Língua geográfica: tudo que você precisa saber!

Língua geográfica

A língua geográfica, ou glossite migratória benigna, é uma condição que acomete vários pacientes. Apesar de ser uma condição benigna, pode acompanhar alguns sintomas incômodos, trazendo desconforto aos pacientes.

Confira tudo sobre língua geográfica e ofereça um atendimento diferencial aos seus pacientes!

O que é língua geográfica?

A língua geográfica, também conhecida como glossite migratória benigna ou eritema migratório, é um transtorno benigno, que possui como principal característica a presença de lesões erosivas avermelhadas com bordas irregulares, cinzento-esbranquiçadas, relativamente salientes, que lembram contornos do mapa geográfica, o que caracteriza a doença e lhe dá o nome popularmente conhecido.

Além disso, outro fator característico dessa condição é capacidade migratória que as lesões possuem de migrar de uma área para outra da língua.

Sendo assim, na região que ocorre a formação das placas, ocorre uma descamação das papilas linguais filiformes, que possuem função abrasiva e formato cônico. Já as papilas fungiformes, com formato de cogumelo e função gustativa, permanecem com pontos mais elevados.

Além disso, as placas podem aumentar progressivamente de tamanhos se manifestar em indivíduos de qualquer idade, sendo comum aparecerem nos primeiros anos de vida e desaparecerem até os 7 e 8 anos, possuindo prevalência maior entre o sexo feminino.

Causas

Não se sabe as causas que levam a língua geográfica, podendo ter caráter hereditário e associação a atopias, como asma e rinite alérgica, deficiências nutricionais, especialmente vitaminas.

Ainda, essa condição pode estar associada a psoríase, estresse emocional e dermatite seborreica.

Alguns estudos já mostraram que a glossite migratória benigna pode também ser causada por diabete, tabagismo, uso de anticoncepcionais orais, além de uso de remédios inibidores da angiogênese, como bevacizumabe, everolimos ou pazopanibe, por exemplo.

Dessa maneira, o surgimento da condição se da quando as papilas gustativas de algumas áreas da língua começas a desaparecer, formando pequenas manchas vermelhas e irregulares, semelhantes a um mapa.

Sintomas da língua geográfica:

Normalmente a língua geográfica se apresenta de maneira assintomática, não afetando o paladar. Entretanto, as lesões podem permanecer por longos períodos ou curtos, podendo sumir sem a necessidade de tratamentos e reaparecer em seguida. Além disso, alimentos condimentados, ácidos ou bebidas alcoólicas podem provocar ardência e queimação.

Todavia, os principais sintomas associados são:

• Manchas vermelhas, lisas e irregulares na parte superior ou lateral da língua;
  • Bordas brancas ou claras na língua;
  • Ausência de papilas na região afetada;
  • Dor, desconforto ou sensação de queimação ao comer alimentos apimentados, ou ácidos.

Além dos sintomas mencionados, as lesões podem surgir em outras regiões além da língua, como mucosa dos lábios, palato ou assoalho da boca, sendo conhecida como língua geográfica ectópica.

Língua geográfica e ansiedade

Como já mencionado, as causas da língua geográfica ainda não são muito bem conhecidas. No entanto, sabe-se que são maiores as chances de desenvolver essa condição quando há casos na família.

Entretanto, muitos pacientes questionam se existe alguma relação entre o surgimento da língua geográfica e ansiedade. Dessa forma, é preciso explicar que a língua geográfica, ansiedade e outros fatores emocionais podem ter relação, entretanto não se existe nenhuma confirmação.

Todavia, o surgimento desses sinais são um alerta que podem indicar psoríase, alterações hormonais, como na gravidez, ou ainda alergias e deficiências nutricionais.

Língua geográfica tratamento:

Embora a língua geográfica geralmente não necessite de tratamento, pois tende a ser assintomática e benigna, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar o desconforto se os sintomas estiverem presentes. Aqui estão algumas recomendações:

• Manter uma boa higiene bucal: escovar os dentes regularmente e usar fio dental pode ajudar a prevenir infecções secundárias.
  • Evitar irritantes: alimentos picantes, ácidos, salgados ou quentes podem agravar os sintomas. Dessa forma, deve-se orientar o paciente a evitar esses alimentos se notar que eles desencadeiam desconforto.
  • Uso de anti-histamínicos tópicos ou orais: se houver coceira ou irritação, anti-histamínicos podem ser recomendados para diminuir esses sintomas. Em casos mais graves, medicamentos anti-inflamatórios podem ser recomendados para aliviar a dor e o desconforto.
  • Analgésicos tópicos: produtos como enxaguantes bucais que contêm anestésicos tópicos podem proporcionar alívio temporário da dor. O uso de enxaguante bucal pode ser uma medida adicional de higiene bucal para proteger a boca contra germes por mais tempo.
  • Suplementos vitamínicos: em alguns casos, suplementos vitamínicos, especialmente vitaminas do complexo B, podem ser recomendados se houver uma deficiência associada.
  • Corticosteroides tópicos: em casos mais severos, se pode prescrever corticosteroides tópicos para reduzir a inflamação e o desconforto, se queixado pelo paciente.
  • Evitar o tabaco e bebidas alcoólicas: esses produtos podem irritar a língua e devem ser evitados.

Dessa maneira, caso o paciente siga todas as recomendações e o problema não for sanado, deve-se verificar outras abordagens e contatar uma equipe médica para análise da condição, estudando as abordagens necessárias.

Língua geográfica é transmissível?

Muitos pacientes fazem esse questionamento, entretanto, a língua geográfica não é uma condição transmissível, uma vez que seu surgimento depende de condições que não são contagiosas.

Dúvidas frequentes dos pacientes:

Alguns pacientes possuem dúvidas referentes a língua geográfica, sendo papel do dentista respondê-las. Dentre as dúvidas mais comuns estão:

Quem tem língua geográfica pode beijar?

Como já mencionado, a língua geográfica não é uma condição contagiosa, sendo possível o contato normalmente.

Podem ocorrer sangramentos?

Não, mas pode ocorrer aumento da sensibilidade, ardência e dor na região. Dessa maneira, é possível indicar um medicamento para controlar os sintomas. Entretanto, caso ocorram sangramentos, é necessário atenção ao caso do paciente e investigação de outras possibilidades de diagnóstico

Posso escovar normalmente a língua?

O paciente pode escovar normalmente a língua, entretanto o ideal é a utilização de uma escova de dente extra-macia para fazer a limpeza.

Como confirmar o diagnóstico?

Para confirmar o diagnóstico ao paciente, o mesmo deve apresentar manchas característica da língua geográfica, além de tamanho e textura, localização e cor. Além disso, é necessário análise dos sintomas e da presença de linfonodos inchados ou ínguas na região do pescoço, por exemplo.

Em casos de dúvidas, se pode solicitar um exame de cultura para verificar a existência de infecção na língua ou exames complementares para o diagnóstico das doenças que podem levar a língua geográfica. Ainda, existe a possibilidade de realização de uma biópsia da língua para avaliar as células no laboratório e descartar demais doenças malignas, como o câncer de língua, por exemplo.

Portanto, realize sempre uma anamnese completa em seus pacientes, e em caso de dúvidas, solicite exames complementares ou auxílio de profissionais especializados na condição.