O sucesso de uma clínica odontológica está diretamente ligado à experiência positiva do paciente.
No entanto, esse pode ser um grande desafio para os profissionais da área. Afinal, muito além do cuidado com a saúde bucal do paciente, conquistar a sua satisfação tem relação com a gestão do consultório.
Por exemplo, um consultório odontológico desorganizado e com um atendimento falho dificilmente conseguirá prestar um serviço de qualidade e reter seus clientes.
Ou seja, o cuidado com o paciente antes, durante e após a consulta é um fator crucial para o sucesso do seu negócio.
Mas como estreitar essa relação com o paciente e conquistar a sua fidelidade? Isso é o que você irá descobrir neste texto por meio dos seguintes tópicos:
- Por que aprimorar a relação do dentista com o paciente?
- Dicas para um bom relacionamento com os pacientes
- Como ajudar um paciente com medo de dentista?
- Estratégias para fidelizar seus pacientes
- Conclusão
- Conheça o Codental
Continue a leitura abaixo, ou se preferir ler e estudar todo este conteúdo em outro momento, te convidamos a baixar a versão offline do nosso guia: Como ter uma relação recorrente com os pacientes em seu consultório?
Por que aprimorar a relação do dentista com o paciente?
Ter um bom relacionamento com os seus pacientes gera benefícios para você e para eles.
Um exemplo é o tradicional marketing boca a boca. Enquanto os seus pacientes veem valor em seu atendimento odontológico, eles têm grandes chances de indicar o seu serviço para amigos, familiares, colegas de trabalho, etc.
Assim, o seu negócio tem grandes chances de atrair cada vez mais clientes e alcançar bons resultados em um mercado cada vez mais competitivo.
A palavra-chave para isso é credibilidade! Com base na confiança dos seus serviços, sua empresa conquistará clientes fiéis que serão essenciais para bons resultados a longo prazo, uma vez que o investimento para captar novos clientes será menor.
Isso não quer dizer que você vai deixar a divulgação do seu consultório de lado, mas sim, criar estratégias inteligentes para atender todas as necessidades do novo paciente ao chegar no seu consultório, bem como aprimorar a experiência dos pacientes mais antigos.
Em suma, ao investir na relação com os seus pacientes, você tem mais chances de consolidar uma base fixa e, assim, poder investir em novas estratégias para o negócio a fim de oferecer mais qualidade e atrair novos pacientes.
Dicas para um bom relacionamento com os pacientes
Como você pôde perceber, a fidelização dos pacientes é um passo importante para garantir o sucesso de um consultório odontológico.
Mas como fazer com que o relacionamento ajude a criar clientes fiéis?
Primeiramente, você deve pensar no atendimento do seu paciente de uma maneira holística, desde a recepção até o pós-consulta ou pós-operatório. Elencamos aqui três dicas que vão te ajudar:
Tenha uma comunicação clara
Podemos dizer que a comunicação do seu consultório é um ponto que merece uma atenção especial.
A área da saúde é marcada por muitos termos técnicos e de difícil compreensão para os pacientes. Por isso, procure tornar a sua comunicação mais próxima.
Com uma linguagem mais simples, o paciente se sente mais integrado com o procedimento e fica mais seguro durante todo o tratamento.
Esse cuidado deve se estender também aos canais de comunicação da sua equipe com os pacientes: no contato presencial, no WhatsApp, ao telefone, no site, nas redes sociais, etc.
Além disso, aproveite os canais digitais para apresentar as especialidades, os tratamentos e os principais canais de contato do seu consultório. Dessa forma, você garante o contato de mais pacientes qualificados, ou seja, que realmente estão interessados no seu serviço
Mantenha contato antes e após as consultas
Uma comunicação clara e o contato próximo aos pacientes estão diretamente ligados a construção de uma boa relação.
Um exemplo simples e que faz toda a diferença para encantar os seus pacientes são as mensagens de confirmação de consulta enviadas por SMS ou WhatsApp.
O recurso facilita o seu contato com o paciente e diminui o número de faltas nas consultas, uma vez que o paciente recebe uma alternativa para remarcá-la.
Da mesma forma, o profissional mantém o contato com o seu paciente direto na interface de softwares odontológicos, como o Codental, para garantir aos seus pacientes tratamentos mais eficazes e agilidade no atendimento.
Use a empatia
Existem pacientes que sofrem horas antes e até mesmo nos dias que antecedem a consulta, o que resulta em estresse, aumento da pressão arterial e dores no corpo.
Portanto, coloque-se no lugar do paciente e lembre que, se para você é um ambiente de trabalho, para outros se torna um local de pavor.
Por isso, converse com ele e escute os seus anseios em relação ao consultório: se existe algum procedimento que causa desconforto, algum equipamento que gere ansiedade, como é a sua saúde e seu bem-estar…
A partir desse entendimento e empatia, seu cliente, mesmo o mais novo deles, sentirá que não está sozinho.
Da mesma forma, incentive os pacientes com medo de dentista a irem acompanhados de um parente ou um amigo próximo para que eles se sintam mais seguros e tranquilos durante o atendimento odontológico.
O cuidado dedicado aos pacientes que têm fobia de dentista promove um relacionamento duradouro com o seu consultório, uma vez que ele se sentirá mais seguro e à vontade para continuar o tratamento apenas com você.
Nesse sentido, outras dicas podem te guiar ao ajudar um paciente que tenha medo de dentistas. Confira a seguir!
Como auxiliar um paciente com medo de dentista?
O medo de dentista infelizmente é muito comum entre a população, especialmente nas crianças. No entanto, a ansiedade e tensão não devem impedi-lo de visitar o consultório e seguir os tratamentos recomendados.
Por outro lado, algumas pessoas sofrem de fobia de dentistas, conhecido como Odontofobia. Nesses casos, o simples pensamento de uma consulta gera pânico e pode causar sintomas físicos de ansiedade nos pacientes.
Com isso, eles fazem de tudo para não ir ao dentista e, dessa forma, estão mais sujeitos a doenças periodontais e perda precoce dos dentes.
A Odontofobia deve ser tratada como uma doença e contar com a ajuda de um profissional de saúde mental para que não impacte no bem-estar dos pacientes.
Além da empatia, outras dicas podem transformar a relação desses pacientes com o seu consultório:
Humanize a clínica ou consultório
Invista em um ambiente com cores vivas, cadeiras confortáveis, serviço de copa e acessibilidade.
Além disso, é importante conversar com o paciente e tentar entender o seu medo de ir ao dentista para que você possa investir nas melhores estratégias de tratamento.
Essas atitudes contribuem com uma maior humanização, além de permitirem que o paciente se sinta melhor, como se estivesse em casa.
Não deixe os equipamentos à vista
Esconda os equipamentos antes do paciente entrar, principalmente os cortantes.
Ao ver as ferramentas, ele pode ficar com mais medo ao imaginar para que elas servirão em seu tratamento.
Durante a consulta, explique para o paciente sobre o procedimento e, se possível, faça pequenas pausas para garantir que ele está confortável.
Demonstre com sua equipe o profissionalismo
Quando o paciente chegar em sua clínica ou consultório, sua equipe deve se apresentar de forma calorosa. Da mesma forma, quando atendê-lo, é necessário que você, dentista, mostre muita confiança.
Essa é uma ótima maneira de acalmar os pacientes e não deixá-los com dúvidas em relação ao tratamento e também ao profissional escolhido.
Dessa forma, você será capaz de estabelecer uma relação de confiança, ao mesmo tempo que adapta o atendimento para as necessidades do paciente.
Estratégias para fidelizar seus pacientes
“Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo” – Philip Kotler
Na nova era da odontologia, um dos principais desafios dos consultórios odontológicos é reter os pacientes em face da concorrência no setor.
Segundo dados do CFO – Conselho Federal de Odontologia, o país tinha 331.502 dentistas com CRO ativo em 2020. A média brasileira é de 634 habitantes por dentista.
A chave para superar esse desafio é a fidelização dos clientes. Por isso, é essencial manter um bom relacionamento com o seu paciente para que ele não pense em trocar de clínica simplesmente por uma oferta mais barata, por exemplo.
Além disso, como citamos anteriormente, o cliente fiel gera mais retorno sobre o investimento a longo prazo, pois ele não precisa de novos esforços de marketing e vendas para retornar.
Na verdade, ele precisa se sentir conectado ao seu negócio por meio do cuidado e carinho dedicados durante toda a relação do paciente com seu consultório. Essas três estratégias vão te ajudar:
Crie um ambiente acolhedor
Algumas salas de espera dos consultórios odontológicos tem um aspecto muito similar a outras áreas da saúde, com paredes brancas e até mesmo quadros com os procedimentos realizados.
Um ambiente propício para aumentar a ansiedade, principalmente dos pacientes que têm medo de dentistas. Por isso, dê uma atenção especial a esses cinco pontos em seu consultório:
Agregue valor aos seus serviços
A fidelização do paciente também está ligada à percepção sobre os serviços oferecidos pela sua clínica ou consultório.
Só para exemplo: do que adianta uma empresa investir nos melhores equipamentos, se um atendimento falho pode acabar afastando os pacientes?
Ao contrário do que muitos ainda pensam, agregar valor aos serviços não se resume em oferecer tratamentos modernos, mas sim, fazer o seu cliente entender que a promoção do bem-estar e saúde são o seu principal interesse.
Sendo assim, prepare os esforços da sua empresa para gerar valor no relacionamento com o paciente.
Durante a consulta, converse com seu paciente sobre os mais diversos assuntos, se possível explique para ele cada etapa do tratamento e mesmo após a consulta, mantenha-o informado sobre os cuidados que devem ser tomados e relembre a data de retorno da próxima consulta.
Isso faz com que o paciente se sinta mais motivado a cuidar da saúde bucal, ao mesmo tempo que se sente mais cuidado pela sua clínica ou consultório.
Invista em novas tecnologias
Utilize novas tecnologias para garantir aos seus pacientes tratamentos mais eficazes e seguros e agilidade no atendimento, minimizando o tempo no consultório.
Dessa forma, é possível aprimorar a qualidade do seu serviço e, consequentemente, fidelizar e atrair cada vez mais pacientes.
Com o uso do Codental, um software odontológico, por exemplo, é possível gerir a sua agenda e fazer o controle financeiro do seu consultório.
Ao demonstrar que sua equipe está disposta a oferecer as melhores ferramentas para os cuidados com os pacientes, eles se sentem mais seguros em confiar o seu bem-estar “nas mãos” do consultório.
Conclusão
Em resumo, um bom relacionamento com os seus pacientes é a melhor forma de conquistar clientes fiéis e, assim, oferecer mais estabilidade para a sua clínica ou consultório.
Por isso, tenha em mente que o cuidado e atenção com as necessidades do seu paciente devem guiar todas as suas estratégias e ações.
O primeiro passo é garantir um atendimento humanizado e acolhedor para que o paciente sinta a confiança e segurança necessárias para realizar o tratamento em seu consultório.
Ao mesmo tempo, investir em diferenciais que tornem seus serviços mais atrativos, como o uso de tecnologias mais modernas e inovadoras que garantem o contato próximo com o seu paciente.
Em sua maioria, os pacientes que recebem a atenção, cuidado e empatia dos seus dentistas têm uma grande chance de indicá-lo a amigos e familiares.
Conheça o Codental
O Codental é um software odontológico criado para facilitar a sua vida! Em um clique você tem acesso a todas as informações do paciente e do consultório divididas em apenas três menus: Agenda, Pacientes e Financeiro.
Ele permite que o dentista, a secretária e toda a equipe façam uma boa gestão de seu consultório de uma maneira rápida e dinâmica.
Além disso, é possível manter uma relação próxima com o seu paciente com as mensagens de confirmação de consulta enviadas por SMS ou WhatsApp. O recurso facilita o seu contato com o paciente e auxilia na diminuição do número de faltas nas consultas.
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