Saúde bucal: tudo que você precisa saber!

saúde bucal

A saúde bucal é um tema bem abrangente, representando não só a aparência dos dentes, mas sendo fundamental no dia a dia. Dessa forma, a falta da saúde bucal é extremamente prejudicial aos pacientes, impactando não só a região e suas funções, mas todo o organismo.

A boca desempenha funções muito importantes no organismo, repercutindo na saúde geral. Sendo assim, essa exerce papel fundamental na fala, mastigação e respiração. Portanto, sendo a maior cavidade do corpo humano em contato com o meio ambiente, a boca é uma importante porta de entrada para bactérias e demais organismos prejudiciais à saúde, devendo ser bem cuidada.

Como principal forma de cuidado temos a higiene bucal, sendo o fumo, álcool e má alimentação diretamente relacionados as doenças da boca.

Compreender a importância da saúde bucal, assim como, saber repassar as informações para seus pacientes, é extremamente importante! Sendo assim, preparamos esse artigo completo com tudo sobre o tema. Confira!

O que é saúde bucal?

A Federação Dentária Internacional (FDI), determina que a saúde bucal é multifacetada, compreendendo a capacidade de falar, sorrir, ingerir alimentos, saborear. Além disso, a saúde bucal é capaz de transmitir emoções através das expressões faciais, sem gerar dor ou desconforto.

Ainda, a entidade também sanciona que é um fator fundamental para a saúde geral dos indivíduos, impactando de maneira direta seu bem-estar e qualidade de vida, influenciando percepções, experiências, além da capacidade de adaptação.

Portanto, a saúde bucal é um aspecto muito importante, reverberando tanto socialmente quanto na saúde do corpo.

Problemas relacionados:

A falta de saúde bucal pode ser desencadeadora de algumas condições, dentre elas as mais comuns são:

Cáries

As cáries são um problema comum na população, sendo gerada a partir da deterioração nos dentes causada pela proliferação de bactérias. É um tipo de problema que compromete a saúde dos dentes, decorrida da má escovação e falta do uso do fio dental.

Um ponto importante de reforço com os pacientes é sobre a importância de tratar esse problema, já que pode evoluir para a morte da polpa do dente, gerar infecções e perda do elemento dentário.

Lesões bucais e aftas

Vários fatores podem levar a lesões bucais e aftas, dentre eles uma higiene bucal inadequada, alterações hormonais e sensibilidade alimentar. Sendo assim, no caso de surgimento dessas condições deve se optar por adequada higienização bucal, sem a utilização de enxaguantes bucais. Geralmente, com a tomada de cuidados básicos, essas condições já costumam desaparecer em alguns dias.

Mau hálito

Uma dos principais sinais relacionados a saúde bucal inadequada é a presença de mau hálito. Se trata de um problema recorrente, geralmente ocasionado pela formação de placa bacteriana, derivada do acúmulo de microrganismos na boca devido limpeza bucal inadequada. Além disso, outras condições como cáries e gengivite podem desencadear essa condição.

Gengivite

Derivada da inflamação da gengiva, devido uma higiene bucal inadequada, ou pelo uso inadequado de produtos de limpeza nos dentes, como cerdas de escovas duras ou macias, ou tamanho desproporcional ao ideal.

A gengivite é uma condição muito incomoda para os pacientes, causando dores, inchaços, vermelhidão, sangramentos e alta sensibilidade na região afetada.

Endocardite bacteriana

Apesar da importância da microbiota bucal para a proteção do organismo, em quantidades excessivas podem causar graves problemas bucais, com risco de atingir outras partes do corpo humano, como o coração.

Um bom exemplo dessa condição é a endocardite bacteriana, derivada da chegada da bactéria bucal, proveniente de higienização bucal inadequada, no coração. Dessa forma, ao se alocar no coração a bactéria pode se ligar a válvulas ou tecidos e comprometer o funcionamento do órgão.

Portanto, é uma patologia que requer rápido tratamento, uma vez que pode evoluir para problemas cardíacos graves, podendo levar o individuo a morte.

Impotência

A má higiene bucal também pode afetar o desempenho sexual em alguns casos. Quando as bactérias da boca migram para as veias responsáveis pela irrigação do pênis, por exemplo, placas bacterianas se formam nesses locais, prejudicando o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a ereção.

Parto prematuro

Pouco falado, mas muito perigoso, os problemas bucais podem gerar várias complicações durante a gestação. Os sintomas comunas da gravidez como enjoo, vômitos e alterações hormonais podem desencadear inflamação nas gengivas, afetando fibras e tecidos. Dessa forma, estudos já relacionam citocinas da doença periodontal com complicações gestacionais, dentre elas, o parto prematuro.

A questão relacionada a saúde bucal e gestantes é tão grave que o tema faz parte das diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal.

Diabete

Pacientes diabéticos devem ter atenção redobrada, uma vez que a condição pode ocasionar problemas bucais. Um dos motivos da condição é o acúmulo de glicose no sangue, que facilita a proliferação de bactérias. Dessa maneira, o ocorre a formação de placa bacteriana e prejuízo do esmalte dentário, levando a suscetíveis episódios de cáries,

7 principais cuidados com saúde bucal

Uma boa forma de orientar seus pacientes sobre a saúde bucal é montando uma cartilha e disponibilizando em seu consultório. Sendo assim, adicione os cuidados que devem ser tomados!

Higienização de maneira correta

Um dos principais meios de manter a saúde bucal é com a realização de uma boa higiene bucal. Portanto, oriente seu paciente a realizar a escovação e uso do fio dental após as refeições, além de ensiná-lo os movimentos corretos e forma correta de escovação.

Utilização de creme dental com flúor

Sempre orientar os pacientes a utilizarem creme dental com flúor, pois este protege os dentes das bactérias que causam cáries. Entretanto, orienta-os a utilizar produtos pouco abrasivos, evitando o desgaste do esmalte dentário.

Sempre utilizar o fio dental

De nada adianta o paciente escovar os dentes se não utilizar de maneira correta e frequente o fio dental. Portanto, converse sobre a importância de utilizar o produto a fim de remover os restos de alimentos presentes entre os dentes, evitando o surgimento de cáries, tártaro, placa bacteriana e mau hálito.

Efetuar enxágue devido após escovação

Após efetuar corretamente a escovação dos dentes é necessário realizar o devido enxágue. Dessa maneira, é possível eliminar os restos de alimentos presentes na boca que se desgrudaram durante a escovação.

Trocar de escova periodicamente

Oriente seu paciente a trocar a escova dental a cada três meses, ou em tempo inferior, analisando sempre o desgaste das cerdas da escova.

Efetuar uma alimentação saudável e equilibrada

Realizar uma alimentação saudável também é fundamental para a boa saúde bucal. Portanto, oriente o paciente a consumir de maneira moderada alimentos ricos em açúcar, como massas, doces e pães. Dessa forma, manter uma boa alimentação evita a proliferação de bactérias e lesão nos dentes por cáries.

Visitas ao dentista

Visitas ao consultório odontológico são sempre importantes para a manutenção da saúde bucal. Portanto, oriente sempre o seu paciente e se coloque à disposição, afinal o dentista é o principal orientador para a manutenção da saúde bucal!