Um dos pedidos mais frequentes nas clínicas odontológicas é o de um sorriso alinhado, não é mesmo? E a chegada do alinhador invisível com certeza facilitou esse processo! Não somente para aqueles que nunca usaram aparelho fixo, mas também para muitos pacientes que já ficaram anos utilizando, mas a arcada dentária acabou voltando, por falta do uso de contenção ou por conta do crescimento e desenvolvimento normal da estrutura óssea.
Por essa ótica, tanto para os que nunca usaram, tanto para os pacientes que não querem usar os aparelhos fixos novamente, o alinhador invisível é uma opção mais rápida, confortável e estética para atender aos pedidos dos pacientes. Logo, esse artigo pretende esclarecer todas as dúvidas acerca desta tecnologia.
O que é o alinhador invisível?
Primeiramente, toda tecnologia que chega no mercado traz consigo alguns questionamentos. Afinal, o que é um alinhador invisível? Bom, como o próprio nome sugere, é um aparelho transparente e móvel, que consegue alinhar os dentes deixando ainda uma estética agradável.
Ele surgiu em 1999, Align Technology, uma empresa de tecnologia médica sediada nos Estados Unidos e foi se espalhando pelo mundo como uma ótima alternativa. À medida dos anos, outras marcas foram surgindo no mercado, possibilitando ao consumidor uma gama maior de opções e preços.
Ele é geralmente constituído por um material termoplástico e não possui brackets, fios nem borrachinhas coloridas. Sua forma se assemelha com a de uma moldeira utilizada para clareamentos, promovendo o mesmo resultado dos aparelhos tradicionais, porém de maneira quase imperceptível no dia a dia.
Como funciona o alinhador invisível?
O tratamento com o aparelho invisível se diferencia da forma tradicional em vários pontos e baseia-se em 3 principais componentes:
- Impressão digital dos dentes
- Software de planejamento virtual
- Alinhadores personalizados, móveis e imperceptíveis
Primeiramente, o paciente fará uma avaliação da arcada dentária e, com a utilização de um aparelho 3D, o profissional consegue escanear toda a arcada dentária e ter uma visão da arcada atual e também de como ela ficará depois do tratamento.
Depois do escaneamento o profissional já consegue planejar de forma individualizada todo o tempo de utilização do aparelho, estipulando também o número de placas que serão necessárias no período. As placas são fabricadas e à medida que semanas ou meses passam, o paciente recebe um novo aparelho que vai movendo os dentes de maneira específica e graduada.
É recomendado que o paciente fique a maioria do dia com o aparelho, retirando-o somente para alimentar e higienizar, pois isso ajudará para que o tratamento ocorra dentro do tempo previsto. Para acompanhar se tudo está dentro do planejado é preciso que o paciente faça visitas regulares, geralmente a cada 4 semanas, uma vez que, como o planejamento é individualizado, caso aconteçam intercorrências o cronograma do tratamento pode sofrer alterações.
Por fim, o tratamento acaba quando o paciente utiliza todas as placas e atinge o objetivo final. Entretanto, o uso de contenção ainda é extremamente importante após a retirada do aparelho, para impedir que os dentes voltem à posição original.
Para que serve o alinhador invisível?
O alinhador invisível serve para casos em que pacientes que buscam correção dos dentes desalinhados, diminuir espaços entres os dentes e até alguns problemas simples de mordida.
Entretanto, existem alguns casos que o aparelho invisível pode não ser a melhor opção, podendo precisar do uso de aparelhos convencionais, como:
- pacientes muito jovens
- casos de cirurgia ortognática
- mordida cruzada
- casos graves de apinhamento dos dentes
Apesar disso, ainda em alguns casos mais complexos é possível fazer um tratamento híbrido, ou seja, utilização simultânea ou em períodos diferentes de alinhadores invisíveis e outros aparelhos móveis.
Dessa forma, é essencial esclarecer que todo caso tem sua singularidade e deve ser avaliado para encontrar a melhor opção.
Benefícios e desvantagens do alinhador invisível:
Quando se fala de benefícios acerca dessa tecnologia, estes não se limitam somente aos pontos positivos para os pacientes, mas também para a clínica odontológica. Sendo assim, é possível listar:
Benefícios para paciente:
- Maior conforto
- Estética
- Fácil higienização
- Removível
- Tempo de tratamento previsível
- Resultado previsível
- Menor danos aos tecidos moles
Benefícios para clínica:
- Maior velocidade de tratamento
- Aumento do ticket médio
- Possibilidade de tratar outros problemas simultaneamente
- Utilização de uma tecnologia pode auxiliar no marketing
- Sem intercorrências como brackets quebrados
- Possibilidade de aumento dos lucros
Da mesma maneira que existem pontos positivos, também é possível listar algumas desvantagens sobre a escolha dessa tecnologia, sendo pontos negativos tanto para os pacientes quanto para os profissionais, por exemplo;
- Maior custo em alguns casos
- É necessário que o paciente tenha disciplina
- A retirada do aparelho em locais públicos para alimentar pode ser desconfortável para alguns pacientes
- Pacientes podem perder os alinhadores em restaurantes e lanchonetes
5 Marcas de alinhador invisível:
Como foi dito, com a expansão dos alinhadores pelo Brasil, chegaram muitas marcas no mercado, o que é muito benéfico tanto para os profissionais quanto para os pacientes, pois com mais opções, conseguem escolher a marca que mais se identificam e o tratamento que cabe no bolso.
1. Invisalign
Por ser a mais conhecida do mundo, muitas pessoas inclusive confundem o tratamento em si com a marca, mas invisalign é apenas uma das opções de marca de alinhadores invisíveis.
Eles possuem um software exclusivo e os pedidos são confeccionados nos Estados Unidos. Além disso, para ter em seu consultório, o profissional precisa de um credenciamento e ser especializado em ortodontia.
2. OrthoAligner
Os aparelhos da OrthoAligner são manualmente fabricados no Brasil por técnicos treinados. A marca trabalha com tratamentos de até 24 placas, em uma média de duração de 6 a 8 meses.
Para trabalhar com esta, também é necessário ser um profissional credenciado e especialista em ortodontia.
3. Clear Aligner
Esta é uma tecnologia alemã que consegue atender tanto casos mais simples de alinhamento quanto os mais complexos.
Diferentemente de algumas marcas, para trabalhar com a Clear Aligner o profissional não precisa de credenciamento nem de especialização em ortodontia.
4. Smart Aligner
O alinhador da Smart Solution é uma alternativa desenvolvida no Brasil para tratamentos de baixa complexidade. Um ponto importante ressaltado pela marca é que os alinhadores devem ser usados no mínimo 20 h por dia para melhor eficácia do tratamento.
5. Crystal Aligner
A fabricação destes alinhadores é no Brasil utilizando a técnica de estereolitografia, garantindo qualidade e precisão nas placas alinhadoras.
Quanto custa um aparelho invisível?
Em relação aos valores, estes variam conforme a marca utilizada, experiência do profissional, localização da clínica, complexidade do caso, tempo necessário de tratamento, etc.
Sendo assim, os valores do tratamento podem ir de R$3.000 a R$17.000.