Não é novidade que a odontologia vem se atualizando e utilizando cada vez mais tecnologias para auxiliar nos procedimentos. Um exemplo de tecnologia muito utilizada é o laser, que, de acordo com Vagner Ortega, coordenador do Mestrado em Odontologia Digital da Faculdade São Leopoldo Mandic, em uma palestra sobre Odontologia Digital, ter um laser é – “pensar em processos, diagnósticos de forma dinâmica para uma melhor Odontologia”.
Por isso, devido à importância da odontologia digital e a diversidade de possibilidades de utilização do laser na odontologia, esse artigo tratará tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia.
Qual a função do laser na odontologia?
Como foi dito, o laser tem diversas possibilidades de utilização nas clínicas odontológicas. As principais são:
- Tratamento de cáries
- Tratamento de gengivite e periodontite
- Remoção de manchas e clareamento dental
- Tratamento de lesões orais:
- Cirurgia periodontal
Utilizando o laser nesses procedimentos o dentista o tornará mais eficiente e preciso, com sangramento reduzido. Além disso, oferece ao seu paciente um tratamento sem dor, com uma cicatrização melhor.
Benefícios da Laserterapia na odontologia:
O uso do laser na odontologia oferece vários benefícios, incluindo:
- Redução da dor e desconforto:
Se utiliza o laser em muitos procedimentos odontológicos, pois reduz a dor e o desconforto do paciente. Ele é menos invasivo do que as técnicas tradicionais de odontologia e pode minimizar a necessidade de anestesia.
- Cicatrização mais rápida:
O uso do laser na odontologia pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização, pois a luz do laser estimula a regeneração de tecidos e reduz o tempo de recuperação.
- Redução do sangramento e inchaço:
O laser é uma ferramenta precisa que permite que o dentista direcione o feixe de luz para áreas específicas do dente ou gengiva, reduzindo o risco de sangramento e inchaço.
Sendo algo benéfico tanto para os dentistas, pois conseguem ter melhor visibilidade no procedimento, e também para os pacientes, já que alguns podem se assustar ao verem muito sangue.
Com isso, o profissional e o paciente terão maior percepção de sucesso do procedimento.
- Aceleração do clareamento dental:
Nesse contexto, o profissional conseguirá oferecer ao seu paciente que ele tenha os mesmos ou até melhores resultados em um curto espaço de tempo comparado com clareamento caseiro, por exemplo.
- Precisão e eficácia:
A utilização do laser possibilita maior precisão para remover o tecido afetado, reduzindo a necessidade de remover tecido saudável ao redor da área afetada.
- Menor risco de infecção:
O laser também é usado para esterilizar a área tratada, já que ajuda a reduzir o risco de infecção após o procedimento.
Além desses fatores citados, ter um laser na clínica odontológica, mostra que o profissional está antenado nas atualizações da profissão e permite maior competição com os concorrentes.
Tipos de laser na odontologia:
A escolha do tipo de laser utilizado depende do procedimento específico que o dentista deve realizar. Cada tipo de laser tem suas próprias vantagens e desvantagens, e o dentista irá escolher o mais adequado para o procedimento que está sendo realizado.
Os dois mais utilizados são:
- Laser de diodo: este é um tipo de laser usado principalmente para remover tecido mole, como gengivas e mucosa oral. O laser de iodo também é utilizado em clareamento dental e na remoção de manchas nos dentes.
- Laser de Erbium: utilizado para cortar tecidos duros, como dentes e ossos. Também pode ser usado para tratar cáries e para remover tecido mole.
Ambos os tipos de laser são seguros e eficazes em odontologia
Preço laser odontologia:
Claramente, o uso de laser é mais caro do que as técnicas tradicionais de odontologia, mas pode oferece todas as vantagens significativas em termos de conforto e eficácia.
No geral, os equipamentos completos necessários para um tratamento com laser, custam em média entre R$3.000 e R$4.500.
Como calcular o preço de um procedimento odontológico com laser?
Muitos profissionais possuem dúvidas na hora de precificar o seu trabalho, considerando os materiais utilizados, sua mão de obra e outros fatores inclusos. Sendo assim, 5 pontos podem te ajudar a precificar melhor o tratamento:
- Tipo de procedimento: Considerando o tipo de procedimento é possível analisar o tempo gasto e a complexidade, por exemplo. Entender quanto tempo aquele paciente irá demandar e a dificuldade daquele procedimento, ajudará o profissional a manter um padrão coerente na sua precificação
- Tipo de laser utilizado: Como alguns tipos de laser são mais caros que outros, é importante, claro, contabilizar o investimento necessário para o paciente usufruir daquela tecnologia.
- Localização geográfica: Consultórios localizados em áreas urbanas ou em áreas mais caras podem cobrar mais pelo uso de tecnologias avançadas, como o laser. Portanto, caso o dentista mude de localização, pode acontecer de o valor dos seus procedimentos mudarem também. Isso acontece, pois os custos para arcar com clínicas nos centros urbanos são bem mais altos do que em localizações mais afastadas.
- Experiência do profissional: Em qualquer profissional que uma pessoa vá, com certeza ela gostaria de estar consultando com um profissional que tenha experiência naquilo. Sendo assim, quanto mais experiência o dentista tiver com o laser, cursos especializantes no seu currículo, etc. trarão maior confiabilidade ao paciente e, assim, o dentista poderá levar esses fatores em conta na hora de precificar.
Laser odontologia infantil
O dentista pediatra será o responsável por cuidar das crianças, utilizando o laser para ajudar nos procedimentos. Para isso, o especialista deve avaliar a condição clínica da criança e fazer um diagnóstico preciso para indicar qual equipamento utilizar, se de baixa ou alta potência.
O Laser de baixa potência é recomendado para procedimentos terapêuticos que apresentam efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, por exemplo. Dito isso, esse tipo de laser pode ser utilizado em pacientes de todas as idades, inclusive bebês, e é ideal para tratar queilite angular, aftas, reduzir dor da pré- erupção dentária, etc.
Por outro lado, o laser de alta potência é recomendado para procedimentos cirúrgicos. Isso possibilita a necessidade de menos anestesia e menor sangramento, além de um pós-operatório livre de dor com um tempo menor de cicatrização. Sendo assim, indica-se para remoção de freios bucal e lingual, frenectomias, ulotomias, etc. Utilizando o laser, o dentista consegue oferecer um procedimento mais simples, rápido e confortável para a criança.