Boca seca: um guia completo sobre essa condição!

boca seca

A boca seca é um sintoma muito comum, principalmente em pacientes idosos, sendo caracterizado pela falta de saliva na boca. Podendo possuir vários motivos como causa, devendo ser cautelosamente analisado.

A boca seca pode ser causada por desidratação, uso de certos medicamentos e doenças, sendo importante buscar orientação com um profissional da saúde.

Conhecida clinicamente como xerostomia, é uma sensação incômoda, podendo ser um episódio pontual, gerado por situações de estresse e ansiedade. Entretanto, é necessário conhecer todos os motivos que levam a frequência desse sintoma, para verificar sua associação com problemas mais graves.

Confira tudo sobre boca seca e forneça um atendimento diferencial a seus pacientes!

O que é boca seca?

A boca seca, ou xerostomia, é a sensação incomoda de falta de saliva na boca, ocasionada pela baixa produção dessa substância pelas glândulas salivares. Dessa forma, os pacientes que apresentam essa condição possuem dificuldade para engolir alimentos, podendo também apresentar maior suscetibilidade ao desenvolvimento de cáries.

A diminuição da produção de saliva pode causar boca seca devido a diversas razões, incluindo medicamentos, doenças como diabete e síndrome de Sjögren, radioterapia e hábitos de vida, como fumar, consumir alimentos ricos em açúcar e não beber água suficiente.

Em condições normais o corpo humano produz uma média de um a um litro e meio de saliva por dia, desenvolvendo prejuízos caso essa quantidade seja muito abaixo do normal.

Além de possuir água, a saliva também possui minerais, aminoácidos e outras substâncias que protegem a boca da proliferação de microrganismos. Dessa forma, a saliva efetua um papel protetivo, além de auxiliar na digestão dos alimentos, limpeza dos dentes e fala.

Sintomas de boca seca:

O principal sintoma da boca seca é exatamente a sensação de que falta saliva na boca. Além disso, outros sintomas podem ser relacionados, dentre eles:

• Dificuldade de engolir os alimentos;
  • Dificuldade de fala e mastigação;
  • Percepção de saliva espessa;
  • Sensação de garganta seca, ardor ou queimadura na língua;
  • Lábios rachados ou ressecados;
  • Alteração do paladar e sensação de gosto metálico;
  • Mau hálito e presença frequente de cáries;
  • Presença de saburra lingual, caracterizada pela presença de placa bacteriana na parte superior da língua.

Esses são alguns dos sintomas da boca seca que podem afetar a qualidade de vida e a saúde bucal.

Causas da boca seca:

Várias são as causas que podem desencadear a boca seca, dentre eles os principais são: anti-hipertensivos, que são medicamentos que podem diminuir a produção de saliva.

Medicamentos de uso contínuo, como antidepressivos e anti-histamínicos, também podem causar boca seca. Doenças autoimunes, como a Síndrome de Sjögren, podem levar à inflamação das glândulas salivares, resultando em boca seca.

Tratamentos como radioterapia e quimioterapia para o câncer de boca podem afetar as glândulas salivares. Esses tratamentos podem ter efeitos colaterais, incluindo náusea, suor, rubor e excreção de grandes volumes de urina diluída.

Medicamentos

O uso de alguns medicamentos podem gerar a sensação de boca seca, já que algumas substâncias podem interferir na produção de saliva. Esses medicamentos podem causar boca seca devido à diminuição da produção de saliva por diversas razões, incluindo efeitos colaterais específicos. Dessa forma, os medicamentos mais comuns que apresentam esse efeito são os antidepressivos, antialérgicos, relaxantes musculares e diuréticos.

Tratamento: nesses casos deve-se orientar o paciente a contatar o profissional prescritor do medicamento, e solicitar sua substituição para outro medicamento que não apresente esse efeito colateral.

Radioterapia e quimioterapia

Um sintoma comum da radioterapia e quimioterapia é a xerostomia, causada por substâncias presentes nesses tratamentos para câncer. Esses tratamentos podem ter diversos efeitos colaterais, incluindo náusea, suor, rubor e excreção de grandes volumes de urina diluída.

Tratamento: nesses casos, deve-se prescrever medicamentos que auxiliem na produção de saliva, sempre em contato com os outros profissionais que cuidam do paciente, evitando interação medicamentosa. Além disso, é importante orientar o paciente sobre os cuidados com a higiene bucal e manutenção da hidratação.

Envelhecimento

Uma queixa constante entre os pacientes mais velhos é a sensação constante de boca seca. Todavia, é um processo natural do corpo humano, gerado pelo envelhecimento.

Tratamento: alguns tratamentos e doenças podem favorecer esse quadro nos idosos. Entretanto, deve-se explicar ao paciente sobre essa condição natural, orientar a manter a hidratação e higiene bucal. Caso ele se queixe de muito desconforto, deve-se indicar medicamentos estimulantes de produção de saliva, ou saliva artificial, para alívio dos sintomas.

Patologias

Algumas doenças podem apresentar a boca seca como sintoma. Doenças autoimunes, em que o sistema imunológico ataca o próprio organismo, também podem levar a essa condição. Dentre essas doenças o diabete, Parkinson, Alzheimer, síndrome de Sjögren, HIV/AIDS, podem desencadear essa sensação.

Tratamento: como a sensação de boca seca se deve por conta de uma doença base, o ideal é o controle da doença, com o acompanhamento médico adequado.

Tabagismo e alcoolismo

As substâncias presentes no cigarro, afetam várias componentes do corpo humano, dentre elas a produção de saliva pelas glândulas salivares. Todavia, o álcool é uma substância diurética, favorecendo a desidratação, sendo a principal causa da boca seca.

Tratamento: nesses casos o ideal é o paciente suspender o uso desses itens. Portanto, oriente-o sobre os riscos desses hábitos e a importância de suspendê-lo.

Desidratação

Um dos principais motivos da sensação de boca seca é desidratação, sendo um problema normalmente agudo.

Tratamento: nesses casos o consumo constante de água é essencial. Portanto, oriente o paciente a consumir no mínimo 35ml por kg de peso diariamente. Nesses casos, a inclusão desse hábito na rotina costuma aliviar a xerostomia.

Estresse e ansiedade

Momentos e situações de estresse e ansiedade podem desencadear a sensação de boca seca. Entretanto, nesses casos é um sintoma comum, já que essas situações desencadeiam processos que reduzem a produção de saliva.

Tratamento: caso a sensação de boca seca permaneça por frequentes episódios de estresse e ansiedade, deve-se orientar o paciente a buscar auxílio psicológico. Dessa forma, o psicólogo irá ensinar o paciente técnicas e tratamentos para lhe dar melhor com essas situações.

Síndrome da boca ardente

A síndrome da boca ardente é uma condição que além de apresentar ardência, queimação e formigamento, desencadeia também a sensação de boca seca. Entretanto, deve-se verificar os sintomas entre as condições para não confundir a síndrome de boca ardente com xerostomia.

Tratamento: essa síndrome não possui uma causa exata. Entretanto, algumas medidas para alívio dos sintomas podem ser tomadas, dentre elas mudanças na dieta, uso de medicamentos, redução do estresse e higiene bucal adequada.

Lesões nas glândulas salivares

Um dos principais motivos que levam a xerostomia é a redução da produção de saliva pelas glândulas salivares. Algumas condições que lesionam as glândulas salivares são traumas, infecções, tumores e cálculo salivar.

Tratamento: nesses casos deve-se tratar a causa das lesões. Dessa forma, deve-se prescrever produtos que ajudam a estimular a glândulas. Entretanto, em casos mais graves a remoção dos cálculos salivares ou cirurgia de reparação podem ser recomendadas.

Cuidados para evitar a boca seca

Como foi possível perceber, vários são os motivos que levam a xerostomia, variando conforme a sua causa de base. Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para evitar o problema. A manutenção de uma boa higiene oral é essencial para prevenir a xerostomia. Dessa forma, oriente seu paciente a usar fio dental regularmente para remover a placa e prevenir cáries. Além disso, a ingestão de alimentos ricos em vitamina A, como peixes, carnes e ovos, pode ajudar na saúde da mucosa bucal.

• Ingerir líquido durante todo o dia, dando preferência para água em temperatura ambiente;
  • Estimular a produção de saliva através do consumo de gomas de mascar e produtos cítricos;
  • Diminuir os consumo de cafeína, chá e refrigerantes;
  • Efetuar o uso de enxaguante bucal sem álcool e cremes dentais com adição de cálcio e fósforo.

Concluindo, oriente seu paciente a manter bons hábitos, de saúde e de higiene bucal. Além disso, atente-se aos sintomas queixados para correto diagnóstico e um bom prognóstico da condição.