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Josiane Codental

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Atendimento

O que os pacientes querem ler na sala de espera

O momento em que o paciente passa na sala de espera pode influenciar no modo com que ele percebe o atendimento da clínica. É importante pensar em como tornar agradável o tempo na sala de espera. Além de tranquilizar o paciente, o ambiente também é um diferencial na hora de escolher entre você e o concorrente. Por isso, no artigo desta semana, saiba o que os pacientes querem ler na sala de espera.

Proporcionar uma boa interação com quem confiou no seu trabalho é essencial. Para que essa comunicação seja efetiva, é necessário que ela inicie antes mesmo do atendimento acontecer. O cuidado com a decoração da clínica, com o modo como os funcionários acolhem quem a procura, com o som ambiente ou com maneiras que possam servir de entretenimento, melhoram a qualidade do espaço e a satisfação do paciente para com o serviço oferecido.

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Por isso, saber o que os pacientes querem ler na sala de espera pode ser uma boa maneira de cativar os pacientes. Sempre úteis para distração, revistas, jornais, livros e folhetos comerciais costumam estar presente em muitos consultórios. Porém, na dúvida sobre qual o melhor conteúdo para disponibilizar, pouco acaba se refletindo sobre o que é, de fato, oferecido.

Escolher com atenção o teor informativo de tais materiais pode servir como um meio de envolver e conquistar a fidelização dos pacientes. Assim, na hora da seleção, é recomendável que se considere os possíveis interesses do seu público. Separamos cinco dicas que vão lhe ajudar a entender o que os pacientes querem ler na sala de espera:

  • Dê preferência a leituras fáceis

Como o tempo que o paciente passa na sala de espera não costuma ser longo, o mais indicado é que se disponibilize conteúdos que possa absorver em pouco tempo. Por isso, os consultórios tendem a providenciarem revistas. ‘Caras’, ‘IstoÉ’, ‘Veja’, ‘Exame’ e ‘Super Interessante’, costumam ser alguma das revistas mais encontradas nas salas de espera.

No entanto, livros podem sim ser ótimas opções! Basta levar em consideração o curto período que o paciente passará na sala e apostar em histórias curtas e bem fluídas, como poesias, por exemplo.

  • Aposte em conteúdos sobre Odontologia

Oferecer ao seu público informações sobre o seu trabalho fará com que ele sinta mais confiança. Assim, disponibilizar leituras que sejam explicativas sobre possíveis problemas e doenças que os levaram até o consultório, pode ser vista com bons olhos por parte dos pacientes. Revistas com temáticas de saúde, como ‘Sorria’ e ‘Viva Bem’, costumam trazer bons conteúdos sobre a temática.

Além disso, colocar à disposição folders com dicas sobre saúde bucal podem auxiliar os pacientes a cuidarem melhor da saúde bucal. Se quiser proporcionar um conteúdo exclusivo, produzir seu próprio folheto pode ser uma boa e fácil opção.

  • Lembre-se de ganhar a atenção da criançada

Se costuma receber o público infantil, é importante construir uma boa comunicação com ele. Livros infantis, ilustrações e gibis podem ser uma boa alternativa para prender a atenção dos pequenos.

Os livros ‘Manual Box Galáxia dos Dentes’, ‘Saúde dos Dentes’ e ‘Golfinho tem dor de dente?’, são publicações que abordam questões sobre saúde bucal em uma linguagem direcionada as crianças.

  • Diversifique: procure por leituras que agradem a todos

Pensar em conteúdos que possam abranger o gosto e os interesses de uma boa parte de seus pacientes facilitará na hora da escolha. Um bom recurso para isso é ofertar jornais que contenham informações que interessem diretamente à região.

Oferecer uma boa variedade de material informativo é legal. Porém, a mesa lotada pode não dar uma boa impressão. Por isso, procure focar em publicações com um amplo teor temático.

  • Fique ligado na data das publicações

É de bom tom que as publicações oferecidas pela clínica sejam atualizadas de tempo em tempo. Ofertar materiais antigos dará aos pacientes a impressão de desleixo por parte do consultório. Por isso, procure trocar ou acrescentar revistas mensalmente, cuidando para que sejam atuais. No caso de jornais, o indicado é que sejam diariamente substituídos pela edição do dia.

Uma possível saída para que essas atualizações não sejam esquecidas, é realizar a assinatura de jornais e/ou das publicações que considere mais relevantes para ter com regularidade no ambiente.

Agora que você sabe o que os pacientes querem ler na sala de espera, coloque em prática! Temos certeza que um resultado bem positivo aparecerá em breve. Até semana que vem!

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