Certamente nos últimos meses você deve ter lido ou ouvido falar sobre a nova sensação da internet: o TikTok. Em suma, nesta rede social você pode fazer vídeos curtos divertidos, consolidado entre os adolescentes. Se a sua marca trabalha com esse público-alvo, continue a leitura deste texto e saiba mais sobre o uso do TikTok na Odonto.
Criado em 2016, o TikTok registrou mais de 500 milhões de downloads desde outubro do ano anterior. De acordo com a Sensor Tower, a rede social foi líder em número de downloads nos três primeiros meses de 2020. Dessa forma, temos uma ideia da potência que o TikTok é quando falamos em disseminar conteúdos para um público mais novo. Contudo, outras faixas etárias também estão conhecendo a rede social, o que tende a aumentar.
Como aproveitar o TikTok
Depois de conhecer melhor a história da rede social, é hora de entender como aproveitá-la em suas campanhas de Comunicação. Uma referência nessa área é a @dentistamusical. Em entrevista concedida em maio, a odontopediatra Simone César afirmou que “nesses dois anos surgiram muitas pessoas por causa do TikTok. Crianças que não abriam a boca para nenhum dentista agora mostram sem dificuldade. Pais que não conheciam o TikTok e, quando a criança mostrou para eles, me procuraram no Instagram e entraram em contato. Teve um aumento em torno de 20% no número de pacientes.”
Sendo assim, usando Simone como referência, você pode adequar em seu planejamento de Comunicação vídeos curtos e divertidos sobre a rotina, os bastidores do consultório ou clínica odontológica e, ainda, dicas de cuidados diários. Tudo isso de forma simples, clara e muito animada. “Separo uma hora de atendimento para cada criança, normalmente atendo em 45 minutos e no restante gravo o vídeo. Os pais sempre autorizam e mandam para a família, que vai divulgando e gerando uma rede para mim”, ressaltou a dentista para o Portal de Jornalismo IESB.
Como ficam as questões éticas sobre produções de vídeos e demais conteúdos?
Nesse sentido, exemplificando a experiência da @dentistamusical, o Código de Ética da Odonto não tem nada contra, desde que com toda a documentação correta e dentro das normativas. Simone diz que “você precisa colocar o CRO e o nome profissional em todas as plataformas e o consultório tem que estar dentro das normas de vigilância sanitária. Recebi visitas para saber se estava tudo bem e para permitir a exposição virtual.”
Ou seja, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o que não pode é causar nenhum tipo de constrangimento ao público de forma geral. Menos ainda desvalorizar a profissão. Além disso, o dentista também não pode quebrar o sigilo profissional, ética e veicular informações falsas ou enganosas. Para saber mais, acesse o nosso conteúdo sobre a influência das redes sociais na imagem do dentista.
Por fim
Concluindo, nesse texto você compreendeu melhor o uso do TikTok na Odonto e soube de um caso real e de muito sucesso, o da @dentistamusical. Use a odontopediatra Simone como referência e comece a também utilizar a rede social. Você só tem a ganhar!
Conte conosco para continuar crescendo e compartilhe aqui nos comentários a sua experiência. Até breve!