problemas relacionados a estes.
Quantos são os músculos da face?
Existem cerca de 20 estruturas esqueléticas e planas no rosto, que se adaptaram para produzir movimentos e realizar as perspectivas funções. Estes músculos, em sua maioria, possuem como origem estruturas fibrosas, ou o crânio, não se cercam por fáscia, e se irradiam por meio de um tendão elástico.
Antes de mais nada, para melhor compreensão e didática, é possível separar os músculos da face em cerca de 5 grupos, como:
- Músculos do crânio e pescoço
- Músculos dos olhos
- Músculos do nariz
- Músculos da boca
- Músculos do ouvido
Músculos da cabeça e pescoço e suas funções:
Os músculos da cabeça/crânio, apesar de menores, também possuem funções relacionadas a movimentação das estruturas cranianas e na expressão facial.
A musculatura epicraniana, também conhecida como epicrânio, é separada em ventre occipital e ventre frontal, uma vez que reveste o vértice e a lateral do crânio, desde o osso occipital até a sobrancelha. Ambos ventres atuam promovendo os movimentos de levantar a sobrancelha, franzir a testa e tracionar para trás o couro cabeludo. Sendo assim, atuam em expressões faciais, como: surpresa, discordância, irritação, etc.
Já no pescoço, estão os músculos esternocleidomastoideos, os escalenos e o platisma. Estes três músculos permitem flexão e rotação da cabeça, auxiliam na elevação das costelas para inspiração e na mobilidade da mandíbula.
Músculos dos olhos e suas funções:
Na região dos olhos é possível agrupar em 2 grandes grupos. Existem os músculos oculares extrínsecos e os intrínsecos, sendo um responsável pela posição e movimento dos olhos e o outro por controlar o foco e a luz, respectivamente.
Primeiramente, no grupo dos músculos extrínsecos existem 6 músculos e cada um possui uma função principal, como:
- Reto superior: controlar o movimento ascendente do olho
- Reto lateral: abduzir o olho e dirigir o olhar lateralmente
- Reto inferior: permite o movimento dos olhos para baixo
- Reto medial: permite o movimento de adução
- Oblíquo superior: responsável pelo movimento de entorse
- Oblíquo inferior: extorsão do olho ao olhar para frente
Todavia, diferentemente do grupo extrínseco, os músculos intrínsecos como o nome sugere se localizam dentro do olho e atuam involuntariamente. Dessa maneira, dentro deste grupo vale citar os músculos:
- Ciliar: permite a espessura correta do cristalino para foco em objetos próximos ou distantes;
- Dilatadores radiais da pupila: aumenta o tamanho das pupilas;
- Esfincter da pupila: responsável pela contração da pupila.
Músculos do nariz e suas funções:
Na região do nariz estão o músculo nasal (compressor e dilatador), próceros e o depressor do septo nasal. O ramo bucal do nervo facial é responsável pela inervação de todos esses músculos que possuem diversas funções, como:
- Dilatar a narina
- Franzir o nariz e gerar as rugas verticais da testa
- Deprimir o septo nasal
- Puxar as asas do nariz para baixo
Dessa maneira, os músculos na região do nariz atuam em conjunto na respiração e permitindo pequenas expressões faciais.
Músculos da boca e suas funções:
Os músculos da boca abrangem diversos músculos na bochecha, lábios, queixo e língua, com inúmeras funções que se relacionam com movimentos e funções da boca.
Dito isso, os músculos da boca podem se separar, em:
- Músculo orbicular da boca
- Músculo mentoniano
- Músculo bucinador
- Músculo risório
- Músculo elevador do lábio superior
- Músculo depressor do lábio superior
- Músculo elevador do ângulo da boca
- Músculo depressor do ângulo da boca
- Músculo Masseter
- Zigomático maior
- Zigomático menor
- Músculos da língua
Como atuam em conjunto, vale citar algumas das principais funções destes músculos, como: facilitar a mastigação, auxiliar na articulação da fala, fechamento direto dos lábios, enrugamento da pele do queixo e elevação das maças do rosto.
Além disso, estes músculos são responsáveis por diversas expressões faciais, como ironia, tristeza, alegria, etc.
Músculos do ouvido e suas funções:
Apesar de menores e menos conhecidos, os músculos do ouvido desempenham papéis importantes na função auditiva, equilíbrio e na proteção do ouvido interno.
Vale citar 4 principais músculos do ouvido:
Músculo tensor do tímpano:
É um músculo que está ligado ao osso martelo na orelha média, dessa maneira, quando se contrai, puxa o osso martelo e tensiona o tímpano, reduzindo a amplitude das vibrações sonoras que chegam ao ouvido interno e ajudando a proteger o ouvido de sons intensos.
Músculo Estapédio:
Está localizado na orelha média, conectado ao osso estribo e quando se contrai, reduz a amplitude dos movimentos do osso estribo e da janela oval, limitando a transferência excessiva de vibrações sonoras para o ouvido interno. Ao mesmo tempo, essa ação também protege o ouvido interno contra possíveis danos relacionados a sons intensos.
Músculo Auricular:
O músculo auricular se separa em anterior, superior e posterior. Sendo assim, se localiza na região externa da orelha em três áreas e é responsável por movimentar a orelha para frente e para cima.
Músculo Antítragico:
Localiza-se na região do trago da orelha, para ajudar na movimentação do trago e de outras partes da orelha externa.
Principais problemas relacionados aos músculos da face:
Os músculos da face são muitos e atuam a todo tempo nas funções cotidianas e nas expressões faciais. Dessa maneira, é válido entender possíveis problemas e condições relacionados aos músculos da face que podem afetar a função e a aparência do rosto e podem aparecer nas clínicas odontológicas.
Alguns dos principais problemas relacionados aos músculos faciais, são:
Paralisia Facial:
A paralisia facial pode ocorrer devido a danos no nervo facial, o qual é o responsável por controlar os músculos da face. Essa paralisia pode resultar em perda de controle muscular em um lado do rosto, levando a dificuldades na expressão facial, fechamento dos olhos, sorriso e outros movimentos, como fala, mastigação, etc.
Bruxismo:
O bruxismo é o ranger ou apertar dos dentes, muitas vezes durante o sono e pode causar tensão nos músculos da mandíbula e do rosto, levando a dores de cabeça e dor na mandíbula. Além disso, o bruxismo pode causar desgaste nos dentes, fraturas, desalinhamento dentário e danos a restaurações.
Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM):
A DTM afeta a articulação entre o osso temporal e a mandíbula. Dito isso, essa disfunção causa dor na mandíbula, dificuldade em abrir ou fechar a boca, além de dor facial.
Por fim, a fim de permitir que o profissional consiga um diagnóstico e um plano de tratamento adequado, ressalta-se a importância dos conhecimentos anatômicos dos músculos da face.