Abfração dental: um guia completo sobre esse problema!

abfração dental

A abfração dental é uma condição que apresenta desgaste na base do dente, na região dentária mais próxima da gengiva. Várias são as condições gatilhos que agravam essa condição, levando dor e desconforto aos pacientes acometidos.

Por ser um problema que pode se transformar em condições bucais mais sérias, deve ser tratada precocemente e com devida atenção, evitando desdobramentos indesejáveis.

Sendo assim, preparamos esse artigo completo com tudo que você precisa saber sobre abfração dental. Confira!

O que é abfração dental?

Abfração dental

A abfração dental é um problema odontológico que corresponde ao desgaste gradual do tecido dental, na base do dente, próximo à linha da gengiva. Esse tipo de lesão possui característica de um pequeno entalhe ou chanfrado na parte cervical da dentição, onde começa a ceder e desgastar o esmalte dentário.

Ao observar a lesão, essa se apresenta como uma pequena depressão em forma de cunha perto da junção entre o esmalte dentário e a gengiva. Dessa maneira, essa região apresenta uma coloração mais escurecida, se comparado ao restante do dente, devido à exposição da dentina subjacente, que é mais porosa e amarela.

Portanto, a identificação dessa condição de maneira precoce é essencial para evitar possíveis danos nos dentes e gengivas, além de evitar o surgimento de doenças mais sérias e desconforto ao paciente.

Abfração dental causa

Várias são as causas que levam a abfração dental, geralmente, sendo uma combinação de fatores. Dessa maneira, os principais fatores são:

Bruxismo

A mania de ranger os dentes, conhecido tecnicamente como bruxismo, exerce grande pressão nos dentes, principalmente quando o hábito ocorre durante o sono. Dessa maneira, essa pressão exercida continuadamente nos dentes pode enfraquecer o esmalte dentário, contribuindo para o surgimento da abfração.

Mastigação Unilateral

O fato de mastigar predominantemente de um lado da boca, cria desequilíbrios nas forças exercidas nos dentes, o que gera tensões assimétricas que levam a abfração dental.

Roer unhas

O hábito de roer unhas é uma ação repetitiva que acaba por exercer uma pressão inadequada sobre os dentes, que podem resultar em microfraturas no esmalte dentário e acarretar desenvolvimento de lesão de abfração.

Má escovação

Escovar os dentes de maneira agressiva, utilizando escovas com cerdas duras ou aplicando técnicas inadequadas pode ser uma causa de abfração dental. Isso ocorre, pois a pressão exercida nos dentes através da escova contribui para o desgaste do esmalte próximo à linha da gengiva.

Má oclusão

Outro problema que pode levar a distribuição inadequada das forças mastigatórias, aumentando o risco de abfração dental é a má oclusão. Sendo assim, consultar um ortodontista e ajustar a oclusão do paciente, pode ser a única solução necessária para melhora da abfração dental.

Forças oclusais

As forças oclusais em excesso, causadas por restaurações dentárias mal ajustadas ou em excesso, pode exercer o desgaste do esmalte dentário, contribuindo para o desenvolvimento da abfração.

Inflamação gengival

A inflamação na gengiva pode acometer diretamente os dentes, alterando a relação entre os dentes e as forças exercidas durante a mastigação, o que contribui indiretamente para a abfração.

Tratamento para abfração dental

O tratamento para abfração dental pode seguir entre diferentes tipos de abordagens, já que essa depende do motivo causa que desenvolveu a condição.

Todavia, além da causa abfração ser importante para a determinação do tratamento, a intensidade da lesão e outras características individuais irão influenciar na abordagem.

Dessa forma, algumas das alternativas são:

• Restaurações dentárias: pode-se utilizar as restaurações compostas ou coroas para o preenchimento do chanfrado, fortalecendo então a estrutural dental comprometida;
  • Ajuste de oclusão: como uma das causas da abfração é a má oclusão, corrigir a mordida por meio de ajustes dentários ou dispositivos como placas de mordida, podem ajudar a redistribuir a pressão exercida nos dentes durante a mastigação;
  • Controle do bruxismo: uma das principais causas que levam a abfração é o bruxismo, que pode ser tratado através da utilização de placas de mordida durante a noite, o que ajuda a proteger os dentes durante o ranger dos dentes, minimizando o impacto dessa condição no desgaste dos dentes.

Como evitar a abfração dentária?

Para evitar o desenvolvimento dessa condição e manter uma saúde bucal adequada, é importante orientar o paciente a seguir algumas recomendações. Dentre essas recomendações é muito importante manter uma escovação adequada, utilizando creme dental adequado, sempre utilizando o fio dental após a escovação.

Além disso, o paciente deve evitar o hábito de roer unhas, mascar objetos duros ou morder lápis, por exemplo. Ainda, deve-se manter uma mastigação adequada, manter uma alimentação adequada, limitar o consumo de alimentos ácidos, investir em boas práticas de higiene bucal, além de sempre comparecer ao consultório odontológico para os cuidados necessários e devido acompanhamento.

Diferenças entre abfração, abrasão e erosão

É comum a confusão relacionada entre esses termos. Toda via a abfração, conforme explicado durante o texto, ocorre devido a forças de flexão aplicadas aos dentes, sendo geralmente o resultado de problemas como bruxismo, má oclusão, dentre outros. Sendo assim, essas forças causam perda da estrutura dental, geralmente na região cervical dentária.

Abfração dentária x Abrasão dentária

A abrasão já é causada pelo contato causado pelo contato físico direto com materiais abrasivos, como pastas de dente abrasivas ou outros objetos que esfregam contra os dentes. Esse desgaste se manifesta como uma perda localizada de esmalte e dentina, muitas vezes na área cervical dos dentes. Pode apresentar uma aparência polida e está geralmente associado a um padrão de desgaste característico que segue a forma do agente abrasivo.

Erosão dentária

Já a erosão dentária resulta da exposição dos dentes a ácidos que não são originados por bactérias, como ácidos de bebidas ou alimentos ácidos, que atuam dissolvendo o esmalte dentário. Esse desgaste geralmente é mais uniforme e pode afetar amplas áreas dos dentes, levando a uma aparência de “afundamento” nas superfícies dentárias. Dessa maneira, a erosão pode causar uma perda de contorno dentário e uma sensação de suavidade nas superfícies dos dentes.

Portanto, a abrasão é causada por estresse mecânico, a abrasão pelo contato físico com materiais abrasivos e a erosão pelo contato com ácidos. Sendo assim, cada tipo de desgaste exige uma abordagem específica de prevenção e tratamento, sendo muito importante a devida identificação e manejo adequado.