Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Empreendedorismo

Financiamento odontológico: saiba tudo sobre!

Financiamento odontológico

Publicado por

Marina Miranda

Sem dúvidas um profissional de odontologia já presenciou em uma consulta um paciente que precisava de um tratamento odontológico, mas, por questões financeiras, não o fez!

Quando se pensa na importância da saúde bucal, e também o quanto a estética pode atrapalhar a autoestima do paciente, momentos como esse são tristes para a profissão, por isso, oferecer diferentes formas de pagamento acaba sendo uma ótima alternativa para ampliar o acesso aos tratamentos odontológicos.

Aumente sua produtividade com o Codental

+20.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

Nesse sentido, o financiamento odontológico é uma forma de pagamento que as clínicas podem oferecer aos pacientes, melhorando a taxa de conversão. 

Porém, apesar do financiamento odontológico ser uma forma de ampliar o acesso de muitos pacientes para alcançaram um sorriso bonico e saudável, ainda é pouco utilizado nas clínicas odontológicas.

Pensando nisso, este artigo objetiva tratar todas as dúvidas acerca desta forma de pagamento, quais benefícios, desvantagens e muito mais. 

Como funciona o financiamento odontológico? 

O financiamento odontológico, nada mais é, do que mais uma forma de pagamento além das opções a vista, com dinheiro, PIX ou débito e que, diferentemente do crédito que muitas vezes oferece parcelas de até 12x, o financiamento possibilita parcelas maiores de 18x, 24x e até 36x.

Dito isso, essa opção pode acontecer de duas maneiras: o paciente contrata uma empresa de financiamento e faz um empréstimo ou a clínica contrata a empresa e oferece aos pacientes como opção. 

A primeira forma acaba sendo uma ótima opção para aqueles pacientes que, ou não possuem limite no cartão de crédito, ou não querem comprometê-lo.

Sendo assim, ele pode contratar uma empresa, preferencialmente, especializada em financiamento odontológico, que muitas vezes trabalha da seguinte forma: paciente se cadastra na plataforma, faz o orçamento do financiamento do valor do tratamento avaliando número de parcelas e juros, aguada a análise e pode conseguir o crédito na mesma hora.

Ao final, existem empresas que oferecem a cartela de clínicas odontológicas parceiras e empresas que possibilitam que o paciente contrate qualquer dentista, por isso atente-se em cada alternativa. 

Já na segunda opção, a própria clínica que contrata a empresa responsável pelo financiamento. Dessa forma, ela quem solicita o empréstimo online, acompanha a análise de crédito da empresa, o paciente assina contrato digital e, depois disso, a empresa recebe o valor e o paciente as devidas parcelas.

Portanto, vale pontuar a importância dos profissionais ao menos estudarem essa forma de pagamento, para compreender melhor sobre essa opção e analisar se faz sentido ou não para a clínica. 

Quais as vantagens do financiamento odontológico? 

Sem dúvidas, ter outras opções disponíveis de pagamentos aumentará as chances do paciente que fez o orçamento concluir aquele tratamento. Por isso, vale pensar nos benefícios de oferecer a opção do financiamento odontológico, como:

Opção para contornar objeção:

Quando se fala de fechamento de vendas, a objeção muitas vezes se torna um bicho de sete cabeças aos dentistas.

A objeção nada mais é que uma “desculpa” que o paciente da para não realizar o tratamento, e isso acaba sendo frustrante para o profissional que conseguiu atrair pacientes, faz muitos orçamentos durante o dia, mas no final, acaba não fechando nenhum tratamento. 

Pensando nisso, quando se oferece o financiamento odontológico, se a objeção do paciente for financeira, a clínica conseguirá contorná-la facilmente oferecendo uma solução prática, o que representa maiores chances de conversão.

Vantagem competitiva:

Pensando em uma situação, na qual o paciente faz o orçamento com dois consultórios odontológicos, sendo que um ele tem que realizar o pagamento à vista e no outro tem a opção de financiá-lo, é possível enxergar uma vantagem competitiva, não é mesmo?

Nessas situações, vale refletir também que nem todo tratamento é planejado pelo paciente, muitas emergências podem acontecer, e a falta de diferentes formas de tratamento pode fazer com que o dentista perca aquele cliente.

Logo, ter a opção de financiamento odontológico faz com que, muitas vezes, aquela clínica saia na frente de concorrentes. 

Aumento da base de clientes:

Como foi dito, empresas de financiamento podem ser contratadas ou pelos pacientes, ou pelas clínicas odontológicas. Quando a clínica contrata a empresa, ela recebe encaminhamento de novos pacientes, prospectados por essa terceira, que têm interesse em realizar um tratamento e precisam financiá -o. 

Portanto, além de aumentar as chances de conversão para aqueles pacientes que já conhecem a clínica, contratar uma empresa de financiamento pode aumentar ainda mais a base de clientes de maneira passiva. 

Fluxo de caixa mais estável:

Como consequência da vantagem competitiva, a clínica aumentará a base de clientes e também terá fechamentos mais recorrentes e maior previsibilidade de recebimentos. Além disso, a instituição financeira é quem fica responsável pelo recebimento das parcelas, logo a clínica tem o recebimento do tratamento garantido. 

Com isso, cria-se um fluxo de caixa mais estável, favorecendo a saúde financeira do consultório odontológico. 

Aumento de vendas de tratamentos complexos:

Tratamentos complexos exigem maior planejamento financeiro do cliente, a exemplo dos implantes dentários, nos quais os valores variam de R$.1.500,00  a R$ 9.000,00 por dente. Com isso, muitos pacientes, mesmo interessados nesses tratamentos, acabam adiando ou não realizando e profissionais acabam sendo prejudicados financeiramente.

Porém, com a opção de financiamento, o paciente conseguirá parcelar esse valor de muitas vezes, aumentando as chances da venda. Consequentemente, as conversões de tratamentos complexos aumenta, aumento o ticket-médio, o que representa um ótimo benefício para o financeiro da clínica.

3 dicas essências para realizar financiamento odontológico de forma segura? 

Uma das preocupações de dentistas e clínicas odontológicas quando se trata se financiamento é em relação à segurança. Por isso, algumas medidas são importantes para garantir a segurança mútua, como: 

  1. Contrate uma empresa especializada e com credibilidade:

De nada adianta contratar uma empresa para ficar responsável por esta parte financeira, sem que se reconheça a credibilidade desta. Por isso, estude as opções do mercado e tire todas as dúvidas com os representantes.

Além disso, é valido conversar com clínicas que também fazem este serviço com a empresa para entender a perspectiva de um cliente.

  1. Atente-se a uma comunicação objetiva e clara com paciente:

Para muitos pacientes, a opção de financiar o tratamento odontológico pode ser uma novidade, o que pode gerar dúvidas. Por isso, é de extrema importância que o responsável por essa negociação tenha uma comunicação clara, objetiva, impedindo qualquer erro de interpretação do paciente. 

Procure perguntar ao paciente se ele tem alguma dúvida várias vezes durante a explicação, repita quantas vezes for necessário e utilize linguagem simples e objetiva.

  1. Trabalhe sempre com contrato:

O contrato é essencial mesmo quando não se trata de financiamento, porém, com o financeiro ele se torna ainda mais indispensável.

Muitas empresas já oferecem o contrato e realizam essa intermediação entre paciente e clínica, mas, se não for o caso, imponha sempre esta condição. 

O contrato formal oferecerá proteção e equilíbrio na relação entre o paciente e profissional e garante maior segurança para ambos. 

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.