Garganta seca: 13 causas que você precisa conhecer!

garganta seca

A garganta seca é uma condição que atinge vários pacientes, podendo ser derivada de problemas simples ou complexos.

Portanto, essa condição pode ser consequência de tempo seco, uso excessivo da voz, alergias, e até mesmo faringites, amigdalites e demais condições. É importante consultar um profissional de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Na maioria das situações o indicado será encaminhar o paciente para atendimento médico. Entretanto, é papel do dentista conhecer bem as condições por trás da garganta seca para tranquilizar os pacientes e efetuar o tratamento ou encaminhamento corretamente.

Confira tudo sobre garganta seca e garanta um atendimento diferenciado!

O que é garganta seca?

A garganta seca é a sensação relacionada a baixa do fluxo salivar, gerando irritação e incomodo aos pacientes, além de sensação de arranho. Geralmente, esse incomodo costuma desaparecer em apenas alguns dias, e sua continuidade pode estar associada a presença de alguma condição.

Garganta seca pode ser causada por várias condições, como desidratação, alergias, ou infecções. Sendo assim, caso paciente se queixe de garganta seca, o primeiro questionamento deve ser sobre a quantidade de dias que apresenta o sintoma. Caso o mesmo relate que o sintoma está presente por um tempo, deve-se encaminhá-lo para um médico e fonoaudiólogo, efetuando um trabalho multidisciplinar.

Principais causas de boca seca:

Várias são as causas que levam a boca seca, dentre as principais estão:

Problemas nas glândulas salivares

Problemas nas glândulas salivares podem reduzir a produção de saliva, levando à xerostomia e sensação de garganta seca. Ainda, a síndrome de Sjögren, uma condição autoimune, pode causar inflamação das glândulas salivares e contribuir para o ressecamento da boca. Além disso, a síndrome de Sjögren pode causar sintomas como sensação de areia nos olhos e aumentar o risco de infecções.

Desidratação

Um dos principais problemas que levam a sensação de boca seca é o baixo consumo de água durante o dia. Isso se deve, devido o corpo não ser capaz de produzir saliva suficiente para hidratar a garganta, deixando seca e irritada. Além disso, garganta seca pode ser um sintoma de desidratação.

Tratamento: nesses casos a única indicação ao paciente é aumentar o consumo hídrico, consumindo pelo menos 35ml*kg de peso, resultando na melhor hidratação da garganta. Para pessoas com dificuldade de consumo de água, uma boa opção é saborizar a água para melhor aceitação, sendo uma ótima alternativa para pacientes idosos.

Ar seco e ar condicionado

O ar seco e uso constante de ar condicionado pode resultar na garganta seca. Isso ocorre, pois a mucosa tende a perder umidade, tendendo a ficar mais seca nessas condições, além de causar tosse seca, pigarro e em alguns casos rouquidão. O ar seco pode ressecar as vias aéreas, contribuindo para a sensação de garganta seca.

Tratamento: nesses casos deve-se recomendar o paciente a evitar o uso de ar condicionado e exposição a ambientes secos. Ainda, deve-se indicar beber bastante água, utilizar umidificador também em uma ação que ajuda a diminuir a sensação de garganta seca e irritada.

Gripe e resfriado

Gripe e resfriado são condições que geram sensação de garganta seca e arranhada, irritação e inflamação, podendo ser gerada por infecções virais. Além dessa sensação, outros sintomas como tosse, febre, espirros, entupimento nasal e dor na cabeça e no corpo podem aparecer. Congestão nasal e dor de garganta são sintomas comuns que podem acompanhar a gripe e o resfriado.

Tratamento: nesses casos deve-se orientar o paciente a se manter bem hidratado, além de indicar o acompanhamento médico visando correto tratamento da condição apresentada.

Dormir com a boca aberta

Dormir com a boca aberta também gera secura na garganta. Isso acontece devido à perca de saliva que mantém a garganta e boca úmida. Além disso, dormir com a boca aberta pode ser um sinal de falta de ar durante o sono.

Tratamento: esse hábito deve ser tratado diretamente com um otorrinolaringologista para identificar a causa de dormir de boca aberta e iniciar o tratamento adequado. Nesses casos, o médico pode indicar o uso de CPAP, e em alguns casos até cirurgia.

Uso excessivo da voz

O excesso de uso da voz também pode gerar garganta seca. Isso se deve ao grande uso da voz, que gera irritação ou inchaço na garganta, lesões nas cordas vocais, podendo ou não acompanhar rouquidão. Além disso, o uso excessivo da voz pode causar desconforto na garganta.

Tratamento: geralmente, o descanso da voz é a solução desse problema. Entretanto, em casos que a sensação não passa em alguns dias, deve-se orientar o paciente a buscar auxílio médico para verificar possíveis lesões nas cordas vocais e posterior tratamento.

Amigdalite

A amigdalite se caracteriza pela inflamação das amígdalas, que são estruturas presentes na garganta. Dessa forma, essa infecção gera, além da sensação de garganta seca, dor intensa na garganta, dificuldade para engolir, febre alta, e em alguns casos, pus na garganta.

Tratamento: caso o paciente seja diagnosticado com amigdalite, deve-se orientar a busca por um otorrinolaringologista para o tratamento mais adequado. Anti-histamínicos podem ser recomendados para aliviar os sintomas alérgicos associados à amigdalite.

Faringite estreptocócica

A faringite estreptocócica é uma condição provocada pela bactéria Streptococcus pyogenes, surgindo na parte de trás da garganta, gerando dificuldade de deglutição, sensação de boca seca, arranhando ou coçando, além de catarro verde ou amarelo na garganta. Ainda, alguns casos apresentam febre, dor de cabeça, mal-estar geral e rouquidão.

Tratamento: nesses casos deve-se efetuar o encaminhamento médico, pois os tratamentos para a condição variam conforme os sintomas apresentados. É crucial consultar um profissional de saúde para o diagnóstico e tratamento adequados.

Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é uma condição que gera irritação na garganta, devido ao retorno do componente gástrico. Nesses casos, sintomas como coceira, sensação de garganta seca e irritação são muito comuns.

Tratamento: no caso de refluxo, o encaminhamento deve ser feito para um gastroenterologista, para o tratamento da condição que irá resultar na melhora da irritação na garganta, e consequentemente, na sensação de garganta seca.

Cigarro

A exposição a substâncias irritantes, dentre elas o cigarro, levam a irritação da garganta e inflamação crônica, gerando a sensação de garganta seca mesmo com a ingestão de água.

O hábito de fumar prejudica diretamente a produção de saliva, gerando problemas. Além da sensação de garganta seca, é comum o paciente apresentar a garganta arranhando, pigarro, coceira, e em alguns casos dor.

Tratamento: nesses casos o indicado é parar com o hábito de fumar, pois além da sensação de garganta seca, essa mania resulta em doenças severas, como alguns cânceres, por exemplo.

Consumo excessivo de álcool

O álcool gera um efeito irritativo na garganta, além de, poder ocasionar acidez do estômago e gerar refluxo. Sendo assim, o uso demasiado de álcool pode ser o motivo para o paciente apresentar a sensação de secura na garganta.

Tratamento: nesses casos deve-se orientar o paciente a parar ou diminuir o consumo de álcool, e em alguns casos o encaminhamento a um psicologo pode ser necessário.

Alergias

Um dos sintomas comuns das alergias é a irritação da garganta. Portanto, com a irritação da garganta se desenvolve a sensação de garganta seca. Além disso, outros sintomas estão presentes nas alergias, dentre eles coriza, olhos lacrimejando, espirros, dentre outros. A congestão nasal também é um sintoma comum de alergias.

Tratamento: em caso de pacientes alérgicos deve-se orientar a busca por um alergista e início de um tratamento multidisciplinar. As alergias podem evoluir de maneira grave, podendo resultar em um choque anafilático, levando o individuo a morte. Portanto, esclareça devidamente o paciente a importância de tratar essa condição devidamente.

Xerostomia

A xerostomia é o ressecamento da boca provocado por diminuição ou ausência do fluxo salivar. Dessa forma, ocorre o ressecamento da mucosa da boca e garganta. Ainda, é acompanhada de outros sintomas como mau hálito, língua seca ou aftas, dentre outras condições. A síndrome de Sjögren é uma condição autoimune que pode causar xerostomia.

Tratamento: nesses casos deve-se orientar o paciente a se hidratar corretamente. Em alguns casos, pode ser efetuado a prescrição de saliva artificial ou tratamento específico para a doença causa da xerostomia.