Muitos profissionais que lidam com crianças acabam relatando algumas dificuldades e particulares, no caso da odontologia, o momento de escovar os dentes pode ser um desafio.
Hoje, muito se sabe da importância de uma higiene bucal adequada na infância!
A higiene bucal atua principalmente na prevenção de doenças bucais como cárie e gengivite, porém, como fazer com que a criança também entenda isso?
Bom, muitas vezes ela não vai entender e, quando se trata de escovação, muitas crianças podem trazer consigo uma aversão, dificultando ainda mais o desafio.
Mas, os profissionais, juntamente com a família, podem fazer com que o pequeno paciente comece a gostar do momento de escovar os dentes e, consequentemente, realize com mais frequência.
Pensando nisso, este artigo traz algumas dicas de como o dentista pode fazer com que a criança comece a se interessar e até mesmo se divertir no momento da escovação.
7 dicas para fazer crianças quererem escovar os dentes:
A odontopediatria é uma especialidade odontológica que requer muitas vezes mais paciência, uma boa comunicação e criatividade por parte do profissional.
Dessa forma, os dentistas devem tentar, de preferência com ajuda da família, trazer os assuntos importantes de forma leve e lúdica.
Dito isso, algumas dicas de como fazer isso, são:
Aproximações sucessivas
Primeiramente, é indispensável enfatizar a importância de respeitar o tempo da criança!
Como foi dito, muitos pacientes mirins já chegam no consultório com aversão e até mesmo medo do momento da escovação, por isso, o dentista não pode pensar que em uma consulta ele sairá gostando de escovar os dentes.
Ao tentar acelerar o processo e pular etapas, o profissional pode acabar criando ainda mais medo e até traumas na criança.
Quando for o caso, o odontopediatra pode utilizar as primeiras consultas para familiarizar o paciente com o ambiente, com os materiais, e, assim, fazer com que ele confie no dentista e fique mais tranquilo.
Então, pode, por exemplo, pedir para a criança segurar a escova ou até mesmo parar alguns momentos na consulta e escovar os próprios dentes para a criança ver como uma atitude que não o fará mal
Utilize escovas de dentes coloridas
Pode parecer uma coisa boba, porém ter escovas de dentes coloridas no consultório pode tornar o momento ainda mais leve para a criança.
Com as diferentes cores, o profissional pode pedir para ele escolher uma cor de escova, ou relacionar as diferentes cores com nomes de princesas, ou super-heróis, por exemplo:
- Azul: escova da Cinderela ou do Aquaman
- Vermelha: escova da Branca de Neve, Mulher Maravilha ou do Homem Aranha
- Verde: escova da Ariel ou do Hulk
- Amarela: escova da Bela Adormecida ou do Batman
E assim por diante, o dentista pode ou presenteá-lo, ou permitir que em cada consulta ele utilize a escova de dente de um personagem diferente. Essa forma mais lúdica de enxergar o momento pode tirar a tensão do paciente e deixar o momento mais descontraído com um assunto que ele goste.
Use músicas educativas
Da mesma forma que músicas como “Comer Comer”, explicam que essa é a melhor forma para poder crescer, também podem ser utilizadas músicas para explicar a importância de escovar os dentes.
O recurso musical pode ser uma ótima alternativa!
Dessa forma, além de deixar o momento mais descontraído, também traz uma mensagem que ficará, muitas vezes inconscientemente, gravada na mente da criança.
Algumas músicas disponíveis para serem utilizadas estão disponíveis no YouTube:
Hora de Escovar os Dentes | PlayKids
A música pode ser utilizada em vários momentos, na consulta e também em casa na hora de escovar os dentes.
Use a tecnologia a seu favor
Atualmente, grande parte das crianças tem acesso à tecnologia cada vez mais precocemente e, se esse for o caso, aplicativos podem ser utilizados de maneira positiva para aproximar ainda mais a criança com a escovação.
Existem diversos aplicativos disponíveis como: Jogo de Dentista, My Dentist games, Dentist Office Kids, entre outros, que podem ser utilizados ou em algum momento da consulta, ou sugerido para os familiares, que irão fazer com que a criança vá visualizando como algo natural escovar os dentes.
Apesar desses benefícios que a tecnologia pode trazer, existem diversos outros pontos que podem ser vistos como negativos para o desenvolvimento da criança.
Logo, antes de utilizar ou recomendá-lo é imprescindível que o dentista peça permissão para os responsáveis e, caso negado, respeite e tente outras dicas.
Utilize bonecos ou objetos lúdicos
Essa pode ser uma boa estratégia para que a criança consiga ver também os movimentos corretos na hora de escovar os dentes.
O odontopediatra pode ter no consultório uma boca lúdica na qual conseguirá mostrar como deve ser feita a escovação ou até mesmo bonecos, ou fantoches.
Nesse momento o dentista pode pedir também que a criança escove o dente dos bonecos, para que ele se sinta ainda mais confortáveis com os materiais.
Ilustre também as consequências da falta de escovação
Para gostar, no início do processo a criança deve também entender e visualizar as consequências que a falta de higiene bucal trará. Dito isso, pegue imagens e mostre o que pode acontecer se ele não escovar os dentes.
Importante sempre tomar o cuidado no momento e na forma que for trazer essas imagens. O objetivo não é deixar o paciente retraído, com medo, e sim que ele consiga visualizar como fica um sorriso saudável e como fica um sorriso doente.
Dialogue sempre com os familiares
Por fim, não existe outra forma de alcançar sucesso nessa missão se não com o apoio dos familiares. Nenhuma das dicas acima serão eficazes se utilizadas somente no consultório, pois para gostar é necessário que a criança tenha cada vez mais contato e realize várias vezes no dia.
Por isso, o profissional deve sempre conversar com os familiares para que eles também entendam a importância de atuarem em conjunto e também sirvam de exemplo para garantir a saúde bucal dos filhos.
Logo, os dentistas devem buscar ter esse diálogo todas consultas, entender os desafios que os pais passam em casa e buscar auxiliá-los sempre que possível.
Qual a idade ideal para começar a escovar os dentes?
Quando se fala de escovar os dentes da criança, além da ajuda para tornar esse momento mais agradável, muitos responsáveis podem ter dúvidas em relação à idade que se deve iniciar.
Por isso, a importância de odontopediatras sempre instruir e informar o público. Dito isso, o recomendo é que a escovação inicie já nos 6 meses.
Apesar de serem dentes temporários, o cuidado com a higiene bucal deve começar já nos primeiros dentinhos, como profilaxia de cáries, além de garantir o bom desenvolvimento da mastigação na introdução alimentar.