Saburra lingual: saiba tudo sobre!

Saburra lingual

A alteração da cor e textura da língua pode significar alterações na saúde bucal, como, por exemplo, a saburra lingual. Essa condição, na maioria das vezes, tem seu surgimento considerado inofensivo, porém sua permanência requer uma atenção maior.

Dito isso, este artigo visa tratar sobre a saburra lingual, suas principais causas e tratamentos e esclarecer quaisquer dúvidas que cercam o tema.

O que é saburra lingual?

A saburra lingual, também conhecida como “língua branca”, “placa lingual” ou “depósitos saburróides”, é uma massa branca de aspecto viscoso, de colocação branca ou levemente amarelada. Essa placa surge devido ao acúmulo de bactérias com a saliva, muco e restos de alimentos.

Sabe-se que uma língua saudável tem uma cor rosa-claro e uniforme, podendo aparecer pequenas partes esbranquiçadas sem representar problemas na saúde bucal. Porém, uma língua saburrosa caracteriza-se pelo excesso de placa branca, gerando uma camada expeça e de textura pastosa, que pode chegar a causar desconforto ao paciente.

Sintomas da saburra lingual:

Esse excesso de placa branca na língua pode causar outros sintomas que indicam ao paciente um possível problema na região bucal.

Primeiramente, apesar de ser causada por diversos fatores, estudos apontam a presença de saburra lingual como causa primária da halitose. Isso se deve por conta do acúmulo do biofilme no dorso da língua, aumentar também disponibilidade de nutrientes para micro-organismos que estão envolvidos na etiologia da halitose. Logo, sendo os fatores orais responsáveis por 90% dos casos de mau hálito, deve sempre ser considerado como um ponto de partida para investigações de condições orais.

Além disso, alguns pacientes podem também sentir gosto ruim na boca constantemente, além de uma alteração de paladar. Isso acontece uma vez que a saburra cobre as papilas gustativas, reduzindo, então, a sensibilidade ao gosto. Somado a isso, outro fator que pode favorecer esses sintomas é a presença de bactérias, pois produzem compostos sulfurosos voláteis, responsáveis por causar um gosto amargo ou metálico na boca.

Principais causas da língua saburrosa:

Pode-se citar várias causas para o surgimento da saburra lingual. Dentre elas, no primeiro lugar e mais importante está a falta ou incorreta escovação da língua

Mesmo sabendo da importância da higiene bucal, muitos pacientes acabam negligenciando quando chega o momento da escovação da língua. Essa negligência favorece a permanência da saburra.

Porém, existem também outros fatores que podem favorecer essa placa no dorso da língua, sendo eles:

Candidíase oral:

A candidíase oral é causada por um fungo, e o surgimento de placas brancas não somente no dorso da língua, mas também nos lábios, céu da boca e gengivas, é um dos sintomas recorrentes.

Leucoplasia:

Esta também é uma doença oral que tem como característica o surgimento de manchas ou placas brancas e espessas na cavidade oral, incluindo bochechas, gengiva e língua. Entretanto, esse caso pode representar condições mais graves, uma vez que a leucoplasia pode representar um sinal precoce de câncer de boca.

Língua fissurada:

Também conhecida como língua escrotal, a presença de fissuras na língua é considerada uma alteração benigna e geralmente assintomática, que se torna ainda mais visível em idosos.

A presença de fissuras na língua favorece o acúmulo de restos de alimentos e sujeira nos sulcos, tornado esses pacientes mais propensos a desenvolverem a placa branca na região.

Líquen plano:

Trata-se de uma doença autoimune que gera uma inflamação do revestimento da boca, podendo surgir manchas brancas e pequenas feridas semelhantes a aftas.

Outros sintomas comuns dessa doença inflamatória é o surgimento de lesões avermelhadas ou roxas na pele, unhas e couro cabeludo.

Xerostomia:

A saliva desempenha um papel importante na limpeza natural da boca, logo, pacientes com menor produção de saliva também tendem a acumular mais resíduos na boca e língua.

Fatores como baixa hidratação, uso de medicamentos e condições como a Síndrome de Sjögren pode causar a xerostomia.

Sífilis:

É uma IST causada por uma bactéria que pode afetar a boca quando se realiza sexo oral sem uso de camisinha. Entre os sintomas estão a presença de manchas e ínguas no corpo, febre e também feridas na boca.

Além desses fatores, outras causas como uso de medicamentos, jejuns prolongados, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e doenças crônicas como diabete, também estão relacionadas com a língua saburrosa.

Por fim, além dessas causas, sabe-se também que idosos são um grupo com maior predisposição para ter uma língua descolorida, fugindo do padrão de cor da língua saudável. Isso acontece devido à diminuição do fluxo salivar, mudanças na dieta e também maior dificuldade em lidar com métodos de higiene oral. Portanto, esse grupo deve receber uma atenção especial, buscando uma prevenção precoce nos primeiros sinais de desenvolvimento de uma camada mais espessa.

Tratamento e prevenção da saburra lingual:

Em primeiro lugar, por se tratar de uma condição que tem múltiplas causas, o tratamento baseia-se, primeiramente, na identificação da causa primária e no tratamento da mesma.

Como foi dito, a falta de higiene da língua é considerada a principal causa da saburra lingual. Sendo assim, a limpeza correta de região onde se acumula a saburra lingual é a principal forma de tratamento e prevenção.

Dito isso, existem diferentes maneiras de limpar a língua, inclusive usando uma escova de dentes tradicional e/ou raspadores. Os raspadores de língua vêm em diversos tipos e podem ser feitos de plástico, aço inoxidável, cobre, com ou sem cerdas. Porém, o mais importante é que os pacientes encontrem um método ao qual possam se adaptar e realizar todos os dias.

Além de escovar a língua, o uso de enxaguante bucal e fio dental também auxiliará na redução de resíduos. Dessa maneira, o ambiente se torna menos favorável para o acúmulo e crescimento de bactérias.

Além disso, a adequada ingestão de líquidos pode ser citada como outro hábito importante de prevenção e tratamento. Esse hábito auxiliará na produção de saliva, evitando que a boca fique seca.

Em alguns casos, recomenda-se também o uso de probióticos orais específicos, visando a redução da proliferação de bactérias e o equilíbrio da microbiota oral.

Por fim, quando causada por infecções gastrointestinais, doenças crônicas ou outros, se faz necessário um trabalho multidisciplinar para o tratamento.