Gengiva branca: 12 causas que você precisa conhecer!

gengiva branca

A gengiva branca é uma condição que pode ter procedência simples como aftas, extração dentária e leucoplasia. Entretanto, pode surgir por meio de condições mais sérias como câncer de boca, líquen plano oral, dentre outros.

Os sintomas relatados pelos pacientes que apresentam essa condição podem ser distintos, a depender da causa da gengiva branca, dentre eles inchaços, feridas, mau hálito, caroços na boca, fraqueza, por exemplo.

Desa maneira, deve-se avaliar criteriosamente esse paciente, com o intuito de descobrir a causa da gengiva branca, visando o tratamento precoce e efetivo.

Confira tudo sobre gengiva branca e forneça um atendimento diferenciado aos seus pacientes!

Causas da gengiva branca

A gengiva branca é uma condição que afeta a saúde bucal, geralmente sendo causa de uma condição maior. Além de prejudicar a aparência da gengiva inteira, ou nas partes acometidas, também pode desencadear alterações na espessura da gengiva e na parte interna das bochechas.

Dessa forma, é sempre bom observar se a gengiva do paciente se apresenta na cor coral, rosa ou levemente avermelhada, característicos de uma gengiva saudável, com recebimento adequado do fluxo sanguíneo.

Vários são os problemas que podem desencadear a gengiva branca, dentre eles:

Gengivite

A gengivite é caracterizada por uma inflamação que atinge a boca, podendo ter várias causas como cáries, tártaro, utilização indevida de aparelhos ortodônticos e próteses, dentre outros.

Dessa forma, sintomas como inchaços, esbranquiçamento, dores e incômodos na gengiva podem surgir, e em casos mais severos, pode levar ao desenvolvimento de periodontite.

Periodontite

Um grande problema relacionado ao não cuidado da gengivite é a periodontite, que pode trazer sérias consequências. Dentre os sinais e sintomas relacionados a periodontite, observa-se irritação e esbranquiçamento da gengiva, inflamações e língua branca.

Além disso, o paciente com periodontite apresenta mau hálito, sangramento, amolecimento dos dentes, dores na região atingida, além de todos os sintomas relacionados na gengivite.

Implantação de amálgama

É esperado uma descoloração natural das gengivas com o decorrer do tempo. Em geral, elas são formadas no momento em que partículas de preenchimento prateado se fixam nos tecidos da boca.

Existem casos que a utilização de dentes postiços provoca manchas, devido partículas do metal se alojarem dentro da gengiva, podendo ser pretas, azuis ou cinzas.

Apesar de inofensivo, casos o paciente se queixe por desconforto estético, é possível a remoção dessas manchas.

Anemia

Apesar dos sintomas típicos da anemia serem fraqueza e falta de apetite, essa condição também pode resultar em palidez nas gengivas e mucosas orais.

A anemia se caracteriza pela alteração de hemoglobina nas hemácias, sendo imprescindível o encaminhamento do paciente para um hematologista, visando o tratamento devido.

Afta na gengiva

Uma das condições odontológicas mais comum, a afta na gengiva pode ser causada por escovas de dentes com cerdas duras, consumo de alimentos quentes e ácidos, dentre outros fatores. Dessa forma, uma das principais características da afta é apresentar lesões esbranquiçadas e redondas, resultando em uma gengiva com aparência branca, feridas, dor na boca, além de dificuldade para mastigar alimentos e falar.

Leucoplasia

A leucoplasia oral é uma condição em que manchas brancas se desenvolvem na boca, incluindo na gengiva. Entretanto, nem sempre é uma condição grave, sendo geralmente associada a questões estéticas, podendo estar relacionada ao tabagismo, irritação crônica, consumo excessivo de álcool e alimentos muito ácidos e picantes.

Líquen plano oral

O Líquen plano oral é uma doença crônica que possui dentre os seus sintomas a gengiva branca, além da língua e parte interna da bochecha. Além disso, é uma condição que pode gerar dor, feridas e lesões vermelhas.

Essa condição é geralmente causada devido ao uso de medicamentos antibióticos, anti-inflamatórios não asteroides, anti-hipertensivos, dentre outros. Dessa forma, evita-se a condição com a suspensão dos medicamentos desencadeadores.

Extração dentária

Após uma extração dentária pode ocorrer o desenvolvimento da gengiva branca. Entretanto, esse é um bom sinal, pois indica formação de vasos sanguíneos, colágenos e glóbulos brancos, responsáveis pela cicatrização.

Todavia, em casos de queixas de muitas dores locais, febre e gosto ruim na boca, a gengiva branca pode indicar a presença de pus, devendo se atentar para o caso.

Câncer de boca

O câncer de boca é um tipo de tumor maligno que pode surgir nos lábios, língua, bochechas, palato, gengiva ou orofaringe, causando sintomas como mancha branca na gengiva, feridas ou aftas que demoram para cicatrizar, caroços na boca ou irritação na garganta ou sensação que algo está preso na garganta.

Candidíase

A candidíase oral é uma infecção na boca que causa manchas brancas semelhantes à coalhada na gengiva, língua, parte interna das bochechas, amígdalas e garganta. Além disso, a candidíase também pode causar aftas na língua ou na bochecha, sensação de algodão dentro da boca e dor nas regiões afetadas.

Gengivo-estomatite da menopausa

A gengivo-estomatite da menopausa é uma infecção na boca e gengivas causada pelas alterações hormonais comuns nessa fase, levando ao surgimento de sintomas como gengiva branca e seca, e, às vezes, sangramento.

Tártaro

Caracterizado pelo acúmulo da placa bacteriana por conta da má higienização dos dentes, principalmente quando não se utiliza o fio dental, o tártaro pode ser um causador da gengiva branca.

Como tratar a gengiva branca?

Os tratamentos irão depender da causa base do problema. Dessa forma, é muito importante efetuar uma anamnese completa do paciente para identificar a causa da condição, indicando o tratamento devido.

Além disso, algumas condições que levam a gengiva branca são de competência médica, como o caso da anemia, devendo sempre encaminhar os pacientes perante essas situações.

Ainda, lembrar o paciente que a prevenção é sempre o melhor remédio. Portanto, oriente seu paciente sobre os cuidados devidos como:

• Escovar os dentes sempre depois das refeições e antes de dormir;
  • Diminuir o consumo de alimentos ácidos e com açúcar;
  • Utilizar o fio dental ao menos uma vez por dia;
  • Evitar o consumo de álcool e tabaco;
  • efetuar visitas regulares ao dentista.

Concluindo, a maioria dos casos de gengiva branca não são graves, sendo importante o paciente tomar os cuidados básicos necessários, além de iniciar o tratamento mais cedo possível. Dessa forma, é possível solucionar o problema sem maiores prejuízos para o seu paciente.