Codental
Josiane Codental

Ei dentista, espero que goste do artigo.

Posso te ajudar a organizar e informatizar seu consultório, clique aqui.

Tratamentos odontológicos

Prótese dentária de silicone: saiba tudo sobre!

Prótese dentária de silicone

A perda de um elemento dentário afeta diretamente a autoestima dos pacientes, além de sua saúde bucal. Várias são as alternativas que o mercado oferece para solucionar esse problema, dentre elas, está a prótese dentária de silicone.

Por oferecer um resultado estético muito satisfatório, além de grande conforto durante o uso, as próteses dentárias de silicone fazem sucesso. Confira tudo que você precisa saber sobre essa prótese e ofereça boas alternativas aos seus pacientes.

Aumente sua produtividade com o Codental

+20.000 dentistas

Aumentaram a produtividade de seus consultórios com o Codental.

Começar de graça

O que é prótese dentária de silicone?

Prótese de silicone

A prótese dentária de silicone é um dispositivo protético que visa substituir a falta de dentes, garantindo conforto e estética. Entretanto, outro ponto muito importante das próteses de silicone é a recuperação das funções mastigatórias e da fala.

Esse tipo de prótese, apesar de parecer novidade, também possui variações em seu nome, sendo conhecida com prótese flexível, ou prótese dentária flexível com grampo invisível. 

Dentre todas as suas vantagens, esse tipo de prótese se destaca por oferecer uma estética mais agradável, além de corrigir as falhas do sorriso, referente a percas dentárias, resultando em um aumento na autoestima dos pacientes. Além disso, a prótese de silicone atua protegendo a gengiva, evitando o desenvolvimento de condições comuns ao uso de outros tipos de próteses.

Atualmente, o mercado oferece a prótese de silicone total, parcial e única, atendendo todo o tipo de condição de perda do elemento dentário. 

Como é feita a prótese de silicone?

O primeiro passo para a confecção da prótese de silicone é a moldagem. Esse processo, é importante, pois irá determinar o formato da prótese, o que torna ela específica para cada paciente.

Em seguida, o paciente irá experimentar o componente e avaliá-lo, verificando se está confortável e agradável esteticamente.

Por fim, o paciente retorna ao consultório odontológico para ajustes finais, que após efetuados, torna a prótese pronta para uso.

Em relação à fixação, deve-se lembrar o paciente da importância da higiene e preparação bucal antes de utilizar a prótese.

Nos casos de próteses móvel e sem implantes, a prova é geralmente rápida, e caso ocorra a necessidade de ajustes finais, esses são realizados e em seguida é efetuada a instalação.

Entretanto, em casos de próteses fixas sem implante, realiza-se um pequeno desgaste nos dentes para efetuar a instalação das próteses. 

Já nas próteses fixas com implante, deve-se aguardar a cicatrização antes da moldagem e da finalização no laboratório.

O que é Flexite?

Prótese dentária de silicone

O Flexite é o nome comercial do material de silicone utilizado para a fabricação das próteses de silicone. Dessa maneira, é um material resistente e flexível, o que permite melhor adaptação desse tipo de prótese na boca.

Além disso, o silicone é um material biocompatível com a mucosa oral, não causando alergias e/ou irritações na boca.

Quanto a prótese dentária de silicone é indicada?

Independente do motivo que leve a perda do dente, seja por desgastes, queda, comprometimento de doenças, a prótese dentária de silicone é indicada. Sendo assim, o objetivo principal dela é devolver o conforto, aparência e funcionalidade que o paciente possuia antes da perda do elemento dentário.

Dessa forma, o principal motivo da prótese é evitar os problemas causados devido à perda dos dentes. Dentre os principais problemas que a falta dos dentes causa estão:

  • Dificuldade para mastigar;
  • Desenvolvimento de diastemas;
  • Mudança de posicionamento dos dentes visando fechar o espaço aberto pela queda dos dentes;
  • Desenvolvimento do distúrbio da ATM;
  • Mudança estética facial, criando uma aparência envelhecida do paciente.

Prótese dentária de silicone de 1 dente

Muitos pacientes se questionam do conforto e possibilidade de usar a prótese dentária de silicone em apenas 1 dente, ou seja, a prótese única. Nesses casos, a prótese de silicone também indicada.

A prótese dentária de silicone pode ser a solução para todos os pacientes que tiveram uma perca dentária e não desejam operar. Ainda, na presença de determinas patologias, ou em casos de risco grave de osteorradionecrose.

Nesses casos, esse tipo de prótese é a solução, principalmente em casos de mucosa muito frágil, onde o contato com a resina seria inviável, sendo o silicone o mais indicado, distribuindo a pressão no contato de maneira uniforme.

Contraindicações

Apesar de ser uma ótima solução para diversos pacientes, em algumas situações a prótese dentária de silicone não é indicada. Dessa forma, dentre os problemas que levam a contraindicação estão:

  • Pacientes que possuem sorriso gengival alto;
  • Situações em que se tenha restrições de mobilidade dentária ocasionada por periodontite;
  • Dificuldade motora para mastigação;
  • Pacientes que possuem ausência de dentes posteriores para suporte da prótese dentária;
  • Perda de pelo menos três dentes em um mesmo lado da arcada dentária, mas não todos.

Prótese dentária de silicone valor

O primeiro passo antes de informar o paciente o valor, é deixar claro que a prótese de silicone não é vitalícia. Sendo assim, a mesma possui um prazo estipulado para troca, que gira em média 5 anos.

Dessa forma, caso não seja efetuada a troca da prótese a cada 5 anos, a mesma pode apresentar problemas e comprometer a saúde bucal do paciente.

Portanto, esclareça que será um custo periódico, girando em torno de R$ 1500,00 (mil e quinhentos reais). 

Cuidados com a prótese dentária de silicone:

Outro ponto importante no tratamento com próteses dentárias, é orientar os devidos cuidados que o paciente deve tomar. Dessa forma, no que se relaciona a prótese flexível deve-se orientar a:

  • Escovar a prótese de silicone sempre com escova de cerdas macias e água, após as refeições;
  • Sempre remover a prótese para dormir, guardando-a em um recipiente limpo com água e sabão neutro;
  • Jamais utilizar produtos que sejam abrasivos ou água quente para limpeza da prótese;
  • Evitar o consumo de alimentos duros ou pegajosos que podem danificar a prótese;
  • Ressaltar a importância do acompanhamento regular com o dentista, visando a manutenção e avaliação da prótese.

Vantagens da prótese dentária de silicone:

Além do conforto e resultado estético que a prótese de silicone proporciona, a mesma oferece outros benefícios, dentre eles:

  • Confecção rápida da prótese dentária, em comparação a outros tipos;
  • Recuperação da mastigação e da fala, proporcionando conforto;
  • Redução de impacto da pressão exercida nas superfícies de apoio, o que gera alívio para a estrutura óssea basal e mucosa;
  • Não gera mau hálito, nos casos em que o paciente mantenha os cuidados básicos de higienização;
  • O silicone não deforma e não ocorre nenhum tipo de alteração.

Portanto, caso seu paciente seja apto para a prótese dentária de silicone, você irá aliar conforto, segurança, funcionalidade e estética em um só tratamento, garantindo o bem-estar do seu paciente.

Ainda está em dúvida?

Faça o teste gratuito agora por 7 dias.