A gestão de tempo para dentistas se resume em planejar as atividades da rotina com base em uma previsão de tempo a ser gasto em cada uma.
Com todas as distrações modernas, muitos de nós precisamos treinar novamente nosso cérebro para obter o máximo de nossos preciosos minutos.
Para isso é preciso muita organização dentro do ambiente odontológico e no âmbito pessoal, uma vez que o gerenciamento auxilia no bem-estar e descanso do profissional.
Conforme mostra o estudo com amostragem nacional realizado pela PEBMED, 78% dos profissionais de saúde tiveram sinais de síndrome de Burnout no período da pandemia.
Pensando na importância do tema, eu e a equipe do Codental listamos 7 dicas para iniciar o gerenciamento da sua rotina e garantir mais tempo de qualidade. Confira!
7 dicas de gestão de tempo para os dentistas
1 – Planeje suas tarefas diárias
O primeiro passo para ter um gerenciamento de tempo mais eficiente é fazer o planejamento do seu dia.
Apesar de parecer um processo simples para os dentistas, o processo exige análise e atenção.
A princípio, liste as tarefas fixas da sua rotina, o horário de cada uma e, inclusive, o tempo de deslocamento.
Em seguida, insira esses compromissos na sua agenda e verifique se é possível cumprir todas as atividades em tempo hábil.
Às vezes, temos o hábito de assumir pequenas tarefas que, ao todo, ocupam boa parte do nosso tempo.
Além disso, uma agenda online e organizada possibilita que você tenha acesso ao seu planejamento diário em todo lugar.
Uma vez que os pacientes marcam as consultas com antecedência, uma dica extra é iniciar o planejamento uns 2 dias antes para caso seja necessário reagendar alguma consulta.
2 – Priorize o que é mais importante
Agora que você começou a planejar as suas tarefas diárias, o próximo passo é definir as prioridades.
Geralmente, as tarefas importantes e de maior complexidade exigem maior concentração e raciocínio.
Dessa forma, utilizar a parte da manhã para processos mais complexos é uma boa ideia de gerenciamento de tempo para dentistas.
Nas primeiras horas do dia o nosso corpo e emocional estão revitalizados e estamos com mais disposição.
Ao mesmo tempo, ao cumprir a tarefa mais complexa da sua agenda logo pela manhã, você evita que a ansiedade assuma o controle durante o dia.
3 – Intercale os atendimentos
Cada atendimento demanda um determinado tempo para ser concluído, e é natural que alguns sejam bem mais demorados do que outros.
No entanto, muitos dentistas cometem o erro de estipular um tempo médio para cada paciente, sem levar em consideração essa diferença entre os procedimentos.
Por isso, para equilibrar seus horários, o ideal é intercalar os procedimentos mais demorados com os mais rápidos, sempre deixando uma margem de atraso entre os pacientes.
Com a ajuda de um software para dentistas, como o Codental, é possível ter uma visão mais ampla do seu dia, planejar melhor o seu tempo e garantir um atendimento de qualidade.
4 – Organize o ambiente
Um dos principais motivos para a perda de tempo nos consultórios odontológicos é a desorganização do ambiente.
De uma maneira geral, as clínicas que ainda utilizam papéis como prontuário e controle da agenda sofrem mais com essa questão.
Isso porque reunir os dados do paciente, anamnese e organizar os equipamentos de acordo com a necessidade do paciente torna-se um processo longo, ocasionando atrasos e acabando com sua gestão de tempo.
Em contrapartida, com o prontuário eletrônico do Codental, por exemplo, você reúne as informações dos seus pacientes em uma única tela, acessível a qualquer hora e lugar.
5 – Aproveite os momentos de descanso
Como citamos anteriormente, na parte da manhã geralmente as pessoas estão com as energias renovadas, mas isso é graças a uma boa noite de sono e descanso.
No entanto, os momentos de descanso vão além das 7-8 horas recomendadas de sono.
Separe em seu planejamento algumas horas para lazer e curtir a família ou amigos.
Ao mesmo tempo, tente deixar as preocupações do consultório ao fim do expediente para realmente descansar a mente.
Por mais que seja uma tarefa difícil para os dentistas empreendedores, esse tempo garante um trabalho mais focado e mais qualidade de vida.
6 – Crie uma relação de confiança com os pacientes
Se engana quem acredita que criar uma relação com os pacientes não afeta a gestão do tempo para dentistas.
Só para exemplificar, imagine a primeira consulta de um paciente novo. Além de coletar os principais dados do paciente, você precisa entender se ele tem alguma fobia e qual o seu comportamento no cuidado com a saúde bucal.
Ou seja, a consulta pode demorar mais tempo e, consequentemente, atrasar o atendimento de outros pacientes.
Portanto, manter um relacionamento de longo prazo com o seu paciente garante um contato mais próximo que possibilita consultas mais ágeis e, quando necessário, maior facilidade para reagendar um atendimento.
Guia Completo: Como fidelizar seus pacientes com um bom relacionamento
7 – Conte com um software odontológico
Por fim, o uso de um software é uma das tendências do setor odontológico para gestão de tempo dos dentistas e a organização do consultório.
A partir deles é possível gerir a sua agenda de consultas e exames, anexar todas as informações do paciente em um único lugar e ainda manter uma relação próxima com o seu paciente.
Curtiu? Então, conheça o Codental e conte com o apoio de um software odontológico criado para facilitar a sua vida!
Em um clique você tem acesso a todas as informações do seu consultório a qualquer hora e lugar
Dessa forma, você consegue oferecer um atendimento personalizado e criar um planejamento para as suas consultas, intercalando tratamentos mais pesados com consultas de rotina e garantindo uma melhor gestão do seu tempo.
Estamos à disposição para bater um papo e explicar como o nosso software odontológico pode otimizar o seu dia.
Agende sua conversa com a gente ou comece o seu teste grátis por 7 dias!