O guia completo de gestão de consultório odontológico foi pensando para proporcionar praticidade e efetividade em uma das funções determinantes para o sucesso do seu negócio.
Portanto, a gestão do consultório pode ser determinante para otimizar processos e resultados, além de alavancar sua clínica.
O planejamento de gestão odontológica deve ser feito para todos os setores do seu negócio. Pensando nisso, preparamos um guia completo com tudo que você precisa saber, para a realização de todas as tarefas e ações necessárias. Confira!
Categorias de planejamento para a gestão de consultório odontológico:
O primeiro passo para uma boa gestão de consultório é entender os três tipos de planejamento e como colocá-los em prática, sendo eles:
Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é definido por traçar metas do seu negócio, as ações que serão necessárias para chegar ao objetivo, além dos recursos empregados. Dessa forma, é o planejamento estratégico que permite investir em inovações para alavancar o consultório odontológico a longo prazo.
Planejamento tático
O planejamento tático é onde será estudada as táticas para concretizar o planejamento estratégico e definir como o planejamento operacional irá atuar. Sendo assim, o planejamento tático é a ponte entre o estratégico e operacional.
Planejamento operacional
É onde são traçadas as ações que serão executadas semanalmente, ou no melhor período definido, transformando o planejamento estratégico e tático em ação.
A importância de entender as formas de planejamento se torna importante tanto para o trabalho em equipe, quanto o individual. Entender a melhor forma de agir, para colocar os planos em ação, ou para delegar a sua equipe, é essencial para uma boa gestão de consultório odontológico.
Guia completo de gestão de consultório odontológico:
Saber por onde começar e os passos a seguir é muito importante na gestão. Portanto, preparamos um guia completo de gestão de consultório odontológico para você se basear. Confira!
Análise de mercado
Efetuar uma análise de mercado é o primeiro passo para efetuar um bom plano de negócio. Portanto, estudar a sua concorrência, público alvo, assim como seus fornecedores, é muito importante e necessário.
Outro ponto importante é entender as necessidades e dores dos seus pacientes, para garantir a satisfação e fidelização desses.
Entretanto, apesar de essencial para a gestão e sucesso do seu negócio, efetuar a análise de mercado não é uma tarefa simples. Todavia, quanto mais certeza e conhecimento você tiver dele, melhor serão as suas atitudes e resultados.
Proposta de valor
Definir o seu valor é crucial como estratégia de gestão do seu consultório odontológico, pois mostra o seu diferencial como dentista e capta novos pacientes.
Portanto, pense em estratégias que mostrem para as pessoas o que você faz de diferente dos concorrentes, quais os valores que te destacam, quais os diferenciais da sua equipe, dentre demais qualidades que fazem você ser um dentista de destaque.
Estabelecer metas e objetivos
Um ponto crucial para alcançar seus objetivos é estabelecer metas e objetivos. Sendo assim, pense quais os resultados e objetivos que você pretende atingir.
Dessa forma, é mais fácil e viável dar pequenos passos até a sua conclusão!
Além disso, é importante determinar métricas que são importantes a serem traçadas e acompanhadas, como o faturamento mensal, por exemplo.
Entretanto, antes de pensar nesses objetivos é preciso ter cautela e paciência para não objetivar metas inalcançáveis em um primeiro momento.
Ainda, é importante pensar em metas a longo, médio e curto prazo, uma vez que o tempo de espera longo por um objetivo pode acabar desanimando e saindo do foco.
Todavia, os tempos mudam e os objetivos também, sendo sempre muito importante reavaliar essas metas e reprogramar, caso necessário.
Investimentos necessários
Os investimentos necessários para o funcionamento do consultório devem ser planejados com bastante atenção.
Sendo talvez, o principal foco do planejamento, o montante de investimento necessário será determinante em diversas situações.
Sendo assim, aproveite o planejamento para levar todos os custos relacionados em consideração. Uma boa ideia é listá-los e verificar se não está esquecendo de nenhum.
Além disso, é sempre bom reservar uma quantia de dinheiro em reserva, uma vez que emergências e serviços extras podem aparecer!
Estratégias de Marketing
A propaganda sempre será a melhor forma de atrair pacientes para sua clínica odontológica. Portanto, as estratégias de marketing devem ser pensadas desde o início da gestão!
O marketing, além de atrair pacientes, irá ajudar a promover autoridade de marca, se tornar um dentista conhecido, vender mais serviços e te aproximar de seus pacientes.
Portanto, o marketing é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do seu negócio!
Ainda, caso não possua dinheiro para investir em marketing, é possível utilizar das plataformas de rede social gratuitas como o Instagram, Facebook, blogs e demais ferramentas que irão ajudar a promover o consultório odontológico.
Elabore um plano de ação
Organizar suas ações, entender o funcionamento do seu negócio e equipe é fundamental!
Dessa forma, organize tudo da melhor forma e tire seus planejamentos e objetivos do papel.
Sistematização e unificação de registros
Com o avanço da tecnologia, ter um arquivo morto de papel já não é necessário.
Pensar em formas de sistematização de processos e unificação de registros é uma maneira de facilitar a gestão do consultório odontológico.
Utilizar softwares odontológicos de agenda, anamnese, fluxo de caixa, prontuário, receituário, além de ser ecologicamente viável. Irá compilar tudo em um só lugar, além de poupar tempo.
Controle financeiro
Ter um fluxo de caixa bem estabelecido é muito importante para a saúde do seu negócio. Portanto, controle e confira o seu fluxo de caixa sempre.
Atualmente, existem vários softwares odontológicos que fornecem essa função, se tornando um aliado para a correria do dia a dia no consultório.
Fidelização dos pacientes
Atrair novos pacientes é importante, entretanto, fidelizar os que já são é ainda mais.
Dessa forma, pense em maneirar de agradar seus pacientes e transparecer segurança. Uma boa maneira de mostrar afeição é encaminhando mensagem em datas comemorativas.
São atitudes pequenas que fidelizam pacientes e garantem a saúde financeira do seu negócio.
Uma forma prática e acessível de tornar o envio dessas mensagens práticas é com a utilização de software odontológico, como o Codental, que envia mensagens em datas comemorativas, além de lembrar sobre os agendamentos das consultas.
A gestão de um consultório odontológico, assim como de qualquer outro negócio, possui desafios, entretanto aplicando as dicas mencionadas, as chances de sucesso do seu consultório odontológico aumento. Sucesso!