A graduação de odontologia é uma das mais procurados no país, formando cerca de 15 mil novos profissionais por ano, segundo o CFO. Mas, após graduado como clinico geral, existe um mar de possibilidades de especializações, cada uma com sua peculiaridade. Por isso, se está em dúvida de que área seguir, trouxemos diversos pontos relevantes acerca das especialidades odontológicas para te ajudar a escolher.
Quais as especialidades odontológicas reconhecidas pelo CFO
O Conselho Federal de Odontologia, com a Resolução n.º 161, de 2015, reconhecia o total de 22 especialidades, mas em 2019 reconheceu também a Harmonização Orofacial como especialidade odontológica. Sendo assim, são elas:
- Acupuntura;
- Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais;
- Dentística;
- Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial;
- Endodontia;
- Estomatologia;
- Harmonização Orofacial;
- Homeopatia;
- Implantodontia;
- Odontogeriatria;
- Odontologia do Esporte;
- Odontologia do Trabalho;
- Odontologia Legal;
- Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais;
- Odontopediatria;
- Ortodontia;
- Ortopedia Funcional dos Maxilares;
- Patologia Oral e Maxilo Facial;
- Periodontia;
- Prótese Buco-Maxilo-Facial
- Prótese Dentária;
- Radiologia Odontológica e Imaginologia;
- Saúde Coletiva.
Qual a carga horária miníma para cada especialidade odontológica
Outro ponto-chave para auxiliar na escolha, é em relação ao tempo necessário para concluir cada curso, uma vez que cada profissional tem um tempo disponível. Posto isso, a resolução CFO-161/2015 exige uma carga horária mínima de :
- 3.000 (três mil) horas aula, para Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais
- 1.500 (mil e quinhentas) horas aula, para Ortodontia;
- 1.100 (mil e cem) horas aula, para a especialidade de Ortopedia Funcional dos Maxilares
- 1.000 (mil) horas aula, para as especialidades de Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais e de Implantodontia
- 750 (setecentas e cinquenta) horas aula, para as especialidades de Homeopatia, Prótese Dentária, Endodontia, Periodontia, Odontopediatria, Dentística, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Estomatologia, Radiologia Odontológica e Imaginologia e Odontogeriatria
- 500 (quinhentas) horas aula, para as especialidades de Acupuntura, Odontologia do Esporte, Odontologia Legal, Odontologia do Trabalho, Patologia Oral e Maxilo-Facial, Prótese Buco-Maxilo-Facial e Saúde Coletiva.
É válido pontuar que a partir do número de horas exigidos, cada entidade administradora é responsável por definir a duração de cada curso, desde que, respeite a carga mínima, portanto, pode variar entre cursos. Dito isso, é importante ressaltar a importância de verificar se o curso possui a caga horária adequada, pois muitas ofertas atrativas podem basear em cursos mais baratos, mas que não respeitam as exigências do CFO, e, assim, serão inválidos.
Qual a importância de fazer uma especialização odontológica
Primeiramente, ao se formar, o dentista vai para o mercado como clinico geral e estará habilitado para atender pacientes e resolver casos rotineiros dentro da odontologia. Todavia, ao se especializar, além de apresentar um diferencial competitivo, estará mais capacitado para lidar com problemas variados e poderá se aperfeiçoar ainda mais naquele campo específico.
Um profissional muito bom no que faz, pode atrair pacientes de outras cidades, municípios e até outros países, buscando o melhor especialista para aquele procedimento. Nesse sentido, seu trabalho pode ser mais reconhecido e, com serviço diferenciado, conseguirá um espaço de destaque no mercado.
Como escolher a melhor especialidade odontológica
Como existes inúmeras possibilidades, a escolha de uma pós-graduação/especialização pode ser difícil. Inicialmente, amar o que faz é um grande passo para o sucesso; por isso, é preciso se fazer algumas perguntas, considerando suas preferências pessoais como:
- Qual tipo de atendimento tem preferencia?
Pode ser no campo da estética, diagnóstico, prevenção, tratamento, cirurgia, etc. Muitas áreas englobam mais de um, mas também é possível se perguntar qual não gostaria, e, então, filtrar um pouco as possibilidades
- Qual público gostaria de atender?
Adultos, crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais.
Ademais, além dessas perguntas iniciais, cada um pode criar suas próprias perguntas e pontuar quais as suas expectativas profissionais e pessoais. Dessa forma, alguns podem considerar o local de atuação, outros a remuneração e assim ir individualizando sua escolha.
Especialidades odontológicas mais lucrativas e suas funções
Da mesma forma, se sua decisão também está baseada no seu ganho salarial, aqui vai uma lista das especializações lucrativas na atualidade:
-
- Dentística: Os profissionais especializados nessa área são responsáveis pela restauração dentaria, que pode ser restauradora ou estética. Como na atualidade os procedimentos estéticos estão cada vez mais em alta e os famosos vem divulgando bastante as lentes de contato e as facetas de porcelana, a dentística vem sendo uma área com bastante procura e bem remunerada.
- Harmonização orofacial. Essa especialidade, que foi a última a ser reconhecida pelo COF, vem ganhando bastante espaço no mercado, por conta da grande demanda estética atual, e também pode trazer muito lucro aos profissionais especializados.
- Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais: O dentista atuante dessa área trabalha com procedimentos cirúrgicos que reconstroem a face, tratam traumas e anomalias congênitas, entre outros. Dito isso, devido à grande complexidade dos procedimentos, é a especialidade que demanda maior tempo de curso; por isso, deve ser escolhida por aqueles que realmente gostam da área de atuação.
- Implantodontia: O implante dentário também está entre os tratamentos mais procurados na odontologia. Logo, a grande procura, em conjunto com o valor de cada procedimento, que pode variar conforme o material, são responsáveis por tornar essa especialidade bem promissora.
- Ortodontia: A ortodontia é responsável por corrigir a posição dos dentes e dos maxilares. Entretanto, para ter um diferencial no mercado, é preciso usar o avanço tecnológico ao seu favor, oferecendo diferentes tipos de aparelho, como alinhadores transparentes e personalizados com tecnologia 3D.
- Endodontia: Essa área trabalha com diagnósticos e tratamentos de lesões e doenças da polpa e raiz do dente. Sendo assim, por conta da grande importância dessas estruturas internas, incluindo a relação com a prevenção de doenças cerebrais, se bem explorado, é um ramo bastante lucrativo.
Especializações odontológicas com mais profissionais no Brasil
Outro ponto relevante de ser estudado ao escolher uma especialização é a quantidade de profissionais que já atuam nessa área, já que com essa análise, é possível enxergar uma necessidade maior de dentistas especializados em um setor, ou até mesmo buscar respostas e entender o porquê de um número tão alto ou tão baixo em cada um.
Segundo dados do CFO as 5 especialidades odontológicas com mais profissionais registrados são:
- Odontologia do esporte
- Prótese buco-maxilo-facial
- Odontogeriatria
- patologia oral e maxilo facial
- Acupuntura
Por outro lado, as especialidades odontológicas com maior número de profissionais atuantes são:
- Ortodontia
- Implantodontia
- Endodontia
- Prótese dentária
- Periodontia
Com isso em mente, um estudo desses dados tem potencial para ajudar em uma escolha, já que é possível escolher uma área que ainda não possui muitos concorrentes e pode crescer no mercado. Todavia, da mesma forma, se você for um profissional diferenciado, também pode se destacar atuando na mesma área que milhares de dentistas.
Por fim, os principais pontos para conseguir um sucesso profissional são gostar do que faz e tratar seus pacientes com empatia e responsabilidade profissional. Dessa maneira, há mercado para todas as especializações odontológicas e você se sentirá realizado com seu dia a dia.