O marketing odontológico é uma força que o seu consultório pode aproveitar para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo. Atualmente, as pessoas estão mais presentes na internet e as pesquisas por dentistas e tratamento odontológicos também são maiores.
Além disso, o tradicional marketing de boca a boca é muito valorizado e reforça a qualidade do serviço prestado por você. Ou seja, muito além de vendas, o marketing odontológico também contribui na sua relação com o paciente.
Assim sendo, no texto de hoje no blog do Codental, listamos boas práticas do marketing odontológico para você implantar na sua clínica. Confira!
5 dicas para implantar o marketing odontológico na sua clínica
Segundo dados do CFO – Conselho Federal de Odontologia, o país tinha 331.502 dentistas com CRO ativo em 2020. A média brasileira é de 634 habitantes por dentista.
Com um aumento anual no número de profissionais atuantes, o marketing odontológico é um dos principais pontos de diferenciação contra a concorrência.
Aqui estão algumas práticas para fortalecer o seu marketing:
1. Crie e otimize a sua página do Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é o primeiro passo para um marketing odontológico de sucesso! A ferramenta permite que qualquer pessoa encontre informações sobre a sua clínica ou consultório na pesquisa do buscador ou por meio do Google Maps.
Por isso, após criar a sua conta no Google Meu Negócio, é necessário otimizar a página com as seguintes informações:
- Categoria de prática – nesse caso, “odontologia”, “consultório odontológico”, “dentista” etc.
- Número de telefone;
- Descrição da prática;
- Horários de funcionamento;
- Endereço;
- Avaliações
Em suma, para se cadastrar no Google Meu Negócio é simples. Basta acessar o site oficial, preencher o formulário e confirmar a autorização com o código que será encaminhado para o seu endereço.
2. Crie e otimize seu site
Em uma era cada vez mais tecnológica, uma forte presença online ajuda sua clínica a se destacar por meio do marketing odontológico. O site é o primeiro ponto de consulta dos pacientes para conhecerem melhor o seu consultório.
Por isso, é importante você pensar em um site rápido, seguro e que comunique as principais informações sobre o seu serviço .
Além disso, de acordo com dados divulgados pelo IBGE, o acesso a internet no Brasil ocorre majoritariamente pelo celular. Portanto, certifique-se de que sua página seja otimizada para os acessos pelos dispositivos móveis.
3. Desenvolva uma estratégia de conteúdos nas redes sociais
Além de um espaço de diversão e entretenimento, atualmente as redes sociais são utilizadas para conhecer melhor sobre um produto ou serviço antes de fechar o negócio.
Dessa forma, a utilização e o gerenciamento das redes sociais da sua clínica ou consultório, abrem mais um canal de comunicação com seus pacientes através de um conteúdo assertivo, além de atrair e conquistar novos clientes.
4. Utilize estratégias de anúncios no marketing digital
Através de campanhas pagas, é possível fazer com que seu anúncio alcance um número maior de pacientes qualificados. Em outras palavras, um paciente que já está interessado em sua solução.
Dessa forma, o Google Ads utiliza a compra de palavras-chaves relacionadas ao seu negócio por parte dos anunciantes, de modo que os anúncios apareçam no topo da lista de buscas do Google.
Já o Facebook Ads e o Instagram Ads funcionam de uma maneira diferente. A ferramenta de anúncios das redes sociais utiliza os interesses demográficos e comportamentais dos usuários para divulgar o seu anúncio.
5. Invista no relacionamento
Mesmo com todas as dicas citadas anteriormente, um atendimento de excelência é a melhor ferramenta do marketing odontológico.
Além de fidelizar os seus clientes, uma experiência positiva fará com que o paciente recomende a sua clínica para outras pessoas, o famoso boca a boca.
Em sua maioria, os pacientes que recebem a atenção, cuidado e empatia dos seus dentistas têm uma grande chance de indicá-lo a amigos e familiares.
Por isso, é importante investir no relacionamento com o seu paciente antes, durante e depois das consultas.
Um exemplo simples e que faz toda a diferença para encantar os seus pacientes são as mensagens de confirmação de consulta enviadas por SMS ou WhatsApp. O recurso facilita o seu contato com o paciente e diminui o número de faltas nas consultas, uma vez que o paciente recebe uma alternativa para remarcar a consulta.
Com o Codental é possível manter uma relação próxima com o seu paciente, gerir a sua agenda de consultas e exames e ainda fazer o controle financeiro da sua clínica ou consultório.
Estamos à disposição para bater um papo e explicar como o nosso software odontológico pode otimizar a organização da sua clínica. Agende sua conversa com a gente ou comece o seu teste grátis por 7 dias!