O implante dentário é um procedimento que revolucionou a odontologia, estando relacionado a saúde, estética, qualidade de vida e bem-estar dos pacientes. Com o passar dos anos, novas tecnologias foram desenvolvidas, tornando o procedimento cada vez mais acessível e requisitado. Entretanto, os pacientes costumam ter várias dúvidas relacionadas a técnica, principalmente ao pós-operatório, como quantos dias de repouso após o implante dentário, sintomas comuns, recuperação, atestado, dentre outros.
Atualmente, o implante dentário é o procedimento mais recomendado para repor um ou mais dentes naturais perdidos, sendo uma técnica acessível e definitiva. Dessa forma, esse procedimento substitui as próteses móveis por fixas, garantindo maior estabilidade e conforto ao mastigar.
O pós-operatório do implante dentário é extremamente importante para o sucesso do tratamento. Entretanto, os cuidados podem variar conforme a quantidade de implantes realizadas, a presença de doenças preexistentes e demais complexidades.
Muitos pacientes possuem dúvidas relativas aos cuidados após o procedimento, sendo muito valioso possuir um guia explicativo de cuidados essenciais para não ficar dúvidas. Dessa forma, preparamos esse artigo com tudo que você precisa saber, assim como, um guia resumido com os cuidados necessários, para imprimir e entregar ao seu paciente. Confira!
Quantos dias de repouso após o implante dentário?
Como já mencionado, o implante dentário é a melhor opção para melhorar a função e estética do sorriso de pacientes que perderam algum componente dentário. Entretanto, os cuidados corretos durante a recuperação são essenciais para seu sucesso.
Mas afinal, quantos dias de repouso são necessários após um implante dentário? Na realidade não se tem uma resposta exata. Isso se deve, pois, os dias de repousos necessários dependem da extensão do procedimento, da técnica empregada, além do tipo de implante utilizado.
Entretanto, hoje em dia, os implantes estão cada vez mais modernos, possuindo uma recuperação mais rápida, podendo ocorrer a completa cicatrização do procedimento entre 3 semanas e 4 meses.
Nos casos em que o enxerto ósseo é necessário, pode-se ampliar o prazo de recuperação, cabendo a avaliação do implantodontista, visando o sucesso do implante dentário.
Resumo das recomendações:
O prazo pode variar conforme a complexidade do caso e a individualidade de cada paciente. Entretanto, as recomendações gerais são:
Período total de repouso:
- Primeiros 10 dias: realização de atividades leves, sendo recomendado repouso durante toda primeira semana, podendo se estender por até dez dias.
- Até 3 semanas: retorno gradual das atividades habituais.
Primeiras 48 horas:
É um período muito importante na recuperação, sendo recomendado repouso nos dois primeiros dias. Além disso, algumas recomendações devem ser efetuadas com o repouso, sendo elas:
- Aplicação de gelo no rosto, visando prevenir inchaços;
- A base da alimentação deve ser de alimentos frios ou gelados. Ex: sorvete, açaí, gelatina, sucos, vitaminas, sopas, por exemplo. Outra recomendação importante é não possuir grãos e/ou partículas nos alimentos, devendo priorizar alimentos macios e pastosos. Dessa maneira, no que tange a alimentação, é indispensável que não se mastigue alimentos duros;
- Não consumir alimentos com potencial irritativo como pimentas, alimentos ácidos, salgados, gasosos ou quentes;
- Evitar esforço físico e atividades físicas no geral;
- Não fazer bochechos;
- Higienizar a região com cotonete umedecido em solução antisséptica;
- Fazer escovação normal nos demais dentes;
- Usar durante o mínimo tempo possível próteses ou aparelhos;
- Tomar medicações conforme orientação do dentista;
- Evitar tomar sol e ambientes quentes.
Após 72 horas do implante dentário:
No terceiro dia do procedimento, permanece a recomendação de repouso e as seguintes recomendações:
- Aplicar compressas frias e gelo no rosto para diminuir inchaços;
- Evitar realizar exercícios físicos, e ambientes quentes;
- A alimentação já pode ser macia e a temperatura de morna a fria.
Após 7 dias de repouso do implante dentário:
- Normalmente, retirada dos pontos após 1 semana;
- Escovar com leveza a região operada já, com muito cuidado e usando escova macia.
- Começar a realizar bochechos com solução antisséptica
- Atividade física é liberada gradualmente, conforme a capacidade.
Guia completo de recomendações após implante dentário para imprimir e entregar ao seu paciente.
Contraindicações
Apesar da evolução nos tratamentos de implantes dentários, sendo estes procedimentos seguros e eficientes para grande parte dos pacientes, ainda existem algumas contraindicações que precisam ser consideradas antes de dar início ao tratamento, e dentre elas:
- Pessoas com doenças sistêmicas graves como doenças cardiovasculares, diabete descontrolada, imunossupressão, etc.;
- Fumantes compulsivos;
- Pessoas com ausência óssea nas regiões de fixação dos pinos, devendo ser verificada a possibilidade de enxerto ósseo;
- Pessoas com distúrbio de coagulação sanguínea;
- Adolescentes que ainda não desenvolveram por completo a sua mandíbula e seu maxilar.
Sintomas comuns após implante dentário
Como em todo procedimento cirúrgico, alguns efeitos colaterais são presentes após o implante dentário, dentre eles podemos citar:
- Dor e inflamação nos locais do implante;
- Sensibilidade nos dentes que se encontram ao redor do procedimento;
- Hematomas e sangramentos.
Portanto, é muito importante manter um canal de comunicação acessível ao paciente, para que qualquer contratempo além dos mencionados, possam ser averiguados. Além disso, deve-se salientar a importância das consultas de retorno após a realização do implante dentário.
A rejeição ao implante é rara, entretanto o paciente deve estar ciente dessa possibilidade antes da realização do procedimento e dos seguintes sintomas de alerta:
- Má cicatrização;
- Dificuldade ao abrir a boca;
- Infecção no local do implante;
- Sensação de aperto ou pressão no local do procedimento.
Dessa maneira, é importante recomentar o paciente procurar o consultório ao apresentar algum desses problemas, para se investigar a real causa dos sintomas.
Quantos dias deve ser o atestado após implante dentário
É importante se atentar a complexidade do procedimento realizado e a necessidade de cada paciente. Dessa maneira, antes de decidir os dias de atestado do paciente, leve em consideração não só o procedimento, como a atividade laboral que o paciente realiza. Portanto, pacientes que exercem atividade laboral braçal podem ter um atestado com mais dias.
Entretanto, é geralmente recomendado que o paciente fique em repouso no dia do procedimento, podendo ter de um a três dias de atestado, em média. Após isso, é possível voltar às atividades normais do dia a dia, sem exageros. Além disso, geralmente, a cicatrização é rápida, podendo ocorrer a retirada dos pontos em uma semana.