O preço da quiropraxia é algo que traz muitas dúvidas para o dentista na hora de realizar a técnica e vamos te mostrar melhor sobre como você pode estipular esse valor.
Para começar, a quiropraxia faz parte da medicina alternativa que evita o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Além disso, é uma técnica que oferece diversos benefícios para o paciente a longo prazo, principalmente no tratamento de doenças crônicas, pois busca fazer com que a movimentação da articulação da mandíbula ocorra corretamente.
Ela é usada para a melhora do bruxismo e da DTM, uma vez que essa prática busca normalizar a tensão que pode ter na musculatura do pescoço e da face.
Porém, é importante ressaltar que a quiropraxia deve servir como um tratamento complementar, mas não único.
O que é Quiropraxia?
A quiropraxia é uma técnica manual reconhecida pela OMS que trata diversas doenças dos músculos, articulações e tendões, vértebras e nervos através do manuseio corporal. Essa prática consiste em alinhar, ajustar e estabilizar as estruturas, restabelecendo a saúde, focando na coluna vertebral, o qual é o centro de sustentação do corpo todo.
Além do alívio e do tratamento desses problemas do sistema neuro-músculo-esquelético, a quiropraxia também realiza a sua ação preventiva, prezando pelo melhor estado biomecânico do corpo.
A sessão de quiropraxia é conhecida pelos estalos corporais, que é um de seus recursos terapêuticos. Além disso, a técnicas de quiropraxia são aplicadas em qualquer pessoa, ou seja, todas as idades podem se beneficiar com esses métodos.
Quando é indicada a Quiropraxia?
A quiropraxia é uma indicação para as pessoas que buscam uma forma mais alternativa de tratamento. Dentre os problemas diagnosticados e tratados pelo quiroprático estão:
- DTM – Disfunção temporomandibular e dor orofacial;
- Dores nas costas, lombar, pescoço e ombros;
- Tensões musculares;
- Lesões;
- Problemas locomotores;
- Problemas menstruais;
- Enxaqueca;
- Bruxismo;
- Lombalgias;
- Cervicalgias;
- Ciatalgias;
- Fibromialgia;
- Hérnias de disco;
- Osteoartrite;
- Cervicais;
- Desequilíbrios físicos, orgânicos e emocionais;
- Remoção da compressão nos nervos espinhais;
- Regeneração da propagação dos impulsos nervosos do sistema nervoso central para tecidos e órgãos.
Quais são os benefícios da técnica?
A quiropraxia consegue agir em várias partes do corpo e há uma série de benefícios que se pode adquirir por meio do contato com essa metodologia. Os benefícios são significativos e capazes de manter a adesão do paciente à metodologia mesmo após os resultados do tratamento.
Sendo assim, esse hábito traz vantagens quanto ao bem-estar e a promoção da qualidade de vida geral, ajudando com o controle do estresse, dos aspectos do sono e na maior longevidade de vida.
Ademais, a prática da quiropraxia também promove melhoras quanto à atenção, ao equilíbrio energético, relaxamento, e o funcionamento do sistema nervoso central, otimizando assim o foco e a memória.
Como é feito o diagnóstico utilizando a quiropraxia?
Assim como em outras subdivisões da saúde, o diagnóstico da quiropraxia é feito de forma clínica, por meio da palpação muscular e articular, exames de radiografia e de imagem.
Com isso, cabe ao dentista realizar a avaliação das características mecânicas e posicionais das articulações, fazendo a anamnese e observando exames para ver se é possível utilizar a quiropraxia.
Como são feitos os tratamentos com essa técnica?
O tratamento é feito por meio de movimentos manuais e pelo uso de certas tecnologias, que promovem a correção da postura e suas anomalias.
Sendo assim, as sessões de quiropraxia costumam durar de 15 a 30 minutos, o que vai depender das necessidades do paciente. Para estipular o tempo das sessões é necessário considerar o problema e o seu período de existência, uma vez que vários anos de dor ou desvio não se resolvem em poucas sessões.
Além disso, o tratamento feito pela quiropraxia pode se executar em 3 fases:
- Intensiva: compreendida de 1 a 3 consultas na semana e tem como foco o condicionamento e as dores do paciente.
- Corretiva: é feita 1 vez por semana ou a cada 15 dias, visando a melhora gradual do problema do paciente, ou seja, realizar um acompanhamento.
- Manutenção: a manutenção é feita 1 vez ao mês, trimestre ou semestre, e como o próprio nome indica, foca na constância de seus resultados.
Qual o preço da quiropraxia?
Geralmente, são feitas várias sessões para poder diagnosticar e tratar as lesões. A partir disso, o valor de cada sessão pode sofrer alterações devido à origem do problema e da forma de tratamento a se realizar.
Porém, é possível criar a estimativa de que as sessões podem ficar em torno de R$ 100 (cem reais) e R$ 300 (trezentos reais), em que alguns casos o primeiro atendimento pode ter um valor mais alto, já que é feito à avaliação e exames no paciente.
Além disso, essa técnica se enquadra na categoria de terapias integrativas, com outras modalidades como acupuntura. Sendo assim, é possível também que esse atendimento se realize através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Tratamento do bruxismo e DTM com quiropraxia:
Há estudos que mostram que casos de bruxismo e DTM podem ser tratados com quiropraxia devido à ligação direta com coluna cervical e mandíbula.
Isso ocorre, pois a quiropraxia busca fazer com que a movimentação da articulação da mandíbula venha ocorrer de forma mais correta, além de buscar normalizar a tesão que fica na musculatura do pescoço e da face, já que a dor do esforço diminui.
Sendo assim, o bruxismo é o ato inconsciente de apertar ou ranger os dentes constantemente de forma rítmica. Desse modo, esse hábito parafuncional pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite.
Normalmente, ele é tratado com placas de proteção dentárias, medicamentos e compressas de água fria. Mas a quiropraxia para bruxismo também é um método alternativo de tratamento. O tratamento é feito a partir do relaxamento muscular e com a liberação dos pontos de tensão e sua duração depende do quadro clínico do paciente.
Além disso, por se tratar de uma disfunção na articulação da mandíbula, a quiropraxia também é um tratamento indicados para reduzir os incômodos da DTM. Porém, vale lembrar que ela vai ser um tratamento auxiliar, uma vez que o dentista deve utilizar de outros recursos para tratar a DTM.