Língua fissurada: descubra tudo sobre esse problema!

Língua fissurada

A língua fissurada é uma condição muito comum, que apesar de ser benigna, necessita de cuidados para evitar infecções e incômodos.

Apesar de ser um problema considerado simples, sendo associada a uma condição genética, é muito frequente durante a infância, podendo ser bem desagradável para os pequenos.

Além disso, a língua fissurada pode ocorrer devido alguma enfermidade presente, deficiências nutricionais e alterações no organismo, levando as alterações na língua.

O que são rachaduras na língua?

As rachaduras na língua são ranhuras ou sulcos que aparecem de forma isolada ou por toda a superfície da língua, especificamente em seu dorso, ocasionando uma aparência enrugada.

Normalmente, a parte mais lisa da língua é o dorso, justamente onde as pessoas possuem fissuras devido à herança genética, sendo comum, membros da mesma família possuírem a língua fissurada.

Ainda, é comum pacientes idosos apresentarem fissuras na língua, devido às especificidades que acometem o envelhecimento.

Entretanto, as rachaduras na língua são uma condição benigna, não sendo considerada uma enfermidade bucal, não oferecendo riscos a saúde.

Normalmente, as fissuras são semelhantes a cortes ou sulcos, com aproximadamente 2 e 6mm. Entretanto, em rachaduras mais profundas é normal aparentar a presença de pequenas partes da superfície, sendo essas cercadas pelas rachaduras, formando aspecto semelhante a ilhas.

Sintomas

Além das clássicas rachaduras na língua, outros sintomas estão presentes nessa condição, dentre eles:

• Acúmulos de alimentos entre as fissuras, o que pode ser perigoso e desencadear problemas;
  • Dor ou ardência na língua, além de sensibilidade;
  • Mau hálito;
  • Alteração na cor da língua.

Todavia, nos casos em que as fissuras são mais profundas, a limpeza na língua pode ser feito de maneira inadequada. Nesses casos, ocorre o acúmulo de restos de alimentos nas rachaduras, favorecendo a multiplicação dos microrganismos e favorecendo o surgimento de uma inflamação.

Dessa maneira, é comum alguns pacientes relatarem dor ou ardência na língua, principalmente ao consumir alimentos salgados, apimentados ou ácidos.

Causas da língua fissurada

Várias são as causas que podem levar as rachaduras na língua, dentre elas:

Genética

Considerado como o principal motivo de fissuras na língua, a genética e hereditariedade costuma estar presente nos pacientes acometidos. Dessa maneira, é comum os parentes dos pacientes apresentarem a mesma característica. Ainda, outras condições como síndrome de Down, síndrome de Cowden, síndrome de Melkersson-Rosentha, síndrome de Sjögren, psoríase, acromegalia, língua geográfica, dentre outras comorbidades.

Deficiências nutricionais

Um dos problemas comuns que levam a fissuras na língua é a deficiência de algumas vitaminas e minerais. Dessa maneira, uma alimentação deficiente, assim como problemas relacionados a dificuldade de absorção pelo organismo podem desencadear a condição. Ainda, a existência de vermes pode provocar deficiência de ferro, o que leva ao desenvolvimento de anemia e rachaduras na língua.

Todavia, uma alimentação inadequada leva a vulnerabilidade da língua a rachaduras, o que contribuem para o surgimento de fissuras.

Um ponto importante a questionar o paciente é sobre a existência de dor na rachadura, uma vez que a presença desse sintoma pode ser um sinal de deficiência de zinco, ferro ou vitaminas do complexo B.

Distúrbios gastrointestinais

As rachaduras na língua podem possuir como causa distúrbios ou doenças do trato gastrointestinal. Dentre essas condições estão: pancreatite, colite e gastrite, além do refluxo esofágico.

O refluxo esofágico, muito comum dentre os pacientes que apresentam fissuras, contribue para o desenvolvimento de rachaduras, uma vez que vapor e ácidos oriundos do estômago podem retornar a cavidade oral e desencadear erosões.

Fatores diversos

Além dos fatores mencionados, outras condições podem propiciar o surgimento das rachaduras na língua, dentre eles:

• Alergias alimentares;
  • Ansiedade;
  • Bruxismo: o ranger dos dentes pode desencadear uma pressão sobre a língua, o que leva a rachaduras. Dessa maneira, só é possível o paciente se livrar das rachaduras na língua com o tratamento do bruxismo;
  • Desordens do sistema nervoso central;
  • Diabete: o diabete é uma doença que desencadeia vários problemas bucais, dentre eles condições que sensibilizam a língua, ocasionando rachaduras. Ainda, o diabete contribui para o desenvolvimento de xerostomia devido à hipossalivação, o que também facilita o desenvolvimento da língua fissurada;
  • Estresse: o estresse constante desempenha um papel de impacto no sistema imunológico, o que acaba impactando e afetando a língua.
  • Tabagismo: o hábito de fumar contribui para o desenvolvimento de xerostomia, o que como já mencionado, contribui para as rachaduras na língua. Ainda, o uso de tabaco muda o fluxo salivar e o pH da saliva, comprometendo os aspectos naturais da língua e prejudicando sua aparência.

Entretanto, é muito importante deixar claro ao paciente que a língua fissurada é uma condição não transmissível, sendo, na maioria das vezes, sintoma de outras condições.

Língua rachada é normal?

Não, a língua rachada por condição genética é considerada uma condição não patológica. Dessa forma, apesar de não trazer prejuízos para a saúde do paciente, não é uma condição normal.

Já a língua rachada por outras condições tem que ser investigada, já que sinaliza uma condição prejudicial e patológica.

Língua fissurada tem cura?

A fissura na língua por causas genéticas ainda não possui cura, indo e vindo de tempos em tempos. Entretanto, quando o problema se desenvolve devido outras causas a condição possui cura, a partir do momento que se trata a causa base.

Sendo assim, o primeiro passo é descobrir o motivo do desenvolvimento da língua rachada e tratá-la. Dessa maneira, deve-se efetuar uma anamnese completa no paciente, além de consultar e/ou encaminhar o paciente para uma equipe multidisciplinar especializada em caso de dúvidas.

Como evitar a língua fissurada:

Caso essa condição seja genética, mesmo não sendo patológica, infelizmente não é possível evitá-la.

Nos outros casos de rachaduras na língua a indicação ao paciente é manter uma alimentação equilibrada e manter as consultas periódicas no dentista em dia.

Portanto, deve-se recomendar o paciente a sempre realizar uma boa higienização nos dentes, na língua e na gengiva, sendo essencial para boa saúde bucal e evitar problemas que podem levar, até mesmo, a uma emergência odontológica.

Sendo assim, esses cuidados são fundamentais para pacientes que possuem língua fissurada, pois torna esse órgão mais sensível ao acúmulo de resíduos e agentes nocivos.

Portanto, é imprescindível atenção e cuidado da higiene oral desses pacientes!