Manchas na língua: tudo que você precisa saber!

manchas na língua

Alguns pacientes podem chegar ao consultório odontológico apresentando manchas na língua, que podem ser de diversos aspectos e diferentes cores, o que acaba causando preocupação.

Apesar de as principais causas do surgimento dessas manchas serem benignas e não apresentarem riscos maiores a saúde, existem casos que podem ser mais graves e um diagnóstico precoce se torna imprescindível.

Dito isso, é de extrema importância cuidar das manchas e também cuidar da saúde bucal do paciente para que essas não retornem.

A higiene bucal adequada é fundamental na prevenção de manchas na língua. Por esse motivo, este artigo traz as principais causas de manchas na língua, além de como, tratar e prevenir.

Principais causas de manchas na língua:

Primeiramente, conhecer as principais causas ajuda o profissional a identificar cada caso de maneira mais eficiente. Pensando nisso, cabe destacar que os sintomas relatados pelo paciente ajudarão na identificação da possível causa.

Portanto, cabe ao dentista realizar uma avaliação completa para entender se aquele caso se trata de uma condição mais simples ou mais complexa. Além disso, o estresse emocional pode ser um fator contribuinte para o surgimento de manchas na língua. Dito isso, tem-se como principais causas do surgimento de manchas na língua: A deficiência de vitamina B12 pode contribuir para a vermelhidão da língua.

Higienização incorreta:

A primeira causa a ser descartada é a mancha que surgiu por uma higienização bucal incorreta, permitindo o acúmulo de bactérias na área. Essas bactérias na boca serão responsáveis não somente pelas manchas, mas também pelo mau odor.

Nesse caso, as manchas apresentam uma coloração esbranquiçada ou amarelada, chamada de saburra lingual, que se forma a partir do acúmulo da saliva, em conjunto com partículas de alimentos e células mortas. O uso de fio dental é essencial para remover restos de alimentos e bactérias, prevenindo o acúmulo de saburra lingual.

Além da higienização incorreta, principalmente da língua, ficar longos períodos sem se alimentar, beber água e o tabagismo também são fatores favoráveis para o surgimento das manchas. O uso de enxaguante bucal pode melhorar a higiene bucal e prevenir o acúmulo de bactérias.

A saburra lingual deve sair com uma escovação completa, principalmente da língua, usando uma escova de dente macia ou raspador lingual, de forma delicada para não ferir a língua

Glossite migratória

Também chamada popularmente de língua geográfica, a glossite migratória se trata de uma patologia que causa manchas avermelhadas, com bordos elevados e esbranquiçados que mudam de tempos em tempos as lesões. Inclusive, o nome popular língua geográfica surgiu por conta dessa mudança das lesões e por às vezes lembrarem pequenos mapas.

Essas manchas se formam quando o individuo tem a diminuição parcial ou total das papilas filiformes em determinadas áreas da língua, deixando essas regiões mais avermelhadas.

Aparentemente, a glossite acaba assustando os pacientes, que podem confundir com uma doença contagiosa ou até mesmo com câncer de língua. Entretanto, se trata de uma condição benigna, não contagiosa e, geralmente, assintomática, na qual apenas 5% dos indivíduos apresentam algum sintoma, como: maior sensibilidade na região das manchas ao calor, a alimentos cítricos e condimentados e bebidas alcoólicas.

Portanto, caso o paciente apresente esse sintoma, deve reduzir o consumo desses alimentos. Além disso, o uso de anti-inflamatórios pode ser recomendado para aliviar os sintomas.

Quando se trata de causa, a língua migratória não possui uma causa definida, mas pode-se citar:

• Fatores hereditários
  • Ansiedade
  • Distúrbios hormonais
  • Alergias, como rinite ou asma
  • Doenças autoimunes, como psoríase

Língua Pilosa:

As manchas causadas em pacientes que apresentam a condição da língua pilosa negra se caracterizam por uma cor escura, causada pelo aumento excessivo das papilas gustativas.

A língua pilosa pode causar manchas escuras na língua, que são frequentemente associadas ao consumo de café e chá, além de influências genéticas e comportamentais.

Sendo assim, o alongamento das papilas, que se parecem com “pelinhos”, darão uma aparência peluda a língua e também acaba favorecendo o acúmulo de restos de comida, bactérias e células mortas.

Por fim, não há um tratamento para língua pilosa, sendo orientado apenas que o paciente tenha uma boa higienização bucal, escovando sempre a língua.

Queimadura:

Outro caso simples são as manchas vermelhas ou brancas na língua causadas por uma queimadura, seja devido a alimentos muito picantes ou muito quentes. Queimaduras podem causar manchas vermelhas na língua. Essa ferida na língua pode causar bastante desconforto e deixar a região afetada com aspecto mais avermelhado, dando a impressão de manchas.

Porém, a solução para aliviar os sintomas é simples e rápida: ingerir alimentos gelados, como sorvetes.

Candidíase oral:

A candidíase oral se trata de uma infecção fúngica muito comum, que acomete a língua e o palato duro. Essa infecção, traz como principais sintomas:

• aparecimento de aftas
  • queimação ou ardência na boca
  • mau hálito
  • perda de paladar
  • manchas brancas na língua
  • gosto amargo na boca

As manchas brancas na língua de pacientes com candidíase se parecem com placas brancas, que estão ligadas à infecção. Nesse caso, a infecção fúngica causada pelo fungo Candida albicans surge principalmente em pessoas com baixa imunidade, pacientes com prótese, crianças.

Portanto, por se tratar de fungos, essa condição tem como tratamento o uso de anti-fúngicos, utópicos ou sistêmicos, a depender de cada caso. A higienização oral adequada é fundamental para prevenir a candidíase oral.

Câncer de língua:

Diferentemente das outras situações que são mais comuns e representam menos riscos à saúde, o câncer de língua é uma condição rara que pode evoluir para estágios graves.

Quando se fala de causa, pode-se citar como principais: a falta de higienização bucal, uso de tabaco e álcool e também o vírus HPV. Além disso, um dos principais sintomas que ajudarão no diagnóstico são as manchas brancas ou vermelhas na língua, que causam dor ou não, e não melhoram com o tempo. Manchas escuras também podem ser um sintoma de câncer de língua.

Em relação ao tratamento, este depende do estágio do tumor, da localização e extensão, além do tipo histológico. Mas, o principal para estágios iniciais é a glossectomia, ou seja, um procedimento cirúrgico que visa remover a área tumoral da língua. Já em fases mais avançadas da doença, a cirurgia pode ser acompanhada de radio e quimioterapia.

Logo, conclui-se que, no caso do câncer na língua, uma autoavaliação ajudará em um diagnóstico precoce, uma vez que o surgimento de manchas na língua são um dos primeiros sintomas. Esse diagnóstico antecipado pode evitar que o tumor evolua para estágios no qual se dissemina para outros órgãos, como o pulmão.

Como prevenir manchas na língua?

Por fim, conhecendo as principais causas do surgimento de manchas na região da língua, entende-se que a principal forma de evitá-las está em uma correta higienização bucal.

Quando se fala de higienização bucal, inclui a escovação da língua, sempre que possível, para retirar restos de comidas e evitar acúmulo de bactérias.

É importante também incluir o uso de fio dental na rotina de higiene bucal para prevenir o acúmulo de restos de alimentos e o crescimento de fungos e bactérias. Essa escovação deve ser realizada com escova com cerdas macias, para não ferir a língua.

Outra opção que se pode recomendar ao paciente é o uso de raspadores de língua, um produto de baixo custo, fácil acesso e rápida utilização. Além disso, o uso de enxaguante bucal pode melhorar a higiene bucal e prevenir o acúmulo de bactérias.