Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Doenças odontológicas

Como retirar tártaro dos dentes?

como retirar tartaro dos dentes

É muito comum pacientes se questionarem como retirar tártaro dos dentes, apesar do procedimento se realizar apenas no consultório odontológico.

O tártaro dentário, também conhecido como cálculo dental, é uma formação endurecida que se acumula nos dentes devido ao acúmulo de placa bacteriana não removida adequadamente. 

Aumente sua produtividade com o Codental

+20.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Já a placa bacteriana é uma camada pegajosa e incolor que se forma continuamente nos dentes e contém bactérias que se alimentam de resíduos de alimentos e açúcares presentes na boca. 

Dessa maneira, se a placa não for removida regularmente por meio da escovação e uso do fio dental, ela pode mineralizar e se transformar em tártaro.

O tártaro dental é uma substância amarelada ou acastanhada que se forma na linha da gengiva e também entre os dentes, causando problemas estéticos e de saúde bucal. 

No entanto, além de ser uma fonte de mau hálito, o tártaro pode levar ao desenvolvimento de doenças gengivais. Dentre elas a gengivite e a periodontite, que podem causar inflamação, sangramento gengival e até mesmo a perda dos dentes se não forem tratadas adequadamente. 

Sendo assim, deve-se realizar a remoção do tártaro por meio de um dentista, por meio de um procedimento chamado de raspagem, garantindo a saúde bucal e prevenindo complicações futuras. Este artigo abordará formas de fazer uma remoção mais eficaz do cálculo dentário, confira!

O que é raspagem?

Como retirar tártaro dos dentes

A raspagem de tártaro dentário, também conhecida como tartarectomia, é um procedimento odontológico realizado para remover o acúmulo de tártaro e placa bacteriana dos dentes e gengivas. Sendo assim, realiza-se este procedimento com auxílio de instrumentos especiais, como curetas e ultrassom, que ajudam a desalojar e remover o tártaro dos dentes e das bolsas gengivais.

Dentre os instrumentos utilizados para a tartarectomia estão:

Curetas

As curetas de Gracey são instrumentos odontológicos utilizados para a remoção de tártaro durante procedimentos de raspagem e alisamento radicular. 

Essas curetas são projetadas especificamente para alcançar diferentes áreas dos dentes e bolsas periodontais, permitindo uma limpeza mais eficaz. Dessa maneira, o formato curvo e angulado das curetas de Gracey possibilita um acesso mais preciso e confortável aos sulcos periodontais. 

Além disso, elas possuem lâminas afiadas em apenas um lado, o que permite remover o tártaro de forma suave e controlada, preservando ao máximo o tecido gengival saudável. A numeração e indicação de cada cureta segue a seguinte ordem:

  • Gracey 5-6: todas as faces dos dentes anteriores.
  • Gracey 7-8: faces livres dos dentes posteriores.
  • Gracey 11-12: face mesial dos dentes posteriores.
  • Gracey 13-14: face distal dos dentes posteriores.

Existem também as curetas do tipo McCall, curetas consideradas universais, pois possuem duas superfícies de corte, que pode se utilizar em qualquer área, contanto que seja durante a raspagem supragengival. São elas:

  • McCall 13-14
  • McCall 17-18
  • Foice McCall 11-12

Ultrassom

O ultrassom odontológico é uma ferramenta comumente utilizada durante a raspagem dentária para remover o tártaro e a placa bacteriana dos dentes. 

Consiste em um aparelho que emite vibrações de alta frequência, chamadas de ultrassônicas, transmitidas para uma ponta metálica acoplada ao dispositivo. Sendo assim, essa ponta vibra rapidamente e produz ondas sonoras que ajudam a desalojar e quebrar o cálculo das superfícies dentárias.

O uso do ultrassom na raspagem dentária oferece várias vantagens. Ele é eficiente na remoção de tártaro em áreas de difícil acesso, como sulcos gengivais profundos. Todavia, também auxilia na remoção do cálculo intensamente calcificado que não seria removido facilmente apenas com uso de curetas e raspagem manual. 

Além disso, ajuda a reduzir o desconforto durante o procedimento, pois a vibração do ultrassom causa menos pressão e sensação de raspagem em comparação com as curetas manuais. 

Além disso, o ultrassom também pode auxiliar na remoção de manchas e biofilme bacteriano. 

O ultrassom possui pontas específicas para cada uso, que podem variar de acordo com fabricante, mas as mais comuns são:

Pontas de destartarização

Indicadas para a remoção de cálculo dentário, existem diferentes tipos, sendo elas:

  • Ponta N.º 1L: recomendada para a destartarização inicial, lingual e bucal.
  • Ponta N.º 2L: tipo de ponta utilizada no espaço lingual, bucal e interdental.
  • Ponta N.º 3L: tem uma utilização bilateral, subgengival e interdental universal.
  • Ponta N.º 4L: modelo universal, adequado para as superfícies dentárias supragengivais e subgengivais e áreas interdentais.

Pontas periodontais

O seu objetivo é a eliminação do cálculo subgengival, podendo ser utilizadas nas bolsas gengivais profundas. Dessa forma, indica-se para eliminar o tártaro de forma eficiente e segura, proporcionando grande acessibilidade mesmo nas bifurcações.

Estes são os tipos de pontas para periodontia:

  • Ponta reta: indicada para detecção e destartarização de raízes em bolsas gengivais profundas.
  • Ponta reta e fina: adequada para limpeza e destartarização de raízes em bolsas gengivais profundas.
  • Ponta curvada para a direita ou para a esquerda: utilizadas para limpeza de raízes em bolsas gengivais profundas na região posterior.

É possível também lançar mão de produtos químicos para auxiliar durante a raspagem de cálculo dentário, como o Tartarit da Iodontosul que atua na desmineralização do tártaro, sendo indicado como auxiliar durante os procedimentos de remoção de cálculos.

Passo a passo de como retirar tártaro dos dentes:

Remover o tártaro dos dentes é um processo que deve ser feito com cuidado, para evitar danos ao esmalte dental e gengivas. 

Primeiro, deve-se realizar uma avaliação da sua boca para verificar a quantidade e a localização do tártaro. Após isso, realiza-se a limpeza profissional, conhecida como raspagem. 

Utiliza-se a cureta ou ultrassônico para remover o tártaro que se acumulou tanto acima quanto abaixo da linha da gengiva. Sendo assim, como mencionado anteriormente, o ultrassom, em particular, vibra para soltar o tártaro endurecido, enquanto as curetas permitem que o dentista remova o restante com precisão.

Após remover o tártaro visível, realiza-se uma polimerização, que é a técnica de polir os dentes para suavizar a superfície dental e prevenir o acúmulo de nova placa. A finalização envolve uma lavagem cuidadosa da boca com água e antisséptico para eliminar quaisquer resíduos remanescentes.

Além disso, após a remoção do tártaro, é aconselhável adotar uma boa rotina de cuidados dentais em casa para evitar a formação de mais tártaro. 

Portanto, deve-se orientar o paciente a escovar os dentes corretamente pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental e enxaguante bucal regularmente. Ainda, as consultas periódicas ao dentista para limpezas e exames preventivos são extremamente importantes. 

Concluindo, apesar da remoção de tártaros ser simples, deve-se sempre promover o cuidado com a higiene bucal no consultório, principalmente em pacientes que realizam esse procedimento, deixando claro que o problema pode evoluir para um quadro pior. 

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.