Boca amarga: tudo que você precisa saber sobre!

boca amarga

A boca amarga é um incômodo frequentemente relatado por pacientes no consultório odontológico. Apesar de ser uma sensação comum, não é normal que ela permaneça, sendo sua frequência um sinal de alerta!

Podendo ser consequência de um problema simples como má higienização, ou de problemas mais sérios, é uma condição que deve sempre ser investigada.

Portanto, confira nosso texto e aprenda tudo sobre boca amarga!

Boca amarga o que pode ser?

Várias são as causas que podem levar a sensação de boca amarga. As principais causas são alterações na cavidade bucal, dentre elas a presença de cáries, gengivite, saburra lingual, dentre outros.

Entretanto, apesar desses fatores serem os mais comuns no desencadeamento da condição, outras condições como infecção das vias aéreas superiores, doenças gastrointestinais, uso de suplementos e de alguns medicamentos, podem ser motivos para o surgimento da boca amarga.

Dentre as causas mais comuns estão:

Uso de antibióticos e antidepressivos:

Alguns remédios quando ingeridos são absorvidos pelo organismo e liberados pela saliva, gerando alterações no paladar, e por consequência, desenvolvendo a sensação de boca amarga.

Dentre os medicamentos que causam o problema estão as tetraciclinas, remédios prescritos para gota, como alopurinol, lítio e demais medicamentos utilizados para condições cardíacas.

Ainda, é comum o uso de antidepressivo ocasionar boca seca, resultando na alteração do paladar, já que ocorre o fechamento das papilas gustativas. Medicamentos que provocam gastrite, resultam na má digestão dos alimentos, fazendo com que esses permaneça mais tempo no estômago, o que prolonga a fermentação do alimento, gerando mau hálito

Sendo assim, além dos medicamentos já citados, aqueles que afetam o equilíbrio do sistema digestivo, também desencadeiam a sensação amarga na boca.

Tratamento: nesse caso é comum a sensação de boca seca desaparecer minutos após a ingestão do medicamento. Entretanto, caso seja um problema que gera grande desconforto, deve-se orientar o paciente a consultar o profissional que prescreveu o medicamento e verificar possível substituição.

Má higienização

A higienização inadequada é uma das causas mais frequentes da boca amarga. É comum o paciente se queixar dessa sensação especialmente ao acordar, por consequência do acúmulo de saliva e bactérias na língua, nos dentes e gengiva.

Tratamento: o tratamento para a resolução do amargo na boca devido má higienização é simples, basta orientar o paciente a manter uma rotina correta de higienização. Portanto, oriente-o a escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, principalmente ao acordar e antes de dormir.

Ainda, deve-se ensinar a correta higienização da língua, evitando o acúmulo de bactérias e células mortas na região, a conhecida saburra lingual.

Uso de suplementos vitamínicos:

Suplementos que contenham alta quantidade de substâncias metálicas, como zinco, ferro, cobre ou cromo, podem ser consequência do sabor metálico ou amargo na boca. Entretanto, é um efeito muito comum e, geralmente, surge após completa absorção do suplemento pelo corpo.

Tratamento: quando a causa da condição é uso de suplementos vitamínicos, deve-se esperar que o mesmo seja absorvido completamente pelo corpo, para que a sensação de amargor passe. Entretanto, caso a sensação de amargor seja muito intensa, pode-se orientar o paciente a consultar o profissional prescrito para a redução da dose ou substituição do suplemento.

Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é outra causa bem comum do gosto amargo na boca. Isso ocorre quando o conteúdo consegue chegar até o esôfago, após a digestão. Sendo assim, ocorre o retorno no componente estomacal para a boca, gerando sensação de boca amarga, além de mau cheiro.

Tratamento: caso o problema seja frequente e prolongado, deve-se orientar o paciente a buscar o auxílio de um gastroenterologista. Entretanto, deve-se orientar sobre a cautela na ingestão de alimentos gordurosos ou de difícil digestão, que aumentam a produção de ácido clorídrico.

Ainda, deve-se recomendar a manutenção de uma alimentação equilibrada, evitando refeições muito volumosas, facilitando o esvaziamento gástrico.

Problemas hepáticos

Dentre as causas de boca amarga, sendo as mais graves, estão as condições hepáticas. Problemas relacionados ao funcionamento inadequado do fígado, resulta no acúmulo de amônia no corpo, sendo essa substância tóxica. Essa substância, no funcionamento pleno do fígado, é transformada por ele em ureia, sendo eliminada na urina. Portanto, os altos níveis de amônia provocam alteração no gosto da boca, semelhante ao peixe e cebola.

Tratamento: geralmente, os problemas hepáticos, como gordura no fígado, cirrose e hepatite, possuem outros sintomas como enjoo e cansaço excessivo. Dessa forma, caso desconfie que o paciente apresente problemas hepáticos, orientá-lo a buscar um hepatologista para a realização de exames e possível diagnóstico, buscando o início do tratamento antes da progressão da condição.

Síndrome da boca ardente

É uma condição crônica caracterizada pela dor constante e sensação de queimação na boca. Entretanto, outros sintomas como boca seca e gosto amargo ou metálico são comuns.

A síndrome da boca ardente se apresenta principalmente em mulheres na menopausa ou pós-menopausa, resultado de uma infecção fúngica, viral ou bacteriana, lesão na boca, diabete e deficiências de nutrientes como vitamina B12, ferro, folato ou zinco.

Tratamento: o tratamento da síndrome da boca ardente varia conforme a condição de saúde que o paciente apresenta e que resulta nesse problema. Sendo assim, deve-se orientar a busca por uma consulta médica, para diagnóstico da condição de base e direcionamento devido ao tratamento.

Quando não existe uma doença relaciona a síndrome, deve-se prescrever o tratamento visando o alívio dos sintomas, podendo ser prescrito o uso de remédios benzodiazepínicos, como o clonazepam, suplementos de ácido lipoico e capsaicina, anticonvulsivantes ou antidepressivos tricíclicos, por exemplo.

Ainda, pode-se recomendar a terapia cognitiva-comportamental como alternativa de tratamento.

Gravidez

Uma queixa comum entre grávidas é a sensação de boca amarga, principalmente no primeiro trimestre. Isso ocorre, pois, a gravidez leva a alterações hormonais, o que gera uma apuração do paladar. Sendo assim, é comum algumas pacientes grávidas relatarem a sensação de terem uma moeda na boca ou ter ingerido água de um copo de metal.

Tratamento: por ser uma condição consequência da gravidez, deve se ter ciência que o problema irá ser solucionado no término da gestação. Entretanto, para aliviar a sensação de amargo da boca, deve-se orientar a ingestão de picolé de limão ou limonada.

Cetoacidose diabética

O aumento de glicose no sangue, e por consequência a saída dele das células, desencadeia maior produção de corpos cetônicos para equilibrar o fornecimento de energia suficiente.

A maior quantidade de corpos cetônicos no sangue, ocasiona a diminuição do pH sanguíneo, apresentando alguns sinais como boca amarga, sede intensa, mau hálito, boca seca e confusão mental.

Tratamento: o principal tratamento nesses casos é o controle da glicose, devendo ser feito por uma equipe multidisciplinar.

Dentre outros problemas relacionados à boca amarga estão a radioterapia e quimioterapia, menopausa, candidíase oral, síndrome de boca de pinho, resfriado, dentre outras infecções.

Portanto, é importante efetuar uma boa anamnese do paciente, para efetuar um diagnóstico preciso, evitando a avanço de algumas condições e aliviando a sensação de boca amarga.